Quando entendi que poderia ser uma Product Manager: minha mudança de carreira e experiência

Como ligar os pontos da minha jornada me ajudaram a conquistar uma vaga de líder de produto e as principais dicas para quem está buscando migrar para a área

Barbara Nicolau
Grupo OLX Tech
4 min readJun 5, 2023

--

Imagens da autora na startup e OLX Brasil.

Antes da minha transição pra área de gestão de produto, a única experiência profissional que tinha na carteira de trabalho era de estagiária em design (risos). Isso porque havia escolhido passar os últimos 4 anos dedicados a liderar uma startup com o propósito de tornar a educação de crianças mais divertida através de jogos digitais.

Então no momento que decidi encerrar o negócio, me vi absolutamente perdida em relação à carreira que deveria seguir, tinha aprendido e executado várias funções dentro da startup, mas como fazer pra encaixar todas essas experiências dentro de uma vaga no mercado de tecnologia?

Até que um dia, uma pessoa que acompanhava a minha jornada de longe, me encorajou a aplicar para uma vaga de líder de produto. E foi assim, lendo a descrição da vaga e fazendo uma espécie de conexão com as minhas experiências dos últimos anos, que compreendi que mesmo sem o título no currículo, sabia fazer o que era preciso.

Há 4 anos atrás, eu passei naquela vaga e iniciei minha jornada oficial como líder de produtos digitais. Atualmente, como Product Manager na OLX Brasil e mentora, vejo que a maior dificuldade das pessoas que buscam realizar essa transição, continua sendo a mesma.

Afinal, por onde começar? Qual a rota que leva alguém a ser gerente de produtos digitais?

Para ajudar nessa questão, com base na minha experiência, vou destacar os 3 pontos mais importantes para quem está passando por esse processo agora.

Então pega uma boa xícara de café e vamos lá ☕️…

Ligue os pontos💡

Considerando que você nunca tenha diretamente assumido as responsabilidades de um líder de produto antes, tente identificar e relacionar os principais requisitos pra esse papel, com tudo que você precisou conhecer e executar nas suas experiências anteriores.

Durante esse exercício, abstraia os termos técnicos da área e foque no objetivo que é esperado. Quero dizer que mesmo que tenha acabado de conhecer a palavra "roadmap", pense nas vezes que você precisou organizar e manter atualizado o planejamento de alguma entrega.

E além das atividades, pense em que tipo de indústrias, produtos e modelos de negócio que você absorveu experiência e como esse conhecimento poderia ser útil para uma empresa de tecnologia que está buscando ganhar espaço nesse mercado.

Mergulhe no tema 🏊🏼‍♀️

Iniciar numa nova área, com diferentes termos, metodologias e ferramentas, pode ser assustador no início. Por isso é bom dedicar um tempo para absorver bons conteúdos sobre a área e até participar de uma imersão em eventos de tecnologia.

Costumo dizer que não é obrigatório fazer curso para conseguir uma vaga na área de produto. Porque na maioria das vagas não é posto como algo impeditivo e também não garante aprovação. Porém são ótimos para acelerar o processo e alimentar a confiança de quem está começando.

Para quem não tem condições de investir em cursos no momento, existe muito conteúdo gratuito na internet, basta ter o cuidado de pesquisar pelas instituições e profissionais mais experientes da área.

Crie conexões 🪢

Acredito que conhecer e se conectar com pessoas da área é a ação mais poderosa entre todas as outras. Porque isso ajuda tanto a criar atalhos na evolução do aprendizado, quanto aumenta as chances de novas oportunidades.

Existem várias formas de fazer isso, de um convite de conexão no Linkedin à participação em eventos de tecnologia. O mais importante é entender bem os seus objetivos e os meios que te deixam mais confortável para trocar ideia e ser você mesmo.

Para pessoas introvertidas como eu, isso sempre foi muito difícil. Então comecei pelas comunidades de produtos e mentorias de 1:1. Até que aos poucos fui descobrindo que o mundo tá cheio de pessoas maravilhosas e imperfeitas dispostas a ajudar.

A minha dica bônus seria a de buscar aproveitar o processo com calma e paciência. Quando comecei no primeiro emprego como líder de produto, ainda não sabia de tudo. Foi somente na OLX Brasil que consegui entender tudo que significava ser uma Product Manager e mesmo assim, ainda enfrento desafios novos todos os dias.

Porque ser uma product manager não é ser CEO do negócio, mas é se importar com o sucesso do negócio como se fosse uma, é sobre escutar os usuários e valorizar a experiência como se fosse designer, questionar a tecnologia como se fosse desenvolvedor e se relacionar com as métricas como se fosse uma analista de dados. Tudo para conseguir entregar uma solução que realmente fará diferença na vida de alguém. ❤

Se quiser conhecer mais sobre a cultura da OLX Brasil e ver as oportunidades abertas, confira a nossa Página de Carreiras: https://olxbrasil.com.br/carreira/

--

--

Barbara Nicolau
Grupo OLX Tech

Sou uma product manager em evolução, aprendendo a abraçar as minhas vulnerabilidades. Gosto de escrever sobre aprendizados recentes de produto, trabalho e vida.