Reinventando os códigos da maternidade em tempos de trabalho remoto na OLX Brasil

Fabiana Melo
Grupo OLX Tech
Published in
5 min readMay 18, 2021

Nos últimos tempos tem se falado muito sobre os prazeres e desprazeres do trabalho remoto. Só precisamos lembrar que, o que estamos vivendo neste momento é uma pandemia ━ um cenário bem diferente do que seria trabalhar remotamente.

A minha carreira de trabalho remoto na OLX Brasil na verdade começou lá atrás em 2014, quando a nossa BU ZAP+ ainda era ZAP Imóveis. Foi nesse mesmo ano que nasceu a minha segunda filha, a Bia. Tive um super apoio da empresa, que topou esse formato de trabalho. Antes a rotina era louca: eu e o meu marido moramos em Santos e o trabalho era em São Paulo, viajando diariamente, desde 1998.

No antigo escritório do ZAP Imóveis, em 2007

Acordava às 5h para começar o dia e os avós chegavam às 5h30 para ficar com a Júlia até a chegada da babá, às 9h. Eles retornavam às 18h para aguardar a nossa chegada, por volta das 20h. Era uma operação de guerra diária que só se tornaria ainda mais complicada com a chegada de outra criança.

Depois da licença maternidade da Bia, não voltei mais ao escritório diariamente. Eu ia eventualmente para encontrar o time ou para alguma atividade presencial. A adaptação não foi fácil, porque eu amava a rotina do escritório com a galera, mesmo com todo o cansaço que as viagens Santos — São Paulo causavam. Mas a verdade é que sou uma apaixonada por tecnologia e esse tempo que antes eu gastava com o deslocamento acabou sendo reaproveitado para estudo e, também, para descansar um pouco.

Rotinas e códigos facilitaram a adaptação… até a COVID-19 chegar

Ser mãe é uma tarefa árdua que, mesmo prazerosa, não dá direito a férias. Então qualquer momento em que eu pudesse parar e focar em um interesse meu, por menor tempo que fosse, era um conforto. Ter um tempo pra mim também foi uma conquista do trabalho remoto, porque eu conseguia encaixar um treino diário cedinho para começar o dia bem.

Caneca “Ser mãe é experimentar, aprender e amar incondicionalmente” que ganhei da OLX Brasil em homenagem ao Dia das Mães 2021

Trabalhar remotamente me oferecia essas vantagens, mas foi preciso reinventar também o meu maternar. Foi essencial para minha produtividade estabelecer uma rotina, ter o escritório de trabalho e ensinar códigos para as meninas que as ajudassem a entender que a mamãe estava, naquele momento, ocupada. Por exemplo: ensinamos que, se a porta está fechada, significa que não pode haver interrupção e elas precisam resolver o que quer que fosse com quem estivesse com elas, e isso sempre funcionou bem.

Ter alguém me ajudando com as tarefas do dia-a-dia foi essencial para eu conseguisse focar no trabalho e não sentir tanto a ausência das idas para o escritório, além de não prejudicar as minhas entregas. Mesmo com os desafios, foi ótimo poder acompanhar as meninas, a rotina da escola, o dia-a-dia de crescimento.

Mas a verdade é que não foi fácil e continua não sendo. É uma rotina exaustiva, principalmente porque não há pausa entre a saída do trabalho e as atividades de casa ou o cuidado com as crianças, saindo de um já começa o outro. Mas a rotina era a chave do nosso sucesso.

E então veio 2020… pandemia da COVID-19 e toda a rotina cuidadosamente criada foi desfeita. Família toda dentro de casa 24 horas. Conciliar a escola online com o trabalho foi bem estressante, especialmente no começo. Era tudo muito novo para as crianças e professores. O que era natural pra mim não era nada normal para elas. Foi preciso reequilibrar a nossa rotina e criar novos códigos dentro desse contexto para que as coisas voltassem ao normal.

Pandemia, cobranças internas e a síndrome da Mulher-Maravilha

Fora todo o estresse, medo da doença, a falta de convívio social, o fato de não termos o exercício diário para aliviar as tensões somado às muitas incertezas e aquela velha sobrecarga que toda mãe já conhece (só que duplicada ou triplicada pelo cenário) mexeu muito comigo.

O começo foi bem difícil, estava muito sobrecarregada com a rotina de casa, o trabalho e com as crianças. Equilibrar todos os meus sentimentos, além de administrar os sentimentos e as inseguranças que minhas filhas estão sentindo por conta desse novo contexto mundial, foi complexo. Aprendemos aos poucos a administrar tudo isso e hoje sinto que aprendemos a conviver melhor com os desafios que a pandemia da COVID-19 nos trouxe.

E como reinventamos na rotina?

Dividimos mais as tarefas e as coisas já fluem um pouco melhor. Participo ativamente das reuniões e cerimônias do trabalho, saio para buscar as meninas na escola agora que as aulas presenciais voltaram e continuo a trabalhar na volta.

Estamos todos nos reinventando diariamente às mudanças que vem acontecendo junto com esse momento tão novo que a humanidade está vivendo.

Estar realizada profissionalmente também me dá um up de energia positiva. Falo sempre para as meninas que não sei o que faria profissionalmente se não fosse da área de tech. Curto aprender, tenho prazer nas entregas de soluções e resoluções de problemas, nos dias bons e nos ruins também.

Sou feliz profissionalmente e acho que isso faz com que consiga equilibrar as coisas. Trabalhar na OLX Brasil nunca tornou difícil as minhas escolhas pessoais. E isso é muito importante para que, no fim do dia, eu me sinta bem com minhas escolhas.

Já chorei de cansaço? Já!

De frustração porque o dia não rendeu o que eu esperava? Também!

E não faço questão alguma de esconder quando isso ocorre. Acho saudável para mim, além de ser válido como lição para as minhas filhas para elas entenderem que ninguém é de ferro, nem mesmo a mamãe.

Tenho tentado me lembrar diariamente que é importante para a minha felicidade e a felicidade da minha família me cobrar menos, fazer o possível da melhor maneira e não tentar o impossível, que é dar conta de tudo, o tempo todo.

Família =)

Ocupo muitos papéis: mulher, mãe, filha, profissional de tecnologia… Mas, dentro do universo de definições que formam quem eu sou, em nenhuma delas está escrito mulher-maravilha. É desse mito que tento sempre fugir — de que eu tenho de dar conta de tudo, o tempo todo.

Conforme o tempo foi passando, fui me adaptando e aprendi que, para estar bem, não necessariamente tem que estar tudo bem. É humanamente impossível ser 100% boa mãe, 100% dona de casa e 100% profissional focada ao mesmo tempo.

Diminuir essa pressão interna foi essencial para melhorar os meus dias e conseguir desfrutar melhor da companhia intensa de todos em casa. Estou me reinventando diariamente, procurando ver o lado bom das coisas e tendo certeza que estou fazendo sempre o meu melhor, dentro das possibilidades e realidade do que estamos vivendo.

#SomosOLXBrasil #VemSerOLXBrasil

--

--

Fabiana Melo
Grupo OLX Tech

I am a developer, Software Archictect, mother of 2 little girls, currently living in Santos, Brasil.