Linha Editorial — Comando de Greve Estudantil 2016


A Comissão de Comunicação Externa do Comando de Greve Estudantil de 2016 da Unesp/Bauru apresenta sua linha editorial, que norteará, a partir de agora, os conteúdos produzidos em nome do Movimento Estudantil (ME) e voltados para a comunidade externa durante todo o período de greve da categoria discente, conforme deliberação em Assembleia Geral dos Estudantes no dia 10/06/2016.

  • Todos os conteúdos produzidos por esta Comissão deverão defender as deliberações da Assembleia Geral dos Estudantes da Unesp de Bauru bem como as decisões do Comando de Greve dos Estudantes e demandas vindas de outras Comissões organizativas e de discussão.
  • Foi deliberado em reunião aberta, ocorrida no dia 13/06/2016, que o contato com a imprensa se dará exclusivamente via e-mail. O motivo dessa restrição é garantir a maior segurança dos membros do Comando de Greve e Núcleo de Comunicação, evitando que haja qualquer tipo de repressão e/ou perseguição aos estudantes. O contato com a imprensa deverá ser restrito à Comissão de Comunicação Externa do ME.
  • Visando mais uma vez a segurança dos membros do ME, o registro fotográfico dos eventos do movimento deverá ficar a cargo do Núcleo de Comunicação, que procurará não personalizar ou identificar os fotografados, deve-se evitar fotografias muito nítidas de rostos.
  • Os conteúdos produzidos possuem caráter diverso, pensados estrategicamente pela Comissão, podendo ser textos, fotos, ilustrações, áudios, vídeos, infográficos, cartazes, panfletos, jornais, entre outros. Tais conteúdos podem ter caráter informativo e/ou jornalístico tendo em vista a divulgação para a comunidade externa (estudantes não grevistas, servidores técnico-administrativos e docentes, bem como a comunidade em geral, dado o enorme interesse público nas questões relacionadas a educação pública) das pautas estudantis, bem como revelar o desmonte das Universidades públicas paulistas pelo atual Governo do estado de São Paulo.
  • Os conteúdos publicados em nome do Movimento Estudantil devem ser expostos exclusivamente pelo perfil CEUB bau ru ou página Conselho de Estudantes Unesp Bauru. Esses conteúdos devem ser produzidos com exclusividade pelo Núcleo de Comunicação do Comando de Greve do ME 2016.
  • O Núcleo de Comunicação preza pelo respeito aos Direitos Humanos e, portanto, os conteúdos não devem conter teor racista, sexista, lgbtfóbico, gordofóbico, capacitista ou reproduzir preconceito e discriminação contra qualquer grupo social.
  • Esta comissão entende que o ME é um movimento que busca pela qualidade e excelência da Universidade Pública de forma inclusiva, o funcionamento equilibrado do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) e abomina o sucateamento da educação. Dessa forma defenderá e divulgará conteúdos relacionados às pautas mínimas do Comando de Greve dos Estudantes: a permanência estudantil e o direito à moradia, restaurante universitário, bolsas de auxílio socioeconômico e de extensão e espaços para se desenvolver atividades, projetos e estudos; a contratação de professores efetivos, dada a falta generalizada de docentes na Unesp de Bauru e a paridade nos órgãos colegiados, para que os estudantes mantenham suas demandas nas decisões da Universidade de forma contínua.
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.