Por que me apaixonei pela OLX Brasil antes de entrar?

Jose Santana da Silva
Grupo OLX Tech
Published in
3 min readMay 27, 2022

Olá, eu sou o José Santana, faço parte do grupo OLX Brasil, e hoje vim trazer aqui um pouco da minha experiência em fazer parte desse time.

Entrei para somar no time em 2019, ainda era grupo ZAP, mas antes deixa eu contar que fiquei mega encantado com a cultura da empresa antes mesmo de entrar, quando tive a oportunidade de fazer a entrevista, senti que ali seria meu espaço de crescimento, e assim aconteceu… Quase um mês depois o RH me ligou falando da minha aprovação, e assim dei início a minha jornada aqui dentro do grupo. Iniciei como Assistente de DBM (Database Marketing), onde mapeava nossa base de leads e fazia contato com todos os potenciais clientes. E sentia que podia me desafiar mais, que podia ir além.

Mudanças à vista e o frio na barriga

Com 6 meses mudei para a área de ZAP+fin (Novos Negócios) atuando como Assistente Comercial. Na época, foi um mega desafio mas muito prazeroso, minha liderança sempre me dando o suporte necessário e oferecendo as ferramentas essenciais para minha evolução profissional. Essa movimentação foi muito importante para minha carreira, aprendi muito, errei, acertei e continuo tentando evoluir. Sempre quis muito, e aquele sentimento de ir além continuava muito forte (e continua até hoje), queria mais, não queria parar por aí.

No final de 2020 a OLX Brasil confirma a compra do Grupo ZAP, e foi um misto de sentimentos, bateu aquele medinho devido às mudanças estruturais que estavam por vir, por outro lado tinha uma grande chance de ir #AoInfinitoAlem na nova estrutura. E para minha alegria a minha nave começou traçar novas rotas, voou mais alto: junto com a OLX Brasil vieram vários reconhecimentos por mérito, promoção (sai de Assistente para Analista Comercial, os desafios aumentaram e isso me fez crescer muito profissional e pessoalmente falando) e vieram várias outras novidades maravilhosas. E uma das novidades foi o nosso modelo atual de trabalho Remote First, o tão famoso #TaPorOnde?, esse modelo me possibilitou uma mudança radical (mais uma mudança na minha vida). Dessa vez decidi voltar para minha terra, voltar para o meu Rio Grande do Norte para ficar pertinho da minha família, nesse momento fazia muito sentido essa movimentação.

Hoje consigo visitar minha família com mais frequência, comemorar vitórias familiares juntinhos e curtir momentos incríveis com eles, e ainda consigo tocar minha agenda profissional tranquilamente… Que maravilha, né?

Me sinto realizado com a minha contribuição hoje dentro do grupo. Tenho a confiança do meu líder, ele me oferece todo o suporte necessário para eu executar minhas atividades. E para nos mantermos sempre muito bem alinhados temos trocas de feedback nos nossos 1:1 frequentemente. Mesmo que distante a liderança proporciona momentos que me fazem me sentir próximo do time, isso faz total diferença. Todas as segundas nos reunimos virtualmente para discutirmos as prioridades da semana e fazer um overview da semana anterior é um momento super produtivo e a gente ainda consegue ver a carinha de todos e matar um pouco a saudade. O sentimento de pertencimento é muito forte, a nossa cultura é tão forte que ela consegue impactar todos nos quatros cantos do nosso Brasil, independente de onde estamos.

Meu lugar no mundo profissional

Definitivamente não me vejo trabalhando em outro lugar nos próximos anos. Me sinto em um ambiente seguro, onde eu consigo ser eu mesmo e ainda consigo trabalhar de qualquer lugar do Brasil, isso brilha meu olho, é como se eu tivesse conquistando cada região do meu país!

E quero conquistar mais, já consigo até imaginar meu novo endereço, quero viajar o meu país e conhecer culturas regionais. Como um bom filho sempre retorna, voltei a morar no Rio Grande do Norte, mas amanhã posso estar em Santa Catarina, ou onde eu quiser tá… Afinal aqui #éTudoSobreGente, e por onde eu estiver estarei conectado com eles!

--

--