Pacto Global da ONU e DEI na OLX Brasil: presente e futuro que desenhamos!

Carla Montauban
Grupo OLX Tech
Published in
3 min readApr 10, 2023

Em março de 2023, aderimos ao movimento Elas Lideram do Pacto Global da ONU, que é um compromisso público para alcançar equidade de gênero em nossas lideranças até 2030. Esta iniciativa desafia e apoia as empresas para que estabeleçam metas ambiciosas em suas estratégias de negócio, considerando também a cadeia e o engajamento com stakeholders para atingirmos 30% de mulheres em cargos de alta liderança até 2025 e 50% até 2030.

E por que aderir a este movimento? Não é novidade que, no mundo corporativo, ainda enfrentamos inúmeras barreiras e uma cultura ainda masculinizada, que seguem impedindo que muitas mulheres talentosas sejam contratadas, reconhecidas e valorizadas. E aqui na OLX Brasil entendemos que Diversidade não é só um conceito bonito — é cultura, é estratégia e é responsabilidade de todes nós, porque só vamos conseguir impactar o ecossistema e quebrar essas barreiras se for em conjunto.

E hoje as pesquisas mais do que confirmam a relevância do tema e poderíamos aqui citar alguns dados:

  • De acordo com o Global Gender Gap Report 2021 (WEF), o Brasil figura entre as nações mais desiguais do mundo nas relações de gênero. Em 2021, era o 93º lugar no ranking global de igualdade de gênero, entre as 156 nações avaliadas e já ocupou a 67o posição em 2006;
  • A redução das desigualdades de gênero poderia adicionar US $5,8 trilhões à economia global até 2025 e gerar um aumento de até 3,3% no nosso Produto Interno Bruto (PIB);
  • Para o Banco Mundial, a produtividade por pessoa trabalhadora poderia aumentar até 40% se todas as formas de discriminação contra funcionárias e gerentes mulheres fossem eliminadas e uma pesquisa da Gallup mostra que empresas com forças de trabalho diversas:

➢São 22% mais produtivas;

➢Possuem 27% a mais de rentabilidade;

➢Têm clientes 39%mais satisfeitos.

Ainda para o Banco Mundial, a igualdade salarial entre homens e mulheres, representaria um aumento de 26% no PIB mundial e de 3,3% no Brasil, ou seja, R$ 382 bilhões.

A boa notícia é que já estamos vindo numa crescente quando o assunto é mulheres na liderança. Hoje temos 33% de cargos de alta liderança ocupados por mulheres na OLX Brasil. Ao todo, líderes mulheres são 36% do nosso quadro, e representam 48% das nossas pessoas colaboradoras.

E para garantir que o plano não fique apenas no papel, foram muitas análises de dados e projeções para entendermos o tamanho do nosso desafio e como vamos conseguir alcançar esta meta de forma sustentável.

E estamos trabalhando em várias frentes tais como:

  • Condução de vagas afirmativas e short list diversificados;
  • Ações intencionais nas Janelas de Reconhecimento;
  • Grupo de Afinidade de Mulheres;
  • Ações de letramento recorrentes abordando o tema com toda a empresa;
  • Treinamento para a Liderança;
  • Programas de base afirmativos;
  • Planejamento de programas de potencialização de carreira.

Me sinto desafiada em fazer parte deste super projeto e também feliz em saber que a busca pela paridade de gênero na liderança da OLX Brasil é mais que uma realidade: é um compromisso que firmamos com a nossa sociedade. E as estimativas do Fórum Econômico Mundial (WEF) de 2019, apontam que, se nada for feito rapidamente, precisaremos de 257 anos para que a questão da desigualdade seja resolvida. Não queremos esperar tanto tempo!

Bora fazer parte dessa transformação social do Brasil e dar cada vez mais oportunidades para mulheres desenvolverem seus talentos nos lugares que queremos ocupar?!

Confira nossas oportunidades abertas na nossa Página de Carreiras e vem #AoInfinitoEAlém com a gente!

Carla Montauban é psicóloga formada pela UFRJ e construiu sua carreira na área de Atração e Seleção de grandes empresas. Atualmente lidera o time de Diversidade, Equidade e Inclusão na OLX Brasil.

--

--