Conheça a Mika, assistente virtual da New Way

Mariana Miranda
gruponewway
Published in
5 min readFeb 8, 2021

Você já reparou que o marketing de hoje busca utilizar uma linguagem mais humanizada através das tecnologias atuais?

Isso porque, de acordo com a WGSN, o novo consumidor busca por empresas que colocam a empatia em prática. Assim, posicionamentos públicos e ações sociais podem conquistar e fidelizar clientes através de um relacionamento baseado em empatia e confiança.

Por isso as assistentes virtuais estão tão em alta no mercado da tecnologia! A partir delas, é possível humanizar a marca em uma ilustração, figura 3D ou até mesmo assistentes de voz.

A sua atuação varia de acordo com o segmento e com a intenção da sua empresa. Pode ser responsável pelo suporte, atuar nas redes sociais como uma verdadeira “digital influencer”, entre outras diversas possibilidades. O que realmente importa é ser o ponto focal para os clientes.

E a New Way não ficou de fora! Depois de muito estudo, desenvolvemos a nossa assistente virtual: a Mika.

Vamos contar um pouco sobre os 2 meses do processo de criação!

Briefing

Ao definirmos que queríamos uma assistente virtual, a primeira etapa foi criar o briefing, tanto do projeto geral quanto da persona.

Para que a ilustração seja coerente com o público, foi preciso definir qual o segmento de atuação, o gênero, idade, tipo de linguagem e, além das características físicas, o comportamento e modo de agir.

Sendo assim, definimos que seria uma personagem feminina com idade entre 25 e 30 anos, que é responsável pelo atendimento ao cliente desde o primeiro contato com a New Way. E também atua nas redes sociais para manter uma comunicação mais próxima e gerar engajamento.

Ela possui cabelos e olhos castanhos, seu estilo de roupa é inspirado nos próprios colaboradores da New Way: vestimentos básicos, modernos e confortáveis.

A linguagem utilizada por ela é acessível para todos os gêneros e idades a partir de um tom de voz jovem e assertivo.

A Mika é simpática, tem raciocínio rápido e está disponível para responder todas as dúvidas dos nossos clientes e seguidores. E claro, não tolera mensagens ofensivas e nem palavras de baixo calão. Por isso, é treinada para bloquear esse tipo de conteúdo.

Aqui também foi discutido o estilo de ilustração da Mika, em que foi definido o modelo 3D.

Tudo isso para que mantê-la alinhada com o propósito da empresa: Transformar a vida de empresas e pessoas através do relacionamento digital

Ilustração

O processo de ilustração de uma assistente virtual é dividido em diversas etapas e é muito mais complexo do que imaginamos.

A primeira delas é a criação dos concepts em 2D e ilustração das primeiras versões da personagem.

Já na segunda etapa, a ilustração evolui para concepts 3D, em uma modelagem mais fluida e mais próxima da versão final, porém ainda é necessário realizar a retopologia e organização da malha tridimensional, processo essencial para facilitar o trabalho de outras etapas, como texturização e geração de poses.

Depois é preciso fazer a configuração de um estúdio de fotografia, semelhante a um verdadeiro estúdio com o setup de 3 pontos de luz para conseguir o melhor resultado de luz e volumetria da personagem.

Na etapa seguinte, é preciso criar a texturização. Ou seja, definir a pele, realizar o tratamento de poros, maquiagem, oleosidade em partes específicas do rosto e até mesmo os pontos em que correm mais sangue para ficar mais avermelhado.

É preciso ainda definir e criar o tipo de cabelo. Para isso, preciso pentear, alinhar o corte e o sentido das mechas de cabelo

Depois vem a criação da roupa e a modelagem do vestuário para se adequar ao que já foi desenhado.

E, para facilitar o uso da persona em animações e criação de poses, é feita a adaptação de bones (esqueleto) e controladores internos, que ajudam no processo de manipulação dos membros da personagem como se tivesse um arame interno para fazer as modificações corporais.

Enfim, depois de definir a pose da personagem e fazer a renderização da imagem, é realizada a etapa de pós-produção! Agora é preciso fazer o tratamento da imagem, como por exemplo, alinhamento das cores e harmonização na iluminação como se fosse a edição de uma foto real para conseguir o melhor resultado visual.

Ao finalizar o processo de criação, a Mika foi divulgada primeiro para o público interno da New Way, da mesma forma em que os colaboradores são apresentados: um RG com informações pessoais.

Logo depois, fizemos a divulgação externa em nossas redes sociais!

Desde então, a Mika é responsável por solucionar todas as dúvidas dos nossos clientes e por alguns quadros das redes sociais!

Siga nossas páginas para acompanhar:

Instagram: https://www.instagram.com/newway.oficial/

Facebook: https://www.facebook.com/gruponewway/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/newwayoficial/

--

--