A experiência de ser Jovem Aprendiz no time de Design da OLX Brasil

Joao Victor Ferraz Portela
Grupo OLX Tech
Published in
3 min readApr 3, 2023

O que faz esse programa realmente valer a pena

Confira minha jornada de aprendizado da seleção ao dia a dia como jovem aprendiz na OLX Brasil

É muito comum ouvir de pessoas que estão iniciando suas vidas profissionais relatos de frustração por desempenharem atividades inadequadas ou por não receberem um bom direcionamento de seus líderes. Essa postura de descaso, frequentemente adotada pelas empresas, é um grande desperdício de potencial e prejudica tanto empregado, quanto empregador.

Fugindo desse padrão, acredito que o meu tempo como jovem aprendiz na OLX Brasil colaborou muito para a minha formação como designer e quero relatar aqui os pontos que fizeram essa experiência valer a pena.

Orientação
Já nas primeiras fases do processo seletivo, que consistiam em um bate-papo com a equipe de recrutamento e uma dinâmica em grupo, os candidatos foram muito bem recebidos. A todo momento, nos deram dicas para que pudéssemos nos sair bem nas etapas seguintes e nos apresentaram a empresa, suas diferentes áreas e oportunidades de atuação.

Para mim — que não possuía nenhuma experiência, nem formação na área de tecnologia — este momento foi fundamental para conhecer e me identificar com a cultura da empresa, e fez com que eu escolhesse com mais clareza e precisão a área que me interessava.

Após o ingresso na empresa, meu primeiro contato com a equipe foi com ninguém menos que o diretor de Design e com o meu yoda (pessoa do time encarregada de acompanhar um novo colaborador nas suas primeiras semanas). Meu yoda e minha equipe me explicaram com muita paciência como a equipe estava distribuída, as atividades que cada um exercia e com quem eu poderia contar para realizar determinadas tarefas.

Esta instrução inicial, que trago aqui como símbolo da atenção que foi dada ao meu aprendizado ao longo da minha trajetória, me permitiu compreender a estrutura da companhia e ganhar alguma confiança e autonomia para lidar com as demandas que me seriam dadas.

Prática
Tive a sorte de contar com uma excelente mentoria, oferecida por toda a minha equipe, e através dela conheci o universo do UX Design. Além de aprender os conceitos básicos da área, pude auxiliar ativamente meus colegas e desenvolver, na prática, competências como desenhar jornadas exploratórias de oportunidades e realizar pesquisas e entrevistas.

Depois de ganhar mais conhecimento sobre a área, assumi a responsabilidade pela classificação de CSAT (Customer Satisfaction Score) da nossa plataforma. Esta incumbência me ajudou muito a compreender as necessidades dos usuários, me permitiu acompanhar os ajustes e evoluções do produto e como isso impactou nossos consumidores, ampliando minha visão estratégica.

Confiança
Durante todo o meu trajeto na OLX Brasil, as tarefas que me foram delegadas eram desafiadoras, mas compatíveis com a minha capacidade naquele momento e sempre senti que meus colegas respeitavam e confiavam nas minhas entregas. Isso, ainda em um ambiente com espaço para errar e para pedir ajuda quando necessário, me fez ganhar confiança no meu próprio trabalho e crescer como profissional.

Para quem ingressar nessa oportunidade, a dica é: aproveite cada segundo, essa é uma experiência única que irá mudar sua vida. É um privilégio poder aprender uma profissão na prática com a orientação e companhia de profissionais incríveis em uma empresa incrível. Não desperdice essa chance! :)

Quer saber mais sobre nossa cultura e vagas abertas? Acesse nossa página de carreiras e vamos nessa!

João Victor Ferraz Portela: Jovem aprendiz na equipe de Product Design da OLX Brasil. Formado como Técnico em Design de Interior e cursando Arquitetura e Urbanismo, atuei como jovem aprendiz/ Designer UX na equipe de Product Design na OLX Brasil dentro da ZAP Imóveis.

--

--