1 ano na OLX Brasil em 3 palavras: Onboarding, Propósito e Mulheres

Julie Cransac
Grupo OLX Tech
Published in
5 min readJan 19, 2022
Minha "estação de trabalho" 😉

Em janeiro de 2022, comemorei um ano trabalhando na OLX Brasil! Um ano que, dependendo dos dias, pareceu muito mais — pelo ritmo acelerado da empresa — , ou muito menos — por não ter visto as semanas passarem uma após a outra. Durante esse período, várias vezes amigos e familiares me perguntaram como foi entrar na empresa no meio da pandemia, em modelo full remote: estou sintetizando minhas reflexões para compartilhar aqui com você.

1. Onboarding

Plane in the sky (to illustrate the onboarding process)
Imagem ilustrativa de Onboarding

Como é de fato entrar em uma nova empresa, seguindo no meu apartamento? Como faz para criar conexões com as pessoas neste formato? E o senso de pertencimento?

Essas são algumas perguntas que me fiz antes de começar. Já no primeiro dia, várias preocupações se evaporaram. Temos aqui um processo organizado e humano que permite que você se sinta parte já no primeiro dia.

Toda nova pessoa entrando tem um "Yoda" (artigo mais detalhado sobre isso), que costuma ser um par no mesmo cargo ou na mesma função, que acompanha o "Padawan" nas primeiras semanas. O Yoda se responsabiliza por integrar o Padawan na empresa: apresentar às pessoas com quem precisa se relacionar através de conversas individuais de meia-hora (Obs.: eu tive 46 conversas de Onboarding! Número bastante alto, mas a minha função de Programme Manager pede que eu conheça as pessoas para poder fazer as conexões necessárias), mostrar nossos processos, ferramentas, cerimônias, e responder a todas as perguntas sem julgar. Afinal, #étudosobregente 😊

Além do conceito do Yoda, temos treinamentos e cerimônias específicos para a chegada de novas pessoas, o que permite acelerar a curva de aprendizado.

Um ponto importante para adicionar é que as pessoas entram em "turmas", todas no mesmo dia a cada duas semanas. Lembro, da minha época de consultoria, de empresas tentando fazer isso e não conseguindo implementar, pois gestores pediam urgência na contratação e não queriam esperar a próxima quinzena para que o novo colaborador começasse. Vejo hoje os ganhos disso e a escala que conseguimos ter graças à realização do Onboarding e de treinamentos para a turma inteira.

Para finalizar essa parte, temos vários treinamentos em e-learning, produzidos internamente, em que nossas pessoas são orientadas sobre os principais conceitos como Compliance, LGPD, Estrutura Organizacional, etc. sem requerer tempo adicional dos responsáveis, e permitindo que cada um realize os treinamentos no seu ritmo.

2. Propósito

Hand of a kid touching a window
Imagem ilustrativa de Propósito

E para ajudar no senso de pertencimento, eu percebi ainda mais como me conecto com o propósito da OLX Brasil. Quando comentei que ia entrar na OLX Brasil, ouvi de váries amigues que “tinha tudo a ver comigo” 🤗. De fato, nosso propósito me toca e faz eco comigo.

Empoderar os brasileiros para realizarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo

Estamos falando aqui de repensar o consumo consciente (com o novo slogan da marca OLX: apegar, desapegar e se reinventar”), digitalizando a jornada de consumo, reinventando a forma como nos conectamos e nos relacionamos.

Contando rapidamente a minha história, eu sou de origem francesa, cheguei ao Brasil em 2010 para fazer intercâmbio. Na época, existia o Bom Negócio, mas a cultura de economia circular era quase inexistente — foi um choque, vindo da França onde isso já era muito mais comum. Me dá orgulho ter entrado em uma empresa que contribuiu a mudar hábitos dos brasileiros nesta última década.

Esclarecimento — por que ela escreveu “OLX Brasil” e não simplesmente OLX? Essa também é uma pergunta que me fazem bastante! A companhia se chama OLX Brasil, e ela tem três marcas: OLX, ZAP, VivaReal. Se falar somente “OLX”, se refere então à marca OLX e não à empresa. E aproveitando, sim a marca OLX existe em outros países!

Voltando ao propósito, eu me questiono sobre o consumo, essa busca por possuir sempre mais, e gosto de repensar a minha forma de consumir. Para mim, comprar na OLX responde ao meu interesse em participar da economia circular, evitar comprar algo novo se o produto já existe no mercado na casa de alguém que não está mais precisando. Me zoam, mas aceito bem, muitas vezes prefiro comprar usado (livros especialmente) mesmo que o preço seja quase igual a um novo. Com a opção de Compra Segura na OLX, onde você paga pela plataforma e recebe o produto em casa, sem ineficiência de ter que encontrar com o vendedor, nem riscos de segurança, fica mais fácil ainda.

Enfim, foi muito fácil me sentir parte da empresa graças a esta conexão forte com o nosso propósito!

3. Mulheres

Women embracing each other on a bench
Imagem ilustrativa de Mulheres

Além disso, entrando na companhia, eu tive a bela surpresa de ver muitas mulheres em cargos de liderança. Surpresa em parte, na verdade, pois já sabia que meu time de Tech Prod Ops seria exclusivamente feminino (prometo, estamos tentando aumentar a diversidade dele!).

Formada em Engenharia, minhas experiências até o momento eram em consultoria estratégica e no mercado de energia. Ou seja, em muitos casos eu era a única mulher na sala, e me faltavam inspirações femininas em cargos mais altos. Na OLX Brasil vejo, com o coração feliz, que temos muitas mulheres em liderança, e oportunidades realmente existem. Digo mais: temos o compromisso de aumentar cada vez mais a diversidade e inclusão dos nossos times. Olhamos com atenção para mulheres, mas também para pessoas negras, para a comunidade LGBTQIA+, e para pessoas com deficiência. Temos uma agenda intensa de encontros, treinamentos e comunicados para elevar nosso nível de conhecimento e nossa capacidade a superar vieses inconscientes.

Essa diversidade permite a cada um trazer mais o seu “eu” verdadeiro, e eu percebi o quão mais autêntica e vulnerável eu pude ser graças a este ambiente na companhia.

Quer saber mais?

Compartilhei aqui três pontos importantes para mim neste primeiro ano de OLX Brasil — o Onboarding, o propósito da empresa e a diversidade. Estou grata e feliz em fazer parte! Quem quiser saber mais pode me procurar no LinkedIn para bater um papo.

Compartilho aqui também a nossa página de carreiras!

--

--