Episódio 017 — Camarada, com Adelaide Ivánova

Isadora Attab
grifapodcast
Published in
4 min readJun 13, 2021

Em Camarada: um ensaio sobre pertencimento político, Jodi Dean apresenta uma teoria da camaradagem. A autora enxerga “camarada” forma de tratamento, figura de pertencimento político e portador de expectativas. Ao dar forma à relação política entre aqueles que se encontram do mesmo lado, “camarada” promete alienação e realização: libertação das amarras do capitalismo patriarcal racista e uma nova relação nascida do trabalho político coletivo em direção a um futuro igualitário emancipatório. Indo além de certa noção de política como convicção e escolha individuais, “camarada” aponta as expectativas de solidariedade como indispensáveis à ação política.

A poeta, tradutora, fotógrafa e camarada Adelaide Ivánova constrói muy gentilmente esse episódio conosco, direto de Berlim.

Comparecemos a reuniões a que talvez faltaríamos, fazemos trabalho político que possivelmente evitaríamos e procuramos estar à altura de nossas responsabilidades uns com os outros. Experimentamos a alegria da luta comprometida, a alegria de aprender pela prática. Superamos medos que poderiam nos arrebatar se tivéssemos de enfrentá-los sozinhos. Meus camaradas me fazem melhor e mais forte do que eu poderia ser sozinho.

Jodi Dean coloca que o problema fundamental da esquerda contemporânea é a sobreposição da identidade política a uma relação de pertencimento político que precisa ser construída, sustentada e defendida. E através da sua teoria da camaradagem, ela defende que “camaradas” são pessoas que se encontram de um mesmo lado de uma luta política, unindo-se voluntariamente por justiça, sua relação é caracterizada por disciplina, coragem e entusiasmo.

O camarada é o grau zero do comunismo porque designa a relação entre aqueles que se encontram do mesmo lado da luta para produzir relações sociais livres, justas e iguais, relações desprovidas de exploração. Sua relação é política, é divisora. E é íntima, entrelaçada com a sensação de quão desesperadamente cada um depende do outro para que todos perseverem.

Camarada chega primeiro às mãos dos assinantes do Armas da Crítica, o clube do livro da Boitempo, que todo mês antecipa um lançamento do catálogo da editora. Os assinantes do Armas da Crítica recebem em primeira mão o livro em versão impressa e e-book, brindes, marcador de páginas, adesivo, um guia de leitura exclusivo no Blog da Boitempo e um vídeo antecipado na TV Boitempo, as duas edições semestrais Margem Esquerda, além de 30% de desconto em toda loja virtual.

Material complementar ao episódio:

coisa mais linda do mundo a Jodi falando sobre o livro no programa The New Intellectuals, di Jordan T. Camp.

Esse é o GRIFA PODCAST: aproximando teoria feminista da prática revolucionária cotidiana, em todas as plataformas de streaming.

Colabore para que o GRIFA continue no ar através do nosso financiamento coletivo e recorrente: com qualquer valor mensal você nos ajuda a manter esse projeto tão querido no ar; você também pode fazer uma contribuição pontual através do PIX grifapodcast@gmail.com. Acompanhe a gente no instagram | twitter | canal de transmissão do telegram | newsletter.

Comprando qualquer livro na Boitempo a partir desse link, uma pequena porcentagem é revertida pro Grifa e você não paga nada a mais por isso. Aproveite o cupom de 20% de desconto em todo o catálogo: GRIFA20.

--

--