Juventudes conectadas pelo propósito.

Como o Future of Eureca revelou insights poderosos para nossa operação

Grupo Anga
grupoanga
4 min readApr 17, 2019

--

Em dezembro de 2018, em plena processo de Transformação Digital e (re)modelagem de novos círculos de trabalho, abrimos o segundo processo seletivo para Eureca, intitulado Future of Eureca.

O mote e o convite eram diretos: se você tem coragem de embarcar em uma loucura boa, colaborando com uma startup em pleno processo de mudança e com o crescimento a todo vapor…bem, talvez, a Eureca seja o seu lugar.

Time Eureca com novos integrantes, na imersão do Grupo Anga 2019

Poderíamos perder linhas e mais linhas celebrando a assertividade do programa ou descrevendo as inúmeras qualidades das pessoas que foram selecionadas.

Prometemos que em breve escreveremos um artigo específico sobre os jovens inspiradores que compõem a Eureca. Por hoje, focaremos em compartilhar parte dos resultados de uma das pesquisas que realizamos com os(as) candidatos(as) que participaram do nosso processo seletivo.

Decisões baseadas em Dados e Fatos

O intertítulo acima é uma das premissas da Eureca para o ano fiscal 2019–2020. Sabendo disso, aproveitamos o Future of Eureca para anexar ao longo da trilha online dos(as) participantes questionários para captar impressões acerca da nossa marca empregadora (reconhecimento, recall, etc), mapear hábitos de consumo de conteúdos e verificar percepções sobre os nossos serviços.

Deixaremos neste artigo alguns insights que a pesquisa nos elucidou que expressam como a teoria de mudança da Eureca e do Anga são enxergadas de maneira positiva pelas juventudes.

Propósito e valores em sintonia com as juventudes

Diversos(as) candidatos(as) apontaram que desejam trabalhar na Eureca, pois admiram a forma como valorizamos as juventudes. Mais que uma bela construção discursiva, nosso propósito é um importante ativo de marca empregadora.

Ainda neste contexto, a consciência entre resultados e impacto também foi sinalizada como “motivador” para se trabalhar por aqui. As respostas que caminham nesta vertente, são fundamentais para constatarmos que os indivíduos ligados à Geração Y e Geração Z buscam organizações que ofereçam trabalhos com significados e que harmonizem lucros e responsabilidades socioambientais.

(…) Fui até freelancer em entrevistas de validação de inglês para o processo seletivo da 3M no ano de 2018. Eu sinto que poderia crescer como pessoa e profissional dentro da Eureca e teria espaço para isso, e acima de tudo, seria extremamente gratificante para mim trabalhar em um lugar que deseja um mundo melhor. Não consigo trabalhar em locais que visam o lucro como um fim em si mesmo (tive experiências assim) e podemos facilmente observar que esta empresa visa o crescimento das empresas, jovens, clientes e profissionais. Este é um lugar onde eu sentiria orgulho de contribuir

Resposta extraída da Pesquisa Future of Eureca, 2019.

A temática Valores, intimamente ligada ao Propósito, também foi citada com frequência. Várias pessoas apontaram a humanização, a diversidade e a inovação como “motivações” para trabalhar na Eureca.

A Eureca é a empresa que mais admiro no segmento de R&S, não apenas pela representatividade da marca quando se fala do público jovem, e qualidade dos clientes parceiros nos processos e desafios, mas também pela maneira de trabalhar da equipe Eureca. Adoro a maneira que se comunicam, a qualidade dos desafios (participei do #Votochallenge e do processo seletivo da Pepsico e definitivamente foram as melhores experiências de dinâmica que já tive) e também os valores dessa “família” como vocês chamam.

Resposta extraída da Pesquisa Future of Eureca, 2019.

Laura Colett, nova integrante Eureca

Porque sempre vi em processos de seleção uma certa falta de humanidade, e a Eureca faz com que esse processo seja bom para todos, não só para quem atinge o objetivo, mas quem não consegue também sai mudado da experiência”

Resposta extraída da Pesquisa Future of Eureca, 2019.

O sistema de gestão e o trabalho remoto também foram questões que sensibilizaram os(as) participantes do processo seletivo. Separamos uma das respostas que demonstram como quebrar paradigmas no mundo do trabalho é um fator “magnético” para atrair jovens talentos:

Porque eu acabei me apaixonando pelo Grupo Anga. Acredito que temos valores e propósitos que se conectam. Eu acredito profundamente no protagonismo da juventude nas grandes mudanças dentro das organizações, movimentos e sociedade, por isso, conectá-los a oportunidades com propósito faz total sentido pra mim. Como já disse, sou uma entusiasta do desenvolvimento humano e organizacional. Acredito que a holocracia e sociocracia são modelos desafiadores e que pode despertar o desenvolvimento das nossas potencialidades humanas.

Resposta extraída da Pesquisa Future of Eureca, 2019.

Indo para os finalmentes…

Na era pós-moderna em que as relações afetivas, sociais e econômicas são cada vez mais fluídas(1), voláteis, caóticas e frágeis(2), fortalecer perante as juventudes nossa teoria de mudança é imperativo para manutenção de uma marca empregadora consistente e coerente com um futuro melhor e mais humano. As respostas nos demonstram claramente que as juventudes estão em busca de postos de trabalhos em que suas habilidades sirvam para uma causa que gere reflexos positivos nas comunidades. Mais do que isso, conseguimos inferir com segurança que parte das juventudes está disposta a encarar um modelo de trabalho em que a autonomia e a confiança sejam os denominadores comuns.

_______
(1) Bauman, 2001.
(2) Lipovetsky e Charles, 2011.

Texto de Dannilo Lins | eureca.me

--

--

Grupo Anga
grupoanga

Empreendemos Negócios Conscientes com o propósito de transformar a economia e contribuir para um mundo cada vez melhor. @grupoanga