Episódio 018— Eleanor Marx: uma vida, com Cecilia Farias, Lia Urbini e Letícia Bergamini

Isadora Attab
grifapodcast
Published in
3 min readSep 15, 2021

Eleanor Marx: uma vida é a primeira biografia da filha caçula da família Marx publicada no Brasil. Foi traduzida com o objetivo de trazer à luz a trajetória dessa mulher que ainda em vida foi uma grande referência para a classe trabalhadora.

Última filha da incomum família de Karl e Jenny Marx, concentra em sua trajetória o legado das lutas socialistas que a precederam e investigações próprias acerca do que chamou de feminismo sob perspectiva socialista. O livro apresenta a trajetória de uma militante que fez pontes fundamentais entre o socialismo e o feminismo em seus panfletos, aulas, trabalhos de base, atividades artísticas, formativas e em sua própria vida pessoal. Pesquisadora, tradutora e teatrófila, Eleanor Marx teve um engajamento exemplar e original em relação à preservação e continuidade do legado de Karl Marx e Friedrich Engels.

“Sou, é claro, socialista, e não uma representante dos “direitos da mulher”. É a questão do sexo e sua base econômica que propus discutir com você. A assim chamada questão dos “direitos da mulher” (que parece ser a única que você entende) é uma ideia burguesa. Propus tratar da questão do sexo do poto de vista da classe trabalhadora e da luta de classes.”

—Eleanor Marx, em carta aberta ao líder socialista inglês Ernest Belfort Bax, em novembro de 1895.

Constroem esse episódio conosco Cecilia Farias, Lia Urbini e Letícia Bergamini, tradutoras do livro no Brasil; livro que foi publicado pela essencial Editora Expressão Popular acompanhado pelo folheto A questão da mulher: de um ponto de vista socialista, coescrito com Edward Aveling, e que sai com a tradução de Maria Teresa Mhereb, Helena Barbosa e Maíra Mee Silva.

Material complementar ao episódio:

Teaser sobre a primeira biografia em português de Eleanor Marx no Brasil
  • Obra completa de Eleanor Marx, da editora Aetia: inédita no Brasil, com 548 páginas, traduzido do inglês e alemão por Felipe Vale da Silva.
  • Filme A filha de Marx, de Susanna Nicchiarelli: não a melhor representação de Eleanor, certamente, mas divertido pra quem quer passar o tempo na sua companhia.
  • A história da Comuna de 1871, de Hippolyte Prosper-Olivier Lissagaray: a introdução à primeira edição inglesa é de Eleanor Marx, e nas suas palavras “é a única história autêntica e confiável que já foi escrita do movimento mais memorável dos tempos modernos. É verdade que Lissagaray foi um soldado da Comuna, mas ele teve a coragem e a honestidade de falar a verdade. […]. E é esta imparcialidade, este cuidado em evitar qualquer afirmação que possa ser considerada duvidosa, que deve recomendar esta obra aos leitores ingleses”.
  • Ainda é possível comprar a tradução de Madame Bovary feita por Eleanor Marx, no inglês ❤
  • Eleanor Marx, filha de Karl — um romance, de Maria José Silveira: sobrecarregada com as demandas da relação afetiva com seu companheiro, Edward Aveling, Eleanor deixa transparecer em suas cartas para amigos e familiares muitos dos sintomas de esgotamento nervoso responsável por sua última crise. No entanto, é justamente nessa fase que aparecem também balanços sobre os anos da infância e juventude, aproveitados e expandidos criativamente por Maria José em cartas ficcionais que “completam” lacunas da história possível de se acessar pelos documentos.
Lançamento do livro pela editora Expressão Popular.

Esse é o GRIFA PODCAST: aproximando teoria feminista da prática revolucionária cotidiana, em todas as plataformas de streaming.

Colabore para que o GRIFA continue no ar através do nosso financiamento coletivo e recorrente: com qualquer valor mensal você nos ajuda a manter esse projeto tão querido no ar; você também pode fazer uma contribuição pontual através do PIX grifapodcast@gmail.com. Acompanhe a gente no instagram | twitter | canal de transmissão do telegram | newsletter.

Comprando qualquer livro na Boitempo a partir desse link, uma pequena porcentagem é revertida pro Grifa e você não paga nada a mais por isso. Aproveite o cupom de 20% de desconto em todo o catálogo: GRIFA20.

--

--