Criar uma loja online no Shopify

David Simões
Sounds Good Agency
Published in
9 min readOct 17, 2016

Há uns dias atrás decidi que talvez fosse boa ideia escrever um pouco sobre uma das minhas experiências na mais espectacular plataforma para eCommerce do mundo para pequenas e médias empresas, Shopify.

Se quiseres a longa versão da história desta empresa podes dar uma vista de olhos à sua página em Inglês ou procurá-la na Wikipedia, mas se não tiveres muito tempo, resume-se tudo em poucas palavras nesta imagem:

“Tornar o comércio melhor para Todos”

Tendo começado como um projecto pessoal para suprir as suas necessidades na sua loja online, acabaram por criar uma solução melhor para todos os que querem vender produtos ou serviços na Internet.

Mas então e a tua loja virtual?

Sim, mais interessante do que falar do sucesso dos outros, é apresentar a nossa realidade. Apresento aqui uma pequena parte da minha: Travelite Store. Não te assustes. É uma loja online em Checo (pequena explicação: sou um Português casado com uma Checa a viver em Brno).

Montei esta loja quando comecei a trabalhar para uma empresa de Web Design onde queriam que eu me tornasse num Shopify Expert e a melhor forma de aprender seria criar e gerir a “minha própria” loja. De facto, não foi tarefa fácil começar do zero, mas também não foi tão complicado como se pode pensar à primeira. É verdade que tive colegas que me apoiaram bastante, mas por outro lado não posso deixar de agradecer em primeiro lugar ao meu amigo Google: normalmente ele tem as respostas todas 😆

Pesquisa sistemática com legenda

O que é um Shopify Expert, já agora? Muito simples, uma agência ou freelancer ao qual o Shopify deu esse título deve ser capaz de apoiar os empreendedores que vendem na plataforma, responder às suas questões e realizar qualquer tarefa que seja necessária dentro do mundo Shopify. Isto significa que podemos ser contratados para pequenas tarefas como também podemos montar lojas inteiras do zero. No nosso caso temos já bastante experiência tendo até criado lojas para grandes multinacionais como Coolpad, Metaxa e Vodafone. Aliás, somos a grande referência no mercado Checo: não só fazemos mas também ensinamos como montar e criar uma loja online no Shopify, dentro das necessidades dos eCommerce da República Checa.

Chega de contexto. Conta-nos como foi?

Vamos lá. Vou falar um pouco sobre os passos mais importantes quando queres lançar o teu negócio online e que coisas interessantes descobri ao criar a minha própria loja.

I. O primeiro passo é…

Decidir o que vamos vender. Esta parte foi relativamente simples para mim, pois o meu chefe e amigo já me tinha dito que eu deveria retomar um antigo projecto de outro colega, que se focava em malas de viagem. Porquê retomar essa ideia abandonada por falta de tempo? Porque tínhamos já experiência de como funcionaria o Marketing e que publicidade deveríamos usar através da experiência desse nosso amigo e, além disso, porque também já tínhamos um fornecedor. Isso fez com que pudesse lançar a loja rapidamente.

II. Fornecedores

Apesar de no meu caso já ter tido fornecedor, devo dizer que um dos passos mais importantes nesta altura é escolher muito bem com quem vão cooperar. Sabia desde o princípio que em pouco tempo seria necessário negociar com outros fornecedores para ter um melhor acordo (isto é, melhores margens). As margens são tudo para o vosso negócio. Pensa bem no teu plano financeiro desde o princípio e não te esqueças de contar com o dinheiro que vais gastar em publicidade online, especialmente no lançamento da loja (se percebem Inglês e querem mais informação sobre este ponto, recomendo este blog).

III. Objectivo claro e concreto

Na minha opinião, eu diria que nesta fase precisamos de nos colocar uma questão: qual é o objetivo desta loja? Alguns dirão quase automaticamente: Ganhar dinheiro. Talvez isto possa ser (e é) uma boa motivação, mas certamente não é um objetivo 100% claro. Se esse é o objetivo, porque não fazer uma simples página online com o número da vossa conta bancária e algum texto para convencer os visitantes a enviar-vos algo: para ganhar dinheiro? Não parece fazer muito sentido, pois não? Com efeito, não faz: É importante ter um objetivo abrangente, mas ao mesmo tempo definido e concreto, para que seja possível trabalhar nesse sentido e também no futuro, através de Analytics, medir até que ponto estamos ou não a alcançar aquilo a que nos propusemos. Para dar um exemplo, o objetivo da nossa loja é “Oferecer malas de viagem da melhor qualidade possível ao preço mais barato possível a todos os que precisem”.

IV. Construir uma loja do nada

Depois temos que pôr as mãos à obra e criar a nossa loja do nada. Tanta coisa para fazer. Como começar? Para não tornar este artigo demasiado longo, deixo algumas instruções neste outro post:

V. Vendas, Vendas, Vendas

Está na hora de começar a fazer $$$

Depois de ter tudo pronto, há que começar a vender. Parece fácil, mas não quer dizer que seja. Só porque eu tenho algo à venda, se não comunicar a minha mensagem, ninguém vai saber sequer que tenho os produtos mais espectaculates nem os preços mais baixos. Este é o ponto em que todo o artista tem de se converter num vendedor.

