#TecnometodologiasTCAv Passagens por territórios do YouTube

Audiovisualidades e Tecnocultura (TCAv)
grupotcav
Published in
5 min readNov 27, 2021

Os textos que compõem esta seção constituem uma investigação dos procedimentos técnicos-metodológicos utilizados nas pesquisas de mestrado e doutorado de integrantes e egressos do Grupo TCAv.

Título do trabalho: Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea

Nível: Mestrado

Autor: Jardel Orlandin

Orientadora: Profa. Dra. Sonia Estela Montaño La Cruz

Ano de defesa: 2019

Link da dissertação: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9208

Jardel Orlandin é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), obtendo seu título de mestre em Ciências da Comunicação na mesma instituição. Desde 2013 é vinculado à isDesign Softwares Ltda., onde trabalha com design de interface, experiência e usabilidade (UI/UX).

Em sua dissertação desenvolvida junto a linha de Mídias e Processos Audiovisuais no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (UNISINOS), Jardel estudou a produção de sentidos identitários nas imagens técnicas do Youtube. Tendo como problema de pesquisa central a compreensão de como se dava a construção de tais sentidos nestas imagens, o pesquisador estipulou como principais elementos centrais: um conjunto de produtos audiovisuais em sites da internet; a América Latina enquanto espaço físico e conjunto simbólico; e o conceito de identidade.

Assim, delimitando como seu território de estudo a plataforma Youtube, é a partir da observação dos mecanismos e conteúdos do site — como os vídeos e listas de reprodução disponíveis nesta — que Jardel busca desvendar a construção dos sentidos de uma identidade latina que se dá neste território no decorrer de sua análise.

Organizando seus procedimentos metodológicos a partir de uma flanêrie introdutória, Jardel estrutura um um conjunto de passagens as quais direcionam seu processo de dissecação (KILPP, 2003; 2010; 2018) da interface do site. Partindo disso, a dissecação permite compreender as configurações das molduras e seus respectivos modos de funcionamento, de modo que as ethicidades e imaginários de sentidos identitários sejam autenticadas e percebidas.

PÁGINA INICIAL

Em sua primeira passagem, Jardel concentra sua atenção para a interface inicial do Youtube. Além de vasculhar algumas das lógicas básicas da plataforma — configurações de idioma e localização -, há o entendimento que o layout do site encontra-se em um processo constante de mutabilidade.

Suas modificações podem ser influenciadas desde alterações nas configurações do idioma e da localização do usuário por meio do uso de um VPN (software que cria uma rede virtual privada), até por intervalos de tempo no acesso a plataforma.

Fonte: imagens extraídas da dissertação

Uma vez reconhecido o território, Jardel se aprofunda em fazer uma dissecação de cada um dos vídeos presentes em um dos recortes desta página inicial, localizando ethicidades e imaginários que cada vídeo carrega em si. Conforme alterações são feitas nas configurações de navegação do site, diferentes ethicidades e imaginários surgem baseados no novo recorte.

BARRA DE BUSCA

Avançando para a segunda passagem, aqui a análise se concentra em entender como e o que a plataforma Youtube responde quando questionada por meio da barra de pesquisa. Partindo disso, o pesquisador realiza em diferentes momentos buscas que levam o usuário a resultados diferentes, pautadas pela relevância que o assunto possuía em seu respectivo momento.

Fonte: imagem extraída da dissertação

Reproduzindo os procedimentos da primeira passagem, Jardel limita sua busca e avança para a busca do termo “américa latina”, levando a uma segunda dissecação na qual se revela novas ethicidades acionadas a partir deste recorte, utilizando de variações na terminologia usada e nas configurações do site para apresentar possibilidades distintas.

CANAIS E PÁGINAS DISPERSAS

Dispersando brevemente da lógica implementada no buscador, em sua terceira passagem Jardel combina diferentes termos que dialogam com seus movimentos de análise e os aplica no recurso de pesquisa permitindo que o autor se perca em um caminho disperso até chegar ao canal de vídeos Wanna Walk.

Fonte: imagem extraída da dissertação

Aqui, novamente há um debruço minucioso na dissecação de diferentes seções da página, explorando os territórios que se revelam tangentes aos vídeos que constituem o canal do Youtube.

Fonte: imagem extraída da dissertação

LISTA DE REPRODUÇÃO COM VÍDEOS MAIS VISTOS NO YOUTUBE

Por fim, em sua última passagem Jardel explora uma playlist presente dentro do canal do Youtube MyTop100Videos. Sendo um canal responsável por agrupar os vídeos mais populares da plataforma, o pesquisador destaca ser também mais um território no qual a característica de mutabilidade constante é presente.

Fonte: imagem extraída da dissertação

Aqui, a relevância que o número de visualizações e disseminação destes materiais têm dentro das lógicas de uma tecnocultura em rede é clara, onde a dinâmica de mais acessados atribui às materialidades e ao próprio processo de classificação uma qualidade de admiração: os vídeos se tornam valorosos, e os critérios de classificação um modo de valoração indispensável.

Desse modo, à medida que Jardel se encaminha para a conclusão de sua pesquisa, ele salienta que as passagens encontradas na plataforma Youtube no decorrer da pesquisa permitem a realização de uma montagem de uma nova imagem dos sentidos identitários investigados, levando a composição de uma imagem dialética inesgotável. Além disso, torna-se claro que as quatro passagens revelam-se como alternativas para se pensar e explorar territórios presentes em plataformas além da proposta pelo pesquisador.

Texto: Julia Souza

--

--

Audiovisualidades e Tecnocultura (TCAv)
grupotcav

Grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv), vinculado ao PPG em Comunicação da UNISINOS.