Maior evento da oncologia mundial destaca Oncogenética — ASCO 2018

Dasa
Dasa
Published in
1 min readJun 5, 2018

A GeneOne, marca de genética e medicina de precisão do Grupo Dasa, traz a Oncogenética como um de seus pilares, disponibilizando painéis de genes que investigam as mutações associadas com câncer hereditário. E o conhecimento nessa área segue em evolução, conforme foi apresentado no congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO).

No evento, que terminou nesta terça, 5, em Chicago, um estudo com 15 mil amostras de tumores ampliou o conhecimento sobre a síndrome de Lynch, uma alteração genética que, segundo os pesquisadores, está associada com predisposição hereditária não apenas para câncer colorretal e de endométrio, como também para vários outros tipos de câncer, como pâncreas, próstata, bexiga, fígado, rim, dentre outros.

Essa descoberta reforça a importância do teste genético expandido para identificar mais pessoas e famílias com síndrome de Lynch, propiciando que elas tenham acesso às estratégias de prevenção recomendadas para população de alto risco. “Os painéis mais amplos oferecem uma maior oportunidade de identificar as mutações menos prevalentes, sendo uma estratégia fundamental para o diagnóstico diferencial, gerando assertividade para o planejamento terapêutico”, destaca o patologista molecular da GeneOne, Cristovam Scapulatempo Neto.

Seguindo essa linha, a GeneOne, disponibiliza o painel que investiga as mutações nos cinco genes mais prevalentes na síndrome de Lynch, assim como oferece o painel que faz a leitura de 27 genes associados com hereditariedade. Além disso, conta também com o TargetOne Pan Câncer, um teste genético expandido que busca também as alterações associadas com o desenvolvimento de tumores esporádicos (mutações somáticas) e de resposta ou resistência às terapias.

--

--