A facilitação está na presença, não importa de onde

Grupo Anga
grupoanga
Published in
3 min readApr 9, 2019
Tela do Podio, ferramenta utilizada pelo Grupo Anga para armazenamento das pautas de reunião online e presencial

A facilitação pede muita presença. Estar de mente e coração abertos para observar o que se coloca no momento e a partir de uma observação pura, sem julgamentos e sem querer impor o que achamos que é certo, entender: o que este grupo precisa neste momento? Que é diferente de saber o que você quer ou precisa dizer.

Esse já é um grande desafio presencialmente, imagina, então, facilitar online! Para aproveitar o máximo das facilitações online, aqui vão 3 dicas:

1- Não queira levar o presencial para o online

Aproveite o melhor de cada mundo, querer fazer uma atividade que é melhor quando no presencial pode acabar atrapalhando a experiência online, sem contar que existem certas vantagens que só o online traz, como a possibilidade de todos participarem e ter um registro ao vivo e a agilidade para preencher juntos uma ferramenta.

2- Vá um passo de cada vez

Prefira fazer experiências de, no máximo, 3 horas, idealmente 2 e passar um conteúdo de cada vez, como sugere o conceito do microlearning que defende que um conteúdo seja dividido nas mínimas unidades possíveis para, então, ser ensinado uma unidade por vez. Isso ajuda a manter o foco e se encaixa muito bem no formato online.

Tela do Zoom, ferramenta que o Grupo Anga utiliza para fazer/gravar reuniões online.

3- Foque na presença, mas não apenas a sua!

Preste atenção ao engajamento de todos para entender se estão de fato presentes. Busque sempre fazer as facilitações com as câmeras ligadas, possibilitando diferentes formas de interação (como o breakout rooms do zoom) e utilizando exercícios de mindfulness (como meditação guiada) sempre que preciso. Lembre-se da pergunta: o que este grupo precisa neste momento? E saiba que a cada momento a resposta pode ser diferente, por isso o seu poder de observação faz toda a diferença.

A facilitação é uma habilidade que buscamos desenvolver continuamente no Grupo Anga, afinal está na essência do que todas as nossas empresas fazem. Seja facilitando o aprendizado através de conteúdos de qualidade, no caso da Qura Editora, processos de inovação com a 08; experiências de desenvolvimento para jovens criadas pela Eureca ou facilitando workshops para transformar a cultura da sua organização através da TRIBO.

A melhor forma de se desenvolver na facilitação é praticar muito e nos contextos mais diversos possíveis.

Experimente facilitar o seu próprio processo de aprendizagem:

  • O que a sua facilitação precisa desenvolver neste momento?
  • Por onde você pode começar?

Leve essas dicas e os insights que você teve para a próxima reunião ou workshop que você facilitar online, lembrando que para fazer-se presente não é preciso estar fisicamente juntos.

Texto por Stephanie Crispino

--

--

Grupo Anga
grupoanga

Empreendemos Negócios Conscientes com o propósito de transformar a economia e contribuir para um mundo cada vez melhor. @grupoanga