Cultura forte, pessoas felizes: construindo de forma online e colaborativa a cultura da OLX Brasil

Sergio Povoa Venerotti Guima
Grupo OLX Tech
Published in
5 min readApr 30, 2021

Eu comecei a minha carreira como faxineiro de uma fábrica. Uma das coisas que me impulsionava a sempre dar o meu melhor era lembrar como os meus pais ficavam orgulhosos em verem o filho saindo para trabalhar de carteira assinada.

Esse orgulho e a felicidade deles foram o que me motivaram por muito anos a visualizar, construir metas e alcançar os meus objetivos. Quando falamos em cultura organizacional, falamos disso ━ um sentimento como mola propulsora da ação.

É por isso que sempre achei esse assunto fascinante. Quando as pessoas se engajam com essa cultura, e conseguem enxergar no dia a dia as próprias ações sendo transformadas no propósito que a empresa oferece para a sociedade, elas se tornam mais produtivas, trabalhando com ainda mais foco e felicidade.

E uma cultura forte vai muito além do que fica bonito no papel — é sobre aquele sentimento de pertencimento. A sensação de orgulho que eu sentia sempre que lembrava dos meus pais, torcendo por mim cada dia que eu saía para trabalhar.

Depois, atuei como office boy em uma empresa do setor Financeiro. Na época, ir para a área de Recursos Humanos nunca tinha passado pela minha cabeça, até porque eu tinha pavor de RH. Pensava que o RH era aquele cara que olha pra você e fala: “piscou o olho, é inseguro”, “cruzou o braço, está resistente”.

Só que ao observar e entender o quanto uma área de Recursos Humanos centrada em gente e no fortalecimento da cultura pode fazer toda a diferença, fui alterando a minha percepção.

Hoje eu sou CHRO da OLX Brasil e a minha principal missão é romper barreiras para transformar o RH em uma área cada vez mais estratégica, empoderando as pessoas em cargos de gestão a assumirem o papel de liderança. Mas isso só vai dar certo se as nossas pessoas estiverem no centro das decisões ━ igual fazemos aqui na OLX Brasil.

Gestão da mudança com foco nas pessoas

Em fevereiro de 2019, entrei pra OLX com o desafio de escalar a cultura única da empresa, enquanto continuávamos crescendo muito rápido e fazendo grandes investimentos em Tecnologia e Machine Learning. Isso apenas no cenário OLX.

Kit que o time de Comunicação & Cultura enviou de surpresa para a casa das nossas pessoas marcando a data que viramos #UmaSóEmpresa

Em novembro de 2020 fechamos o processo de aquisição do Grupo ZAP, uma marca gigante do mercado imobiliário, e começamos a construir uma nova história agora como OLX Brasil.

O processo de aquisição entre duas grandes empresas é desafiador. As pessoas naturalmente ficam pensativas sobre o futuro. Quando falamos de um processo de aquisição enquanto está rolando uma pandemia mundial então, os desafios são ainda maiores.

Prints da primeira grande festa da OLX Brasil em dezembro de 2020

Como manter o engajamento das pessoas em home office? Como transportar para o mundo online a sensação de pertencimento que o ambiente físico consegue oferecer? Como fazer com que as pessoas se sintam confiantes de que estamos nos reinventando em busca de algo único, que gera valor para toda a organização e sociedade?

De todo modo, sabíamos o tempo todo que transparência seria fundamental para a construção de um ambiente seguro onde as pessoas falem abertamente sobre angústias, incertezas e qualquer outro sentimento que surgir.

Aqui na OLX Brasil pensamos nas pessoas em primeiro lugar antes de tomar uma decisão. Nos esforçamos para que elas se sintam representadas, importantes e empoderadas. Temos todas as tribos, todos os gêneros, todas as formas de pessoas. Valorizamos todas as formas de ser e pensar, isso pra gente é básico e não abrimos mão.

É exatamente por isso que a nova cultura que iremos lançar em maio vai ser o resultado de uma grande cocriação entre os times. Ao todo, foram mais de 35 horas de encontros, com mais de 100 pessoas dentro uma sala ou outra do Zoom contribuindo e construindo os valores do ambiente que todos nós queremos oferecer para as pessoas e, por que não, para o mundo.

Cultura singular: produtos e processos são copiados. Pessoas não.

Todo mundo sente orgulho de trabalhar em uma organização que entrega o que está prometendo no seu propósito.

Para nós, o senso de pertencimento é um dos melhores indicativos do sucesso de uma organização. Além de contribuir na construção de um ambiente emocionalmente saudável, acreditamos que o alinhamento com a cultura e com os valores da empresa é fundamental para as pessoas se sentirem motivadas a construírem uma jornada de sucesso com a gente.

Print de uma das turmas de onboarding + kit de boas-vindas que enviamos para a casa das novas pessoas

Os nossos processos de atração e seleção, por exemplo, estão sendo revistos, assim como toda a dinâmica de onboarding das novas pessoas ━ que também precisam de todo o nosso suporte para se juntar ao time ━ para refletir esse olhar cuidadoso que lançamos na construção da nova cultura organizacional.

No artigo “Diversidade e Inclusão: não existe manual pronto” que publiquei em meu LinkedIn, falo que diversidade e inclusão são temas particulares porque estão diretamente conectados às características de cada empresa.

Os processos internos variam muito: o que dá certo aqui pode não dar ali. Precisamos entender as diferenças para endereçá-las no melhor caminho possível.

Cada empresa possui uma cultura singular, com pessoas diferentes e práticas de gestão que se aplicam às realidades específicas. Nesse sentido, para implementar novos valores ou uma mudança, também é necessário também observar empresas do mesmo segmento, com benchmarks, por exemplo, e ponderar se a realidade da organização observada se aplica àquela que deseja implementar.

Copiar processos em locais diferentes esperando resultados iguais, não funciona.

Empoderar os brasileiros para realizarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo

Esse é o propósito que move o time da OLX Brasil.

E agora? O que vem por aí? Uma cultura incrível, cocriada de todes para todes.

Queremos construir uma história em que todas as pessoas sejam felizes, porque acreditamos que é a felicidade que alavanca os resultados da companhia.

Monja Coen em uma tarde de muita conexão com o time OLX Brasil fazendo a abertura da nossa Trilha de Desenvolvimento 2021

Cultura é o que acontece quando nos encontramos, são os nossos comportamentos, nossos rituais, é como como convivemos e como seguimos em frente. Se tivermos um ambiente maravilhoso com pessoas maravilhosas que se conectam a isso, sem dúvida alguma a alta performance vem.

Cultura é assim, construída de dentro pra fora com muito amor.

Em breve voltaremos com mais conteúdos sobre a nossa nova cultura! Enquanto isso, não esquece de acompanhar a gente no LinkedIn e Instagram @somosolxbrasil.

Quer se reinventar com a gente? Vem ser OLX Brasil ;)

--

--