De Program Manager a Product Manager na OLX Brasil

Carolina Furuguem
Grupo OLX Tech
Published in
4 min readMay 11, 2021

Acreditando em usuários felizes e em uma companhia mais lucrativa e sustentável

Time de Operações de Produto da OLX Brasil em 2019

Program Manager em Operações de Produto (minha grande escola)

Há exatos 1 ano e 8 meses entrei na OLX Brasil com o desafio de ser Program Manager na área de Operações de Produto (ProdOps).

  • “Mas o que você fazia lá, Carol?”

Na área de gestão de projetos é muito comum ver a função de Program Manager. Mas na área de Produto, ainda não é tão comum no Brasil.

Se eu tivesse que definir em poucas palavras esse papel, eu diria que é ser um facilitador e grande contribuinte para o planejamento, execução e comunicação da estratégia de produto e engenharia na organização.

Minha atuação ia desde liderar grandes iniciativas cross-times, garantindo a consistência da execução com a estratégia da OLX, identificar necessidades de melhorias de processos, práticas e ferramentas para a área de produto e também fomentar constantemente o alinhamento entre os times.

(1) Offsite de Planejamento com a Liderança; (2) Lançamento OLX Pay; (3) Offsite Liga de Monetização; (4) Retrospectiva Produto & Engenharia

Migrando para a carreira de Product Manager

  • “A carreira de Program Manager parece bem legal. Então por que quis migrar para Product Manager, Carol?”

Vou enumerar 3 grandes razões:

  1. Melhorar a vida dos nossos usuários

A aproximação que tive com os times de produto e engenharia da OLX Brasil só reforçaram quão incrível é ver o seu trabalho impactando positivamente a vida dos nossos usuários.

É claro que o trabalho de Program Manager também impacta indiretamente a vida das pessoas! Mas senti uma enorme vontade de ser responsável diretamente por priorizar entregas que resolvam problemas das pessoas.

2. Ser responsável pela visão e estratégia de produto

O Program Manager tem uma atuação muito forte no planejamento estratégico e tático da companhia, apoiando equipes multidisciplinares no desdobramento do planejamento estratégico da OLX Brasil até suas squads. E isso despertou uma vontade imensa de ser responsável por um produto que, junto com o time, criássemos a visão, estratégia, que eu pudesse fazer pesquisas com usuários, experimentar, errar, acertar e ver muitos resultados serem gerados.

3. Estar diretamente ligada aos resultados do negócio

A área de Operações de Produto é relativamente nova e, por este motivo, ainda é um grande desafio medir o resultado e sucesso de suas entregas. Esse assunto é tão complexo que foi tema do primeiro encontro da Comunidade Brasileira de ProdOps, e já temos sim sugestões de como isso poderia ser feito (acesse esse outro artigo para saber mais).

O que também vou buscar nesse novo desafio de carreira é estar ligada diretamente aos resultados do negócio. Garantir que estamos entregando um produto que mude a vida dos nossos usuários, tornando a nossa companhia cada vez mais lucrativa e sustentável.

“In strong product companies, the purpose of the product team is to serve the customers by creating products customers love, yet work for the business.”

(Martyn Cagan. Empowered.)

Product Camp 2019 — São Paulo

Quais competências vou levar de uma carreira para outra

Apesar de já ter trabalhado com Produto em outra empresa, posso dizer que esses quase 2 anos em Operações de Produto da OLX Brasil foram minha grande escola.

Com certeza existem várias competências que vou precisar desenvolver na minha nova função de Product Manager, mas estou confiante que vou levar uma bagagem muito importante que adquiri como Program Manager.

Abaixo cito algumas competências que tenho certeza que me fortalecerão no novo desafio:

  1. Gestão de stakeholders & boa comunicação

Como Program Manager, uma das minhas principais funções era “criar pontes” entre os times de produto, engenharia e outras áreas de negócio, garantindo alinhamento de expectativas e dependências. Para que isso seja possível, é necessário se comunicar bem com os mais diversos públicos (PM’s, gerentes de engenharia, c-level, analistas de dados, profissionais de marketing, atendimento, financeiro, entre outros).

Com isso me sinto muito mais preparada para lidar com gestão de expectativas, prazos e metas de diversas áreas e stakeholders.

2. Resiliência

Competência indispensável no âmbito profissional, adaptar-se e responder rapidamente às mudanças é essencial na função de Program Manager: entender o novo contexto, replanejar e comunicar a todos os envolvidos.

Com o dinamismo do mercado e situações econômicas totalmente imprevisíveis no Brasil, é bastante comum que as organizações precisem mudar suas rotas, e nossos produtos precisam estar alinhados à estratégia da companhia.

Por isso, apesar de uma visão e estratégia de produto bem desenhadas, também é necessário estar preparado para fazer adaptações no plano.

3. Visão Sistêmica e Estratégica

Uma das grandes contribuições que a área de Operações de Produto e a função de Program Manager oferecem é a visão sistêmica e estratégica: um olhar que vai além de um único produto. É entender o todo e conectar as pontas para garantir maior alinhamento de tantas áreas envolvidas.

Como Product Manager, apesar de ter um foco maior em um produto específico, será fundamental usar essa competência a meu favor, lembrando sempre que o meu produto é apenas parte de um grande sistema, e isso me permite ter o cuidado de antecipar possíveis impactos e minimizar fricções.

Escritório da OLX Brasil no Rio de Janeiro :-)

Tenho certeza que terei um desafio enorme pela frente, mas estou extremamente feliz, e espero em breve poder escrever sobre meus desafios e sucessos nessa nova jornada. ;-)

--

--