Conectando propósito de organizações com as juventudes brasileiras
No atual contexto de mundo, o bônus demográfico é um assunto em destaque. Com a maior população jovem na história do Brasil, enfrentamos grandes desafios com essa geração. Mas não podemos perder a oportunidade que temos nessa janela até 2030.
No Brasil, são 51,4 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, 5x a população de Portugal. O momento de agir é agora!
Promover o desenvolvimento jovem é fundamental para garantir o desenvolvimento do país nos próximos anos.
O Triplo Desajuste
Nossos principais desafios, no momento, são:
- O skill gap: lacuna entre o que é ensinado e o que os empregadores realmente necessitam da força de trabalho;
- Desemprego juvenil: no Brasil, cerca de 30% jovens não trabalham;
- Desalinhamento entre jovens e empresas.
Entender que as próximas gerações se preocupam com o Propósito, tem intenção de gastar seu dinheiro e se conectar com marcas conscientes é o primeiro passo para a mudança.
O Case Conexão Sicoob
O Sicoob iniciou a aproximação com o público jovem em novembro de 2017 através do Conexão Sicoob. “Quando entendemos que a idade média do nosso cooperado é de 46 anos, sentimos a necessidade de garantir a sustentabilidade dos negócios para os próximos anos. E quando conversamos com os jovens, ouvimos o que eles tinham a dizer e entendemos que precisávamos contar melhor nossa história.” relata Débora.
“Às vezes, quando entramos na rotina, na correria do dia a dia, esquecemos que fazemos coisas incríveis. E contar isso para o jovem, nos energiza de uma maneira inexplicável. “ diz Débora quando conta que voltaram a lembrar do por quê fazem parte do movimento cooperativista.
Ouvir os jovens trouxe uma quantidade intensa de informações que eles não tinham recebido em 20 anos de Sicoob.
O Cooperativismo é um movimento de pessoas para gerar e distribuir riqueza e esse é o que o Sicoob tem feito pelo Brasil.
“Mas será que os jovens vão gostar da nossa história? Eles estão preocupados com isso? A resposta era sim, e nós não sabíamos.” complementou Débora.
Então tínhamos realmente um problema, mas não estávamos enxergando.
É fato que, hoje, os jovens influenciam seus pais na tomada de decisão sobre quais produtos e instituições financeiras devem investir.
Sim, existem jovens e jovens. Mas dentre as juventudes, existem camadas de jovens interessados e vimos isso quando começamos nosso relacionamento com o Movimento Empresa Júnior. Estivémos no ENEJ Porto Seguro em 2017 e não tínhamos tempo para descansar, pois os jovens ficavam no stand o dia todo, curiosos com o que tínhamos para contar.
Geralmente, existe uma desconfiança sobre os jovens serem desinteressados, mas o segredo está na narrativa institucional que sua marca adota para se conectar com eles.
O Conexão Sicoob é um roadshow que já passou 7 estados, mais de 23 cidades levando os assuntos voltados ao Cooperativismo. Temas como Capitalismo Consciente e Cooperativismo Financeiro, Design Thinking e Sprint do Google são ensinados em workshops e laboratórios de inovação, gerando valor e compartilhando o propósito do Sicoob de “Promover a justiça financeira”.
A importância que damos para o propósito deixa os jovens apaixonados. E eles vão querer trabalhar para você.
“É muito mais sobre seu por quê, sobre o que está por trás dos produtos e pessoas, e menos sobre o que ou como você faz.” diz Dario Neto. E completa: “Com mais pessoas sensíveis a propósito, valores e transparência, vai ser difícil vender sem contar uma história com propósito genuíno. Devemos promover essa narrativa para gerar um encontro de por quês.”
“Acredite que os jovens podem colaborar com sua organização, não só como clientes, mas também como colaboradores. Não esqueçam deles!” Débora.
Para se aproximar dessa juventude, conheça mais sobre a Eureca, empresa do Grupo Anga responsável pela realização do Conexão Sicoob.
Fonte: Conteúdo extraído da Palestra que demos na HSM Expo 2018 com a presença do Dario Neto, CEO do Grupo Anga e Débora Ingrisano, Gerente Comercial e de Produtos do Bancoob