O que você faria se tivesse mais tempo?

Ramon Pedrollo Bez
Growth Hack Brasil
Published in
3 min readOct 31, 2019

Passaria mais tempo com a sua família? Seria mais estratégico no seu trabalho? Faria mais cursos? Leria mais livros? Simplesmente curtiria mais a vida?

Tempo é o nosso recurso mais precioso, mas é incrível como o desperdiçamos com coisas que pouco agregam, tendo nossa atenção constantemente puxada de um lado para o outro por fatores externos.

Quando a gente vê o dia acabou e a gente não fez nada do que queria ter feito.

Parte do conteúdo do nosso workshop

Isso começou a mudar para mim quando um ex-chefe me convidou para trabalhar com ele novamente. O problema é que eu tinha virado consultor e freela nesse meio tempo, e estava acostumado a passar meu tempo em casa com a minha filha recém-nascida.

– Eu aceito voltar mas quero trabalhar meio período. — Eu disse.

– A posição é full-time.

– Eu sei, mas consigo fazer tudo na metade do tempo do meu antecessor.

Eu não tinha ideia de como ia fazer isso, mas ele aceitou (talvez por completa falta de opções) e a partir de então eu comecei uma jornada insana de otimização de cada segundo que eu tinha.

Meu objetivo:

  • Sair do escritório às 12h30 com tudo em dia.
  • Continuar gerenciando as consultorias, treinamentos, cursos e workshops que oferecemos no Growth Hack.
  • Terminar de escrever meu livro. E em inglês, para dificultar.
  • Fazer tudo isso trabalhando 5hs por dia em média.

Produtividade é uma questão de mentalidade

Foram milhares de artigos e uma dezena de livros lidos sobre o assunto até eu chegar em um método que funcionou para mim.

Hoje eu trabalho todas as manhãs para essa empresa, gerencio e produzo conteúdos para o Growth Hack, terminei o tal livro, entrei para uma banda onde toco guitarra e baixo e, mesmo assim, na maioria dos dias eu estou livre às 13hs para brincar com a minha filha.

Existem muitos conteúdos e “hacks” sobre produtividade sendo espalhados por aí mas hacks aleatórios pouco ajudam alguém a ser mais produtivo.

É preciso um entendimento profundo sobre como trabalhamos e uma mudança de mentalidade para gerar esse aumento expressivo de produtividade.

O que significa ter uma mentalidade mais produtiva, então?

Talvez seja útil enumerar alguns conceitos importantes que estão presentes em quase todas as pesquisas e trabalhos realmente sérios sobre produtividade e psicologia comportamental que eu encontrei:

  1. Growth mindset: A disposição de arriscar, errar e aprender com erros. Mas também a sabedoria de saber quando e como arriscar para não colocar tudo a perder.
  2. Foco: Nosso cérebro é uma ferramenta maravilhosa, mas limitada. Saber quando e como usar a sua mente para resolver problemas difíceis, e não enchê-la de coisas inúteis, é uma habilidade fundamental em um mundo em que quase todas as nossas tarefas são mentais e não braçais.
  3. Afiando o machado: Uma frase do Warren Buffet resume tudo: “Se me derem três horas para cortar uma árvore, eu passo duas horas afiando o machado.” Aprenda a aprender, a ler livros e a reter conceitos para que você raciocine mais claramente e tome melhores decisões quando for importante.
  4. Crie sistemas: Os fins não justificam os meios no longo prazo. A nossa vida profissional é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos. Crie sistemas que o ajudam a aproveitar (e curtir) todos os dias da sua vida, não apenas o dia em que você conquistou determinado objetivo.
  5. Disciplina é liberdade: É difícil ser produtivo todos os dias, então facilite ao máximo esse trabalho. Organize-se, use as ferramentas apropriadas, retire todos os obstáculos possíveis que possam estar entre você e o seu melhor desempenho possível.
  6. Pense em abundância: Priorize o seu tempo para as coisas mais importantes. Automatize, delegue, otimize ou elimine ao máximo as tarefas que não estejam diretamente alinhadas com seus objetivos maiores.

Nós desenvolvemos um workshop que trabalha esses e outros conceitos fundamentais de produtividade com o que de mais avançado temos sobre o assunto. Oferecemos ferramentas que vão lhe ajudar a recuperar a coisa mais importante na sua vida: o seu tempo, da mesma forma em que recuperou o meu.

Se você tem interesse no assunto, dê uma olhada no conteúdo do nosso workshop aqui. Ele vai acontecer no dia 15/12/2019 em São Paulo capital.

https://www.growthhack.com.br/workshops/produtividade-workshop.php

As inscrições estão abertas e os ingressos Early Bird terminam no dia 15/11.

--

--