O que é Growth Hacking e como ele pode ajudar seu negócio crescer
Por Gabriel Reynard
O que é Growth Hacking?
Ultimamente o termo growth hacking tem sido cada vez mais comum entre os profissionais de mídias sociais, mas ainda assim é algo que muitos não compreendem e não sabem como esta prática pode ajudar nos negócios.
O termo growth hacking traduzido ao “pé da letra” significa “crescer hackeando”, mas não tem nada a ver com invasão de computadores, vírus e coisas desse tipo. Na verdade, o termo “hack” está em ascensão e o modo como é usado está mudando, por exemplo: hoje em dia, fazer um graffite em um muro abandonado não é só considerado arte, mas também um “hack” feito na cidade. O termo evoluiu e hackear “coisas” é a agora uma tendência, sejam elas online ou offline.
Agora que o termo hack está mais fresco em sua cabeça, vamos ao que interessa: growth hacking
Growth haking é um conjunto de técnicas de marketing digital que fazem seu produto/serviço seja visto online, ganhe audiência, seguidores, venda mais etc. A grande diferença entre o marketing tradicional e o growth hacking está no foco das ações. O marketing é amplo e pode ser trabalhado de diversas formas, já o growth hacking é algo focado em crescimento (usuários, vendas, assinaturas, acessos etc).
↑ O poder do Growth Hacking ↑
Para você entender melhor vou simular um cenário onde aplicaremos algumas técnicas de growth, ok? Pense agora em uma loja virtual de bicicletas, que acabou de iniciar seus negócios no mundo online e enfrenta dificuldades para realizar vendas. Essa loja já fez algumas ações na internet, como anúncios digitais, criou perfis em redes sociais e tenta ao máximo interagir com o público que a segue.
Porém, isso não vem surtindo muito efeito e o dono da loja já percebeu que a internet é um ambiente grande e vasto, e que sua loja provavelmente ficou perdida entre as tantas outras lojas e opções que o consumidor possui. Outro problema é a falta de verba, como aparecer entre milhares de sites sem gastar muito?
E agora, o que eu faço?
É neste momento que um profissional de growth hacking irá atuar, para encontrar novas formas de atrair consumidores para a loja virtual e realizar vendas. Mas como ele fará isso? O trabalho não é simples, exige dedicação e muita criatividade, pois, é preciso encontrar novos caminhos (e de preferência de baixo custo) para promover sua loja e ganhar clientes.
Este profissional não precisa ter conhecimento técnico para atuar neste mercado, mas é super recomendável que o growth hacker tenha experiência com internet e esteja atualizado com as últimas tecnologias do mercado, se não, há grandes chances de fracasso nessa empreitada.
Por onde começar?
O inicio dos trabalhos de growth começam com análise de dados, onde o profissional irá checar todas as variáveis possíveis do seu site/app, tais como: número de acessos mensais, diários e semanais, os horários com maior número de visitas, quais as fontes que mais trazem tráfego para o site, quanto tempo médio o consumidor navega na loja etc.
Começa então uma jornada de ações no mundo online com o objetivo de crescer o seu negócio. Como o objetivo é alavancar uma loja virtual de bicicletas, o profissional de growth hacking deve se inteirar deste mercado e identificar na internet quem são os principais players, quais os concorrentes, quem faz a diferença no mercado e o que empresas do exterior estão fazendo.
A partir daí, a jornada sem fim começa. É preciso experimentar as mais diversas formas de divulgação, Instagram, Facebook, Whatsapp, Pinterest etc. Tudo aquilo que for grátis, fácil de participar e que possua um público relacionado ao seu negócio é um alvo potencial para ser atacado.
Outras técnicas são implementadas também, como a geração de conteúdo, criação de blog, email marketing, newsletter e tantas outras. Todas essas ações devem ser feitas com muito esmero e atenção ao cliente, visto que a estratégia é reter e fidelizar ele. O meu conselho é fazer o máximo de ações e testes possíveis, ir mudando as estratégias a cada ação nova e medir/comparar com as demais, dessa forma será possível identificar quais ações dão mais resultado.
Dica importante: é preciso ter o conceito de teste A/B fresco na cabeça.
Existem muitos casos de sucesso nesse mercado, como o do Facebook por exemplo: sabendo da necessidade de manter o crescimento para se tornar a rede social número 1 do mundo, o Facebook contratou Chamath Palihapitiya para comandar seu time de “crescimento”. A estratégia era simples, “colocar todo mundo dentro do site”.
Para isso, o time de crescimento da empresa fez duas ações extremamente significativas:
1º Traduzir o site para o maior número de idiomas possíveis
Pode parecer impossível uma empresa fazer isso não é mesmo? Seriam gastos milhões de dólares para contratar pessoas em diversos países para traduzir o site, bem como pessoas para gerenciá-las.
Mas não foi isso que o Facebook fez, na verdade eles traduziram o site com ajuda dos próprios usuários, sem precisar gastar 1 centavo para isso. Mas como? Bom, eu não vou contar, mas você pode descobrir clicando aqui (conteúdo em inglês).
2º Email marketing
Você talvez não lembre, mas o Facebook utilizou email marketing para atrair novos usuários, fazendo com que os usuários atuais do site convidassem outros amigos para interagir na rede social. Hoje esta é uma prática comum entre as startups, mas quando o face fez foi algo inovador e eficaz.
As pessoas estavam contagiadas com a nova rede social e faziam questão de convidar outras pessoas para participar, o que gerou uma escala enorme de novos usuários. Agora pense, com o site sendo traduzir para diversas línguas (sem gastar) e o “povo” convidando todo mundo (sem gastar), não haveria chances de dar errado. O Facebook conseguiu, cresceu muito em pouco tempo e com pouco investimento, pura estratégia de growth hacking.
Não há muito mais o que escrever sobre growth hacking, neste momento você já deve ter entendido como isso funciona e está morrendo de curiosidade de estudar mais, conhecer técnicas novas e começar a aplicar na sua startup, portanto, tomei a liberdade de separar alguns links úteis para você que quer começar essa aventura de growth hacker.
Os melhores blogs e comunidades de growth hacking por aí:
Aproveite, este conteúdo ↓ vale ouro ↑
Growth Hackers: pra mim é a melhor fonte de conteúdo no assunto. É uma comunidade de profissionais de growth com dicas e estudos de casos para você se aprofundar. (Conteúdo em inglês)
Noah Kagan: esse cara é muito bom, sério! No site dele é possível se inscrever para receber emails sobre growth, além de conteúdo exclusivo , como e-books e webinars. Noah é um jovem taletoso que já trabalhou no Facebook e na Mint, duas empresas bilionárias. (Conteúdo em inglês)
Andrew Chen: Andrew é um investidor anjo que mora em São Francisco e que já ajudou muitas startups a crescer. O portfólio dele é incrível e toda semana ele publica novos artigos. (Conteúdo em inglês)
Startup Marketing: um blog bem completo com inúmeros artigos sobre growth. O site é muito bom e o conteúdo é fácil de ser encontrado, desde artigos para iniciantes até técnicas mais avançadas de crescimento. (Conteúdo em inglês)
Quora Growth Hacking: comunidade de growth no Quora, um site de perguntas e respostas onde você pode tirar dúvidas e aprender muito sobre praticamente qualquer coisa. Há muitos tópicos interessantes sobre o tema sendo discutidos. (Conteúdo em inglês)
O conteúdo é em inglês, mas vale o esforço para ler, pois, além de super relevante, estas fontes são as mais atualizadas possíveis no tema, o que te colocará na vanguarda do growth hacking.
Obrigado por ler!