Porque estudamos I.A. (e porque você também deveria)

Grupo Turing
Grupo Turing
Published in
4 min readAug 26, 2017

Fala galera! Você já deve ter ouvido falar de inteligência artificial aqui e ali e como ela está mudando o mundo. Esse post tem como objetivo explicar as nossas motivações, e quem sabe motivá-los um pouco, sobre o porque de estudar Inteligência Artificial. Mas primeiro é bom saber:

O que é Inteligência Artificial?

Não existe um consenso sobre a definição exata, mas uma possível definição simplificada dada por Russell & Norvig no livro “Artificial Intelligence: A Modern Approach” é:

“O estudo de agentes inteligentes (…) agentes capazes de perceber o seu ambiente e executar ações que maximizam sua chance de sucesso em determinado objetivo”

Este objetivo pode ser dos mais variados: desde descobrir a melhor rota no problema do Caixeiro Viajante, ou até mesmo descobrir se imagem na tela é de um gato.

“Há, impossível que um computador me reconheça assim” — Gato que não conhecia I.A.

E é essa variedade que anima! A quantidade de aplicações de I.A. são praticamente ilimitadas. Aqui vão apenas alguns exemplos:

Esses são apenas exemplos de coisas sendo feitas. O campo de inteligência artificial é extremamente vasto com muito potencial não explorado e nós, como estudantes, temos toda a liberdade de descobrir todo esse potencial.

“The reason we raised is because there is huge pent up demand in the market for this, and there isn’t a great solution out there right now,” — Ali Ghodsi, co-founder and chief executive officer

Mas…

A mágica de I.A.

Um autor de ficção científica, Arthur Clarke (escritor de 2001 — Uma Odisseia no Espaço), uma vez disse:

“Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia.”

Se você notar todas as aplicações acima parecem magia, mas magia é coisa de Senhor dos Anéis. Magia não existe. Queremos dominar cada um dos conceitos que nos permitem a chegar nesse nível de fantasia. Queremos ser Gandalf’s do mundo real.

Ok, ok… Talvez nem tanto… Mas sonhar é sempre bom.

Futuro?

Apesar de não sermos nenhum tipo de mago (ainda) e não conseguirmos prever o futuro (ainda), se você ainda não está convencido existem mais 3 grandes razões para acreditarmos que o futuro é em I.A.

Grande quantidade de dados. Muitos dos algoritmos que permitem as aplicações citadas acima precisam de uma grande quantidade de dados. Com o advento da Internet das Coisas, com a popularização de sistemas de bancos de dados, com as armas de capturas de dados (smartphones, coff, coff) por tudo que é lugar, a humanidade gerou mais dados nos últimos dois anos do que em toda a sua história (e esse fato foi de 2015!).

Aumento da capacidade computacional. Os algoritmos de redes neurais foram formulados pela primeira vez em meados de 1950, então o que mudou? O nosso poder de processamento. Não é surpresa que a capacidade de processamento tem dado saltos gigantescos (quem não se lembra de jogar playstation 2 e achar que aqueles gráficos eram os mais realistas do universo?), acontece que esse tipo de hardware, planejado para multiplicação de matrizes, é extremamente eficiente para algoritmos de machine learning. O trabalho de refinar um algoritmo muitas vezes é iterativo e requer bastante tentativa e erro. Reduzir o tempo de treinamento de uma rede neural, por exemplo, de 1 dia para 5 minutos faz muita diferença.

Investimento na área. Esse gráfico da Bloomberg Technology resume bem:

O investimento em startups da área foi de 559 milhões de dólares para quase 5 bilhões em apenas 4 anos

Com todo esse investimento novas técnicas estão surgindo e modelos com performance cada vez melhores estão sendo usados para desenvolver diversas soluções.

Curti… e agora?

Primeiro, crie uma conta no medium, siga a gente e se você ainda não curtiu a nossa página no facebook então corre lá! Ao longo desse semestre (e dos próximos) estaremos lançando tutoriais, artigos e os mais diversos conteúdos relacionados a I.A.

--

--

Grupo Turing
Grupo Turing

Somos um grupo de extensão da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Nós estudamos, aplicamos e disseminamos tópicos sobre Inteligência Artificial