EPISÓDIO 004 — Parte 1: Pensamento Feminista Brasileiro

grifa podcast
grifapodcast
Published in
3 min readMar 11, 2020

Em ALGUMAS HISTÓRIAS SOBRE O FEMINISMO NO BRASIL, a primeira parte do nosso episódio sobre Pensamento Feminista Brasileiro (Bazar do Tempo), a organizadora apresenta um panorama do que se produziu acerca da produção teórica do conhecimento feminista até a década de 90. Os artigos, mais ou menos em ordem cronológica, traçam uma linha do tempo desde as lutas das sufragistas pelo voto feminino até a institucionalização de algumas pautas do movimento nos anos 80. Também mostram a dificuldade que o feminismo brasileiro teve de se estabelecer enquanto um campo científico legítimo e reconhecido, e como durante muito tempo suas contribuições foram silenciadas e apagadas.

Feminismo: uma história a ser contada , de Constância Lima Duarte, apresenta os quatro principais momentos do movimento feminista brasileiro organizado, com cerca de 50 anos cada, do início do século XIX até a redemocratização do país nos anos 1980; A luta das sufragistas, de Branca Moreira Alves, detalha o movimento pelo direito ao voto feminino, suas semelhanças com o movimento dos Estados Unidos, suas disputas, alianças e conquistas no Brasil; Na literatura, mulheres que reescrevem a nação, de Rita Terezinha Schmidt, constrói uma tese sobre poder simbólico no Brasil através da literatura nacional, ressaltando a invisibilidade da autoria feminina no século XIX, em que a nação se constituiu como um espaço de domínio masculino; A carta das mulheres brasileiras aos constituintes: memórias para o futuro, de Jacqueline Pitanguy, fala de uma perspectiva do feminismo enquanto reivindicação dos direitos humanos no Brasil, citando como característica marcante do movimento feminista brasileiro sua capacidade de realizar ações de advocacy por leis e políticas públicas; O feminismo na encruzilhada da modernidade e pós-modernidade, de Bila Sorj, apresenta as relações entre a construção do pensamento teórico feminista e a teoria da pós-modernidade, suas conexões e onde se distanciam; e, por fim, Pesquisa sobre mulher no Brasil: do limbo ao gueto?, de Albertina de Oliveira Costa, Carmen Barroso e Cynthia Sarti, traça um panorama da pesquisa e da construção do conhecimento feminista enquanto campo teórico no Brasil.

A Bazar do Tempo também disponibilizou um descontaço de 30% na compra de Pensamento Feminista Brasileiro e Pensamento Feminista no site da editora com o cupom grifafeminismo. Corre pra aproveitar!

Referências citadas no episódio:

  • Livro Breve história do feminismo, de Carla Cristina Garcia (Editora Claridade, 2015).
  • Livro O perigo de uma histórica única, de Chimamanda Ngozi Adichie (Editora Companhia das Letras, 2019)
  • Vídeo Quem é esquerda pós-moderna, ein?, de Sabrina Fernandes, no canal Tese Onze — as referências de leitura na descrição do vídeo são especialmente boas para o debate da pós-modernidade.
  • Websérie Mulheres na política, da revista AzMina, que resgata histórico de mulheres na política, mapeia movimentos que promovem ocupação feminina na política, apresenta a realidade de mulheres em cargos políticos e discute possíveis caminhos para uma mudança.

Esse é o GRIFA PODCAST: 1 livro por mês (dessa vez é 1 livro em 2 meses!), 2 episódios por livro (e são 5 eps especialíssimos), de 15 em 15 dias, em todas as plataformas de streaming. No instagram e no twitter: @grifapodcast.

Colabore para que o GRIFA continue no ar através do nosso financiamento coletivo e recorrente: a partir de R$ 5 mensais você ajuda a gente a pagar os cursos básicos de produção do podcast. Apoie!

--

--