Daniele Gama ao lado de Costelinha, sua pet fofa, durante o home office
Foto: Acervo Pessoal

Como tem sido meu dia a dia como Product Designer na OLX Brasil

Daniele Gama
Grupo OLX Tech
Published in
3 min readSep 20, 2021

--

Em janeiro de 2021, escrevi o um texto sobre Como me tornei Product Designer em 2020 e acho importante falar de tudo que mudou desde então. Em 2020, consegui finalmente uma vaga para fazer a tão sonhada migração de carreira e muita coisa aconteceu.

E agora?

Conseguir uma vaga exigiu estudos, apresentação de cases, melhoria do LinkedIn e, mesmo assim, aparte difícil ainda não tinha começado. Mas como assim? É que entender o que fazer no dia-a-dia foi mais difícil do que qualquer processo seletivo.

Eu venho da área de design gráfico. As entregas geralmente eram medidas por páginas diagramadas, uma arte feita, um PDF fechado para a gráfica... Era fácil entender quanto tempo eu levaria para entregar as coisas, qual seria o feedback de projeto finalizado. Só que em Produto não é tão fácil definir isso!

Por isso, nos meus primeiros dias, a sensação que tive foi de eu não estou preparada para isso, o que eu tô fazendo aqui? Além disso, ficava procurando no Medium alguma pessoa que explicasse o que eu deveria fazer, porque eu não fazia ideia!

Será que to na lagoinha? Se você nunca viu esse vídeo, faça isso agora: https://www.youtube.com/watch?v=C1Sd_RWF5ks

Eu vou postar no Twitter que estou perdida

Apesar da vontade de postar no Twitter que eu estava perdida, no trabalho eu não tinha muito tempo para isso: tinha muita documentação pra ler, time novo para conhecer e ainda me adaptar com as cerimônias e reuniões bombando na agenda.

Para conseguir lidar com tudo isso eu precisei MUITO de ajuda. E se tem um aprendizado importante que eu tive foi entender que tá tudo bem precisar de ajuda. Inclusive, eu tive uma equipe ótima que me apoiou com todas as minhas dúvidas. Eu passei o primeiro mês perguntando muitas coisas e passando muito tempo em calls gigantes do Meet com a minha dupla, e sou muito grata por isso.

Putz! É isso que eu faço!

Nem lembro quanto tempo demorou, mas teve um dia que parece que acendeu aquela lâmpada de desenho animado que surge sempre que alguém tem uma ideia, sabe? E foi aí que eu entendi o que eu fazia ali, qual era o meu papel, e o quanto eu já estava adaptada a ele.

Ariana Grande dançando com a frase I got it
Entendi! Agora bora comemorar!

Nesse momento também entendi que esse papel pode mudar de acordo com o projeto, a empresa em que você está, qual a maturidade da equipe…mas a essência se mantém.

E apesar de estar tudo bem em ficar perdido nos primeiros dias, algumas dicas importantes para diminuir essa sensação:

  • Pergunte MUITO, pergunte tudo que você não entendeu. Volte quantas vezes for necessário e todas as perguntas são válidas.
  • Leia o material, porém tente filtrar o que é mais relevante para suas tarefas naquele momento. Já para os outros materiais, documente para verificar mais pra frente.
  • Sim, documente! Pode ser no Notion, Evernote, fazer um Trello para organizar tudo…escolha e melhor forma para você!
  • Alinhe com as pessoas qual expectativa elas tem de você. Isso ajuda a não pirar.

É isso por hoje, pessoal!

--

--

Daniele Gama
Grupo OLX Tech

Product Designer na OLX Brasil. Gosta de bons cafés e abraçar cachorros, não nessa ordem.