Super Tigela de Equilíbrio Hormonal

Receita de Lexi Monzeglio, África do Sul

Sobre a Chef Lexi Monzeglio

Lexi Monzeglio é chef e criadora de receitas à base de alimentação natural de Joanesburgo, África do Sul. Ela começou em publicidade, mas através do blog de gastronomia, @plantlifeblog, onde fala sobre food styling e desenvolvimento de receitas, ela entrou para ramo da gastronomia ao longo dos anos. Lexi fez o curso culinária vegana de Matthew Kenney e agora trabalha como chef, estilista de gastronomia e consultora em tempo integral.

Quando não está na cozinha, Lexi gosta de ficar ao ar livre, fazer escalada, ciclismo, corrida de trilhas ou apenas se deitar na grama para curtir o sol. Ela acredita no equilíbrio, em fazer as melhores escolhas que você puder (tanto para você mesmo quanto para o meio ambiente) e em tratar bem o seu corpo na escolha dos alimentos e da sua dieta.

O que inspira você a comer menos carne?

Eu optei pelo estilo de vida baseado no veganismo porque acredito que realmente seja a maneira menos prejudicial de viver tanto para mim quanto para o meio ambiente. Alimentos altamente processados ​​ (incluindo a carne de animais de criação) são lotados de todo tipo de hormônios, antibióticos e outros lixos que você não quer no seu corpo, mas, além disso, o processo de agropecuária intensiva é extremamente prejudicial ao nosso planeta. Eu tento nutrir o meu corpo da melhor forma possível e, ao mesmo tempo, deixar a menor pegada que eu puder na Terra.

Esta receita é uma forma de equilibrar o seu corpo. Além de trazer um fantástico equilíbrio hormonal para as mulheres — o que significa minimizar sintomas da TPM, supostamente aumentar a libido, equilibrar o estrogênio — acredita-se que a maca-peruana também melhora seus níveis de energia e seu humor também, e é um antioxidante lotado de vitaminas B, C e E. Tem muito cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo e aminoácidos. Então, meninos, não a dispensem: é boa para você também! A maioria das receitas usa a maca-peruana em smoothies ou no café da manhã, então eu queria introduzi-la num prato salgado para que você possa acrescentar em tigelas, saladas ou até em sanduíches para aproveitar todos os seus benefícios!

Super Tigela de Equilíbrio Hormonal

Ingredientes

1 maço de couve picada
1 xícara de quinoa
3 ou 4 rabanetes
¼ de xícara de sementes de romã
2 colheres de chá de cúrcuma
2 ou 3 dentes de alho picados
1 xícara de nozes
1 a 2 colheres de sopa de farinha de maca-peruana
1 colher de sopa de vinagre de maçã
2 ou 3 colheres de sopa de tahine
2 ou 3 colheres de sopa de suco de limão-siciliano (o suco de um limão)
2 a 4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de azeite
Cebolinha picada para servir

Modo de Preparo

Toste as nozes numa frigideira com a cúrcuma e um pouquinho de azeite (azeite ou óleo de coco). Quando as nozes estiverem cobertas de cúrcuma e começarem a dourar, retire-as do fogo.

Pique a couve e refogue na panela em óleo de coco ou azeite e o alho picado. Refogue a couve por uns 10 minutos ou até que tenha murchado um pouco. Mas não deixe que fique mole demais e perca a cor.

Ferva a quinoa em 3 xícaras de água temperada com sal (adicione alho se você for fanático por alho como eu sou).

Prepare o molho misturando a maca-peruana, vinagre de maçã, tahine, suco de limão-siciliano, azeite e água.

Fatie os rabanetes e pique a cebolinha.

Monte a tigela adicionando a quinoa cozida e morna, a couve e as nozes e misture bem.

Em seguida, adicione os rabanetes, as sementes de romã, uma generosa quantidade de molho e coma!

Para mais informações sobre a Chef Lexi Monzeglio, siga-a nas redes sociais:
Instagram: @leximonzeglio e https://www.instagram.com/plantlifeblog/
Blog: http://plantlifeblog.co.za/
Facebook: https://web.facebook.com/PlantLifeBlog

--

--

Greenpeace Brasil
Recipes for a Healthy World: A Greenpeace Cookbook

Somos uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes.