Relevância do Yoda no processo de onboarding da OLX Brasil

Marcelo Bonato Firmino
Grupo OLX Tech
Published in
2 min readApr 9, 2021

Fala galera! Neste pequeno post, vim contar para vocês como foi a minha experiência no processo de onboarding da OLX Brasil e dividir também a minha opinião sobre o quanto esse processo é importante.

Aqui na OLX Brasil temos o papel do Yoda, que é a pessoa que vai acompanhar quem está chegando na empresa em seus primeiros passos. Aliás, adorei esse nome por ser muito fã de Star Wars.

Nestes meus 18 anos de experiência no mercado de trabalho na área de tecnologia, passei por empresas de diversos segmentos. Posso dizer que a experiência que presenciei no processo de onboarding aqui na OLX Brasil foi de longe a mais incrível e única.

Desde o processo seletivo já tinha um pressentimento jedi que a experiência seria diferente. E de fato foi isso que aconteceu, o sorriso no meu rosto permaneceu por todo o evento fazendo com que sentisse dor pelo tempo enorme em que mantive essa expressão. A cereja do bolo desse evento foi a dinâmica no final, onde fui direcionado a uma sala em que tive o contato inicial com o meu Yoda. No meu caso, tive o imenso prazer de ser o André Maldonado.

Em todo o processo de onboarding, o papel de maior relevância é exatamente o da pessoa que é Yoda, pois ele é a pessoa facilitadora e responsável por fazer a conexão com o time, servir de apoio nas interfaces do dia-a-dia, seja ela tanto com as pessoas quanto com os sistemas e a apresentação da cultura.

Devido ao trabalho remoto nesses tempos de isolamento social, o papel do Yoda foi primordial por trazer a proximidade e acolhimento de uma nova pessoa, atuando juntamente com a gestão nos primeiros três meses de empresa.

Muito em breve eu também terei a oportunidade de ser o Yoda de novas pessoas que virão fazer parte deste grupo incrível. Espero poder proporcionar a mesma experiência e acolhimento que tive. Que a força esteja comigo!

E você, também quer ser bem recebida aqui na OLX Brasil por uma pessoa fazendo o papel de Yoda? Então dê uma olhada em nossas vagas!

--

--