Dicas de uma líder em constante evolução

Quero dividir com vocês a minha experiência na liderança de times de Design e aprendizados aqui na OLX Brasil

Gabriela Cavagliero
Grupo OLX Tech
5 min readMay 8, 2023

--

Ser líder é um desafio diário, mas muito gratificante, porque precisamos inspirar o grupo em uma direção, ser referência, saber conduzir a abordagem do Design e a percepção que a liderança precisa ter em uma equipe de alta performance com especialidades diferentes do Design.

É comum os times de Design experimentarem muita coisa, desde uma nova ferramenta até um novo processo, trabalharem com criatividade, gostarem de autonomia e de flexibilidade. Ou seja, é um grande desafio liderar uma equipe multidisciplinar, com pensamentos diversos e diferentes formas de trabalhar.

Mas o maior desafio neste cenário é conseguir entender todos e construir um ambiente saudável, gostoso de se trabalhar e engajado.

O mais legal, desafiador e que faz a pessoa líder crescer é ter um time questionador, que te tire todos os dias da zona de conforto, que te faça pensar.

Além disso, a liderança precisa olhar para o negócio e para a companhia, o grande desafio de levar a estratégia de design para as discussões.

Liderar é navegar por diversos caminhos de forma fluida e acreditar nas coisas que faz e participa, por isso, o papel de liderança está mais na mentalidade do que propriamente no título “líder”.

Como líderes temos uma responsabilidade muito grande com a segurança emocional para que as pessoas consigam ter uma melhor interação e troca. E acreditem, não é fácil.

Ter essa segurança significa ter um time tranquilo, que se sente seguro para assumir desafios e se sentir confortável. Que não tenham medo de mostrar suas vulnerabilidades de uma pessoa para a outra. Para isso, é sempre importante ter alinhamento e autonomia com a equipe.

Independente da cadeira que cada um senta, sempre temos o que aprender com as pessoas.

E como garantimos essa segurança? Qual o desafio?

Primeiro de tudo é fazer uma checagem com o time:

  • Qual é o momento de cada um dentro do time?
  • Em qual "zona" cada um está? Precisamos mirar em ter pessoas engajadas no time, com doses corretas de desafio e de algum conforto.
  • Ter encontros também podem ajudar no trabalho de construção da segurança, mas precisamos ser fiéis a estes encontros e que continuem sendo pertinentes.

Exemplos na prática diária da liderança — estar sempre presente

https://dribbble.com/shots/7045097-Female-leaders
  • Processo de Design: critique de Design;
  • Alinhamento estratégico e tático: são importantes que aconteçam de acordo com a necessidade da companhia e o alinhamento tático pelo menos a cada 15 dias;
  • Encontros de formação como: workshops, bootcamps, etc;
  • Integrações para melhorar a relação das pessoas, integrando o times principalmente agora neste mundo remoto que estamos vivendo;
  • Apoiar na carreira: SUPER IMPORTANTE;
  • One a one que é um momento entre o líder e liderado, ouvir é um belo desafio, mas o maior é encorajar as pessoas. Onde tem espaço de troca, temas de carreira, ou seja, é um encontro que cria proximidade, fala de questões difíceis, de habilidades técnicas e comportamentais, e também questões de relacionamento. É um momento para desbloquear o que for preciso.

Algumas dicas de one a one que pra mim são importantes:

  • Ter cadência de jornada toda semana ou de 15 em dia;
  • Não é sync tático, são temas separados;
  • Nunca fure ou reagende. Se for preciso, avise antes com cuidado;
  • Tenha roteiros, temas, levem pautas e questões que querem abordar;
  • Esteja sempre presente e com a escuta ativa, como nós designers fazemos muito bem uma pesquisa com o usuário.
  • Com o modelo remoto, nós como gestores precisamos ficar mais atentos e entender se há alguma coisa que alguém está com dificuldade de dividir, às vezes tem muito mais coisas por trás do que é falado, ainda mais com relacionamento com outras pessoas;
  • Abra espaço para o liderado, convide, seja um anfitrião dessa conversa, receba-o como se estivesse recebendo alguém na sua casa. One a one também é espaço para feedback difíceis: baixa performance, comportamentos e expectativas.

Mas não esqueça de um ponto bem importante que é sobre ser líder: VOCÊ

https://dribbble.com/shots/14651673-It-is-me-and-my-plants-now

Lembre-se o maestro que está na frente da orquestra e é ele que conduz a sinfonia, aqui estamos falando de pessoas que precisam de você.

Liderar um time tem tudo a ver com você, por isso:

  • Conheça suas fortalezas;
  • Entenda seus limites;
  • Não coloque suas frustrações e inseguranças nas pessoas do seu time;
  • Quando não estiver bem, aprenda a separar o que é seu e o que é do outro;

A liderança começa por você e como você cuida e se responsabiliza com seu desenvolvimento também.

E como reflexão:

  • É fundamental que você saia de um lugar de julgamento, construa esta autocrítica, seja honesto sobre suas capacidades;
  • Se organize e tenha disciplina com as demandas, time, agendas para que consiga priorizar as coisas;
  • Mantenha seu desenvolvimento e aprendizado, isso te ajudará no seu crescimento;
  • Tenha resiliência para conseguir encarar as adversidades.

A base para um trabalho como gestor é o cuidado com você e da sua gestão.

Eu sou uma líder em construção diária, cheia de vontades e em busca da minha melhor versão. Todos os dias reflito sobre lições que vivenciei naquele dia e como posso evoluir. Trago para mim a observação de muitos líderes e extraio o que há de bom em cada um deles para moldar a líder que procuro ser.

Não tem uma fórmula mágica, mas a troca diária é muito importante para a construção de um bom líder. Vivo fora da minha zona de conforto diariamente e me surpreendo a cada dia com os aprendizados e conquistas diárias.

Há dias difíceis também, dias mal aproveitados e dias em que tudo dá errado. Mas os dias difíceis não equivalem aos bons dias e aos dias de aprendizado. E devo isso a todos os meus liderados e pares que aprendo todos os dias.

Juntos vamos mais longe, bora evoluir juntos?

Sou a Gabi Cavagliero, líder de design há quase 5 anos, e nesse tempo, consegui entregar trabalhos para empresas renomadas no mercado de tecnologia. Sou mãe de primeira viagem e apaixonada pelo mundo de design e liderança de pessoas.

Conheça mais sobre a experiência de outros profissionais aqui na OLX Brasil, oportunidades e nossa cultura aqui.

--

--