Projeto Amarelinha e a força do empoderamento no Grupo OLX

Você está pronto para ouvir uma história inspirada? Venham comigo!

Annelise Garcia Nogueira
Grupo OLX Tech
3 min readOct 30, 2023

--

Time realizador do projeto

Em junho de 2023, durante uma visita ao escritório em São Paulo, aconteceu um almoço descontraído onde ouvi a Lu dizer algo que me fez refletir profundamente: “Nossa, nunca me imaginei em um lugar tão sofisticado como esse.”

Esse momento desencadeou uma série de pensamentos sobre a gritante desigualdade social no Brasil e como a sociedade muitas vezes aprisiona pessoas em determinados espaços, especialmente aquelas de origem periférica e negra.

A ideia para o projeto “Amarelinha” surgiu no ônibus, no caminho de casa, na volta da viagem. Como os criativos sabem, quando uma inspiração aparece, é preciso anotar tudo imediatamente. Comecei a delinear as etapas do projeto e a buscar uma conexão com o propósito do Grupo OLX.

O nome “Amarelinha” surgiu porque, da mesma forma que o Grupo OLX empodera milhares de brasileiros diariamente, pensou na importância de proporcionar às crianças e adolescentes uma valorização que lhes inspire a buscar o empoderamento e a determinação necessária para trilhar uma trajetória de sucesso, passo a passo, como no jogo de amarelinha.

O objetivo era oferecer a essas crianças um momento único de aprendizado e compartilhamento de conteúdos educativos, com ênfase na criatividade e na tecnologia, um tópico muitas vezes negligenciado nas escolas públicas e nas comunidades em que vivem. Sabemos o quanto o ambiente em que crescemos influenciando nossa formação e desenvolvimento.

A escolha das crianças para participar do projeto foi fácil

A Luciele Gualter , que mora em uma periferia de São Paulo, abre as portas de sua casa para crianças de 5 a 15 anos, conforto, de forma independente e sem patrocínio, momentos de lazer, sazonais (como festas juninas, Natal, Dia das Crianças, Páscoa) e, acima de tudo, amor e carinho. A Lu é um exemplo vivo de alguém que saiu do mesmo lugar que essas crianças e desafiou todas as estatísticas sociais. Parabéns, Lu, por tudo o que faz por essas crianças!

Inicialmente, apresentamos o projeto para Thalita Souza e Erika das Neves , destacando a importância de contar com pessoas que acreditam em nós e nos impulsionam. Elas me motivaram a seguir em frente com o projeto e a convidar a Lu, que facilmente se adaptou, com lágrimas nos olhos. Parecia que ela já sabia que o projeto seria aceito.

Em seguida, apresentou uma ideia para A Karoline Vieira , que se emocionou junto conosco durante a apresentação do projeto e o defendeu com paixão para que fosse aprovado. Agradeço a Rafael Lourenço e Christiane Berlinck por acreditarem no projeto e aprovarem sua realização.

Mas isso não é tudo..

Contamos com a ajuda de membros da equipe de produtos que se voluntariaram ao saber do projeto, oferecendo valiosas lições de criatividade e design às crianças. Um agradecimento sincero a Michael Oliveira , que se vestiu de palhaço para tornar o dia ainda mais encantador, à Aléxia Balionis , que representou a força feminina, e ao Alan Cezar e ao Douglas Ferreira por sua paciência e carinho ao transmitir conhecimento. Vocês foram incríveis!

E, acredite ou não, até nosso CEO, Olivier Aizac , vestiu a camisa de um dos tempos e participou das atividades com as crianças. Sua dedicação em acompanhar de perto ações como essa é admirável.

Tudo foi planejado para tornar o dia dessas crianças especial, repleto de diversão, aprendizado e habilidades valiosas sobre a vida. Mas, na verdade, quem mais se beneficiará nós, ao vivenciar esse momento. obrigado a todos que embarcaram nessa aventura, direta ou indiretamente. Ver o sorriso e o interesse dessas crianças não tem preço!

Para concluir, gostaria de citar uma frase que ouvi em um encontro religioso e que ressoa profundamente em mim: “Nosso é tudo aquilo que sentimos ou que faz o outro sentir.”

Gratidão e felicidade definem esse projeto inspirador!

--

--