Crescendo entre Linhas de Código: A Jornada de uma Dev Júnior no Grupo OLX

Jumeneguete
Grupo OLX Tech
Published in
4 min readDec 5, 2023

Esse artigo é apenas um compartilhamento de experiências de quem iniciou a trajetória como desenvolvedora de software aqui no Grupo OLX há dois anos, depois de uma transição de carreira. Espero ajudar :D

A minha formação foi toda em Química e trabalho com pesquisa. Tenho técnico e graduação na área, mas decidi iniciar a transição de carreira em 2020. Cheguei no Grupo OLX como desenvolvedora júnior depois de me formar em um bootcamp de programação com duração de seis meses. Isso foi em outubro de 2021 e vou compartilhar um pouco da experiência até aqui.

Medo e Desafios

Tem gente que reage a desafios novos com empolgação, mas eu, normalmente, reajo com medo. No começo eu tinha muito medo de falar, de me expor, de perguntar, de conhecer as pessoas, de tudo. Sem contar que eu aprendi muita coisa no bootcamp, mas a vida real é bem diferente. No trabalho havia outras inúmeras linguagens de programação que eu nunca tinha escutado falar, projetos legados, cloud, infraestrutura, containers, etc. Na minha cabeça também ficava aquele pensamento “não tenho formação na área, se eu tivesse feito uma faculdade iria saber isso tudo…” e eu nunca sabia se a dúvida que eu tinha era muito boba ou mesmo se era algo técnico ou de produto.

Esse medo é vencido aos poucos (e até hoje) com ajuda das pessoas que foram cruzando o meu caminho. Essa cultura de ajudar a desenvolver as pessoas é muito forte por aqui e eu pude montar uma estratégia de estudos junto com os meus pares e liderança. Então, aos poucos, fui começando a puxar tarefas, a pedir ajuda e a parear com devs mais seniors.

Essa parte de puxar as tarefas da equipe é bastante importante para começar a pegar contexto do produto e de aprender por demanda. Por exemplo, em uma determinada tarefa tive que escrever testes unitários, em outra precisei verificar uma permissão de acesso na AWS. Em geral, essas atitudes foram ajudando a desenvolver habilidades que esperam-se de devs júniors: conhecimento técnico básico e entender o contexto do seu time dentro da organização.

Mudanças e Cultura

Em 2022 houve uma reorganização na empresa e das estruturas das equipes e eu fui para um time que lidava com outro contexto e outra stack. Para quem está começando a construir confiança no próprio trabalho, essa mudança é bem pesada porque dá a sensação de que você acabou de entrar na empresa de novo sem saber nada. Além disso, o mercado de tecnologia, como um todo, estava vivendo um momento de crise intenso, o que gerava bastante ansiedade. Apesar de tudo isso, a solução foi exatamente a mesma: confiar nos pares, montar um plano de estudos e buscar entender o contexto do time novo.

No meu segundo ano de Grupo OLX atuei nesse time onde tivemos desafios imensos e onde conheci pessoas maravilhosas, entretanto faz um mês que entendi que faria sentido para o meu plano de desenvolvimento de carreira lidar com os desafios de outra equipe. Desde então, quando houve essa oportunidade, ingressei nesse time novo e sigo estudando bastante.

Claro que esse é o resumo, mas acredito que já consegue passar a visão de que o caminho não é exatamente florido.

Para além das habilidades técnicas, no ambiente de trabalho do Grupo OLX encontrei oportunidades para aprimorar diversas outras aptidões. Enfrentei desafios que me impulsionaram a crescer, participei de conversas difíceis que contribuíram para meu amadurecimento profissional. Também tive a sorte de conhecer pessoas incríveis, aprendi a pedir ajuda quando necessário, sempre fui incentivada a questionar e estive imersa em um ambiente que valoriza a autenticidade. Além disso, tenho o privilégio de estar em um ambiente com líderes técnicas femininas, cuja presença não só traz muita inspiração, como também reforça todos os dias a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Espero que esse artigo encontre pessoas que estão vivendo a transição de carreira, ou mesmo iniciando sua trajetória como pessoa desenvolvedora. Esse caminho certamente será diferente para cada um, mas estou trazendo um resumo da minha experiência para encorajar os iniciantes como eu a continuarem se desenvolvendo. Também deixo a reflexão de que o ambiente de trabalho tem um peso muito grande para a nossa evolução, então é importante se questionar sobre o quanto o ambiente que você está inserido pode estar te impulsionando para que você consiga tomar as melhores decisões para a sua carreira. Se você ama o mundo de desenvolvimento e tecnologia, persista! Vai dar certo! 💜

Eu sou a Juliana, software engineer no Grupo OLX na área de Real Estate, carioca, flamenguista, incentivadora número um dos Happy Hours, gosto de ir em cinema, museu, teatro, no Maracanã para ver o Flamengo jogar e, no geral, passear para onde tem lugar pra sentar e conversar. 🍻🥤🍕🎭🎬⚽

--

--