Episódio 020 — Uma leitura feminista da dívida, com Verónica Gago e Luci Cavallero

Isadora Attab
grifapodcast
Published in
3 min readMar 22, 2022

Uma leitura feminista da dívida forma parte de um processo de investigação e intervenção política em curso sobre processos de endividamento. Foi usado como ferramenta de debate e formação em sindicatos, universidades, feiras de pequenes produtores, organizações de base e assembleias feministas.

Esse episódio é uma parceria com a querida e essencial editora Criação Humana, que lança agora a edição revista e ampliada do livro, traduzido e lançado originalmente em 2019. A edição conta com 05 postais, 01 pañuelo e 01 manifesto em formato de lambe-lambe. Temos também o cupom GRIFA10, com 10% de desconto pra comprar o livro no site da editora.

Tirar a dívida do armário é falar sobre ela. Narrá-la e conceituá-la. Luci Cavallero e Verónica Gago continuaram suas pesquisas militantes e adicionaram 16 novos textos em termos cronológicos, fazendo desse livro um livro vivo, capaz de incluir tudo o que a primeira edição gerou, bem como registrar essa segunda edição ampliada dentro do trabalho político que ambas tem realizado no movimento feminista, como parte de uma dinâmica que se desdobra em múltiplas geografias e escalas, e que em 2019 se intensificou.

Simbolicamente estamos aqui, presentes e vivas durante o mês de março no Grifa, reafirmando que neste 8M precisamos e iremos recuperar as ruas juntes depois desses anos de pandemia. Nos devem uma vida! Para esse episódio especialíssimo, contamos com a participação de, ninguém mais, ninguém menos, que Verónica Gago e Luci Cavallero.

Tirar a dívida do armário é falar sobre ela. Narrá-la e conceituá-la para entender como funciona. Investigar com quais economias se relaciona. Evidenciar de que formas de vida se aproveita e como intervém nos processos de produção e reprodução da vida. Em quais territórios se fortalece. Que tipo de obediências produz. Tirar a dívida do armário é, então, um movimento político contra a culpa, contra a abstração da dominação que as finanças querem exercer e contra a moral de boas pagadoras por meio da qual se propagandeia as mulheres, lésbicas, travestis e trans como sujeites responsáveis preferides da obrigação financeira.

Material complementar ao episódio:

Debate Sistema financeiro: endividamento das mulheres e financeirização da natureza, com Lucí Cavallero e Marcela Vecchione, no Instituto Equit
Debates contemporâneos da economia feminista, do Instituto Equit: conversa com Mônica Francisco (RJ), Cristina Carrasco e Norma Sanchís.

Esse é o GRIFA PODCAST: aproximando teoria feminista da prática revolucionária cotidiana, em todas as plataformas de streaming.

Colabore para que o GRIFA continue no ar através do nosso financiamento coletivo e recorrente: com qualquer valor mensal você nos ajuda a manter esse projeto tão querido no ar; você também pode fazer uma contribuição pontual através do PIX grifapodcast@gmail.com. Acompanhe a gente no instagram | twitter | canal de transmissão do telegram | newsletter.

Comprando qualquer livro na Boitempo a partir desse link, uma pequena porcentagem é revertida pro Grifa e você não paga nada a mais por isso. Aproveite o cupom de 20% de desconto em todo o catálogo: GRIFA20.

--

--