Um bom vendedor a defender o seu produto

Não querendo alargar-me demasiado neste tópico, vou deixar aqui os mesmos conselhos que dei a uma cliente nossa há um tempo atrás, quando me perguntava como obter tráfico na sua recém-criada loja online no Shopify. Vou apoiar as minhas dicas com um pequeno exemplo para introduzir o problema:

Se o Alberto tem um restaurante e quer vender 30 dosas de lasanhas por almoço, pode tratar de comprar todos os ingredientes, ter funcionários e cozinheiros fantásticos, uma decoração impressionante…mas se ninguém entrar no restaurante, dificilmente venderá um único prato 😇 Ter tráfico na loja virtual é exatamente o que o Alberto precisa no seu restaurante: visitantes, pessoas dispostas a entrar e a conhecer o que se oferece lá. Gerar tráfico para o teu site pode muito facilmente tornar-se numa busca desorientada e infrutífera. Por isso deixo aqui algumas dicas e links para ajudar:

Anúncios pay-per-click (PPC) — é fundamental lançar campanhas através do Google Adwords. Se houver um orçamento preparado para isso, seria ótimo contratar especialistas em Marketing digital e cobrar-lhes resultados. No entanto, não te esqueças que esses especialistas podem dar-vos o tráfico certo por um custo monetário, mas é o vosso trabalho certificar-se que os vossos visitantes confiam suficientemente no vosso site para efetuar uma compra. Aqui está uma ajuda para quem se queira aventurar no Adwords sem ajuda profissional:

Redes sociais: existem imensos meios de trabalhar neste ponto sem gastar dinheiro. Aqui está alguma documentação para ajudar:

Se estiveres disposto a gastar algum dinheiro em publicidade nas redes sociais, eu recomendaria (quase exclusivamente) os Anúncios Dinâmicos do Facebook, uma vez que apresentam a melhor relação preço/conversões, especialmente quando o orçamento é reduzido:

SEO: Se pesquisarem este tema, vão encontrar online uma biblioteca sem fim. A Optimização do Sistema de Busca (Search Engine Optimization) é considerada a melhor estratégia a longo prazo. Pode demorar bastante tempo e consome alguns recursos até que os motores de busca (fundamentalmente e mais importante, a Google) classifique a tua loja ou website como relevante para os seus utilizadores. Conforme a classificação da loja no Google melhora, mais provavelmente os internautas que procuram o que vocês oferecem encontrar-vos-ão facilmente nas primeiras páginas de resultados de busca.

A parte aliciante disto é que ter um ótimo SEO garante tráfico sem custos diretos, ou seja, quando as pessoas clicarem no vosso site ao terem vos encontrado organicamente na Google, não há custo nenhum (ao contrário do que acontece com os PPC em que a Google põe um anúncio da vossa loja virtual nos primeiros resultados mas é preciso pagar por cada pessoa que clica nessa publicidade). Alguns links para mais informação e truques:

Blogs podem ser considerados como uma pequena parte do SEO, mas também apresentam outras vantagens directa e indirectamente relacionadas com o mesmo. Mais sobre a importância de blogar para cada negócio:

Se a lasanha do Alberto for boa, o cliente volta e traz consigo os seus amigos: vende produtos incríveis de forma incrível, mantem o atendimento ao cliente sempre como a mais alta prioridade e os clientes compensar-te-á com mais compras e recomendações. Não se esqueçam que a Amazon no princípio podia ter um design fraco e não parecer muito atrativa, mas desde o princípio tiveram um apoio ao cliente excepcional e essa é uma das razões do seu sucesso internacional. Claro que há imensas outras formas de fazer com os teus clientes falem sobre ti:

Estratégia offline: agora sois todos vendedores, por isso esta dica é recomendável para quase todos os que têm tempo para ela. Descobre o teu público alvo e contacta directamente com eles para que te conheçam. Se, por exemplo, tens uma aplicação para ajudar professores a comunicar com os alunos, coloca-te um objetivo de entrar em contato com pelo menos 2 a 5 escolas por semana e apresenta o teu produto. Se venderes roupa de desporto, conecta-te e faz parcerias com os ginásios da tuacidade. As possibilidades são ilimitadas e dependem apenas da imaginação de cada um.

Depois de todos estes passos, estratégias e conselhos nunca te esqueças de manter o foco no produto. Se tiveres um produto excepcional, ou seja, um produto do qual as pessoas sintam necessidade e que resolva problemas reais, o teu sucesso há-de chegar mais tarde ou mais cedo. Esquecer-se da importância do produto e da sua qualidade é esquecer-se do negócio por inteiro.

Uma Nova Aventura

Alguns meses depois da sua abertura, acabámos por fechar a loja travelitestore.cz. Porquê? Margens. Eram muito baixas, por isso o negócio não era capaz de crescer. Contratos de exclusividade impediram-nos de comprar diretamente dos fornecedor do nosso fornecedor 😞

Entretanto abrimos uma outra loja online e a experiência tem sido muito melhor. É espectacular aprender dos erros que cometemos na primeira loja e descobrir novas possibilidades sempre que enfrentamos novos desafios. Talvez em breve partilhe aqui mais notícias sobre esta nova aventura.

Precisas de ajuda?

Espero que esta experiência ajude aos que estão a decidir começar um novo negócio, projecto e ambição. No caso de aparecer algum problema, pergunta ou se sentires que precisas de ajuda com a tua nova loja online, podes comentar este post ou entrar em contacto comigo e com os meus colegas que também são Shopify Experts.

O objectivo é claro. Prontos para começar uma nova aventura?

Há muitas formas de entrares em contacto conosco. Aqui estão as minhas preferidas:

Se este artigo foi útil para ti, bate-me palmas e segue-me para mais informação útil 👏 😇

--

--

David Simões
Sounds Good Agency

I help people sell amazing stuff online. Shopify Expert & Founder of https://soundsgood.agency | Book me: calendly.com/davidjs 👈