Como aprendi inglês com ferramentas gratuitas

Jéssica Ramos
gsgcommunity
Published in
7 min readFeb 14, 2022

Não preciso dizer que inglês é muito importante para uma carreira profissional em tecnologia. Seja uma desenvolvedora buscando possibilidades de carreira fora do país ou uma cientista de dados buscando ler artigos sobre o estado da arte, é sempre o inglês que aparece como necessidade.

Existem várias maneiras diferentes de aprender um novo idioma: fazendo um curso de inglês tradicional, fazendo aulas particulares, fazendo intercâmbio, etc. Os exemplos que citei acima e muitos outros costumam ser pagos e reservar um valor mensalmente para esse fim nem sempre é possível. Minha intenção com esse texto é compartilhar com você as ferramentas que eu utilizei ao longo dos anos e ainda utilizo para aprender inglês, sendo a maioria delas gratuitas ou com muitas funções gratuitas. No final também tentei elencar algumas ideias de como se organizar para aprender.

Antes de começar, quero destacar que não quero diminuir o valor de um curso de inglês ou o acompanhamento de um professor particular. Ter um professor para orientar o aprendizado é muito valioso, e se você puder fazer esse investimento, eu recomendo muito. Principalmente professores particulares que vão poder te acompanhar de forma dedicada.

O foco aqui é compartilhar alternativas caso fazer esse investimento não seja possível ou mesmo se você quiser complementar seu aprendizado, caso já estude de maneira orientada.

Agora sim, vamos lá!

1. Duolingo

https://www.duolingo.com/

O Duolingo é provavelmente um dos aplicativos mais conhecidos para aprender uma língua nova. Decidi citar ele aqui pois considero o app uma boa maneira de começar.

Se você tem pouco conhecimento da língua, o Duolingo vai te ajudar a começar a construir um vocabulário e te dar noções bem básicas da estrutura gramatical da língua. As lições são baseadas em tradução da língua aprendida pra língua nativa e vice versa, além de repetição de frases em voz alta. As atividades incluem leitura, escrita, escuta e fala.

Como ponto negativo, acho válido destacar que as lições não vão te ensinar a estrutura gramatical da língua de maneira explícita. Se percebe os padrões por meio da exposição às frases, porém é longe de ser o suficiente para aprender gramática de fato.

Na minha experiência, a versão gratuita é boa o suficiente para começar a aprender. O Duolingo gratuito contém anúncios, que podem ser removidos com a versão premium, que também desbloqueia funções extras, como vidas ilimitadas, revisão de erros e avaliações de progresso.

Também é possível aprender outras línguas no app, como espanhol, francês e alemão.

2. BBC Learning English

https://www.bbc.co.uk/learningenglish

O BBC Learning English é um site da BBC com diversos conteúdos para aprendizado de inglês. O site contém vídeos, áudio e texto de maneira completamente gratuita. Os conteúdos também podem ser acessados pelo app de mesmo nome.

Como há conteúdos de diversos formatos no site, é possível utilizá-lo desde para adquirir vocabulário até aprender gramática. A seção Course oferece conteúdos bastante completos desde o nível Lower-Intermediate até o nível Towards Advanced. O site também apresenta listas de referência gramatical, além de diversas séries de conteúdos abordando vocabulário e quizzes para testar os conhecimentos.

Eu utilizo o BBC Learning English até hoje por causa dos conteúdos de gramática, que são muito bons. Sugiro que você entre no site e dê uma explorada em tudo que esta disponível lá. É importante lembrar que o site é inglês e, portanto, ensina o inglês britânico.

3. Toucan

https://jointoucan.com/

O Toucan é uma extensão do Google Chrome que traduz palavras na páginas de navegação para a língua que você quiser aprender. Por exemplo, ao ler o texto de uma notícia você verá algumas palavras destacadas e em inglês. Ao clicar na palavra é possível ver a tradução em português.

Como ferramenta isolada não acho o Toucan muito eficiente, mas como complemento pode ser interessante para ajudar a adquirir vocabulário novo. Destaco que ele não funciona em qualquer site e funciona melhor em sites com bastante texto, como sites de notícias ou blogs.

4. Elsa Speak

https://elsaspeak.com/pt/

O Elsa Speak é um app para melhoria de pronúncia em inglês. Ao baixar o aplicativo é possível fazer uma avaliação que, ao ser concluída, mostra o seu nível de pronúncia em inglês. Com base nessa avaliação, o aplicativo irá sugerir lições para treinar as falhas da sua pronúncia. Existe um número limitado de lições gratuitas e o restante pode ser liberado por meio do plano premium.

Além das lições recomendadas existe uma aba que mostra sua avaliação por tipo de skill (sons específicos da língua). Ao clicar numa skill, é possível ver lições diretamente ligadas a aquele tópico.

Eu uso o Esla Speak diariamente há alguns meses e sinto que fez muita diferença na minha pronúncia. O feedback recebido é muito bom: depois da pronúncia é possível ver qual som de cada palavra foi pronunciado errado e ouvir o que seria a pronúncia correta. Além da pronúncia, o feedback avalia fluência (falar sem pausas) e entonação. O feedback junto dos conteúdos recomendados fazem esse app ser um dos melhores, na minha opinião.

5. Grammarly

https://www.grammarly.com/

O Grammarly é uma ferramenta para te ajudar a escrever melhor em inglês. Ao digitar um texto no site, a assistente do Grammarly corrige os erros de gramática além de sugerir sinônimos ou expressões que ficariam melhor no texto.

As sugestões são ajustadas dependendo das configurações de tipo de audiência que receberá o texto e nível de formalidade, entre outras opções. A versão paga permite maiores configurações.

Apesar de não ser focado no aprendizado de inglês, o Grammarly pode ser uma ferramenta útil para quem já precisa escrever textos ou e-mails em inglês e não se sente totalmente confiante no domínio da língua. Com o tempo se aprende com as sugestões da assistente e passamos a escrever melhor.

6. Rachel’s English

https://www.youtube.com/c/rachelsenglish/

O Rachel’s English é um canal do YouTube focado em pronúncia de inglês. Nos vídeos, Rachel mostra como pronunciar sons específicos mostrando as posições da boca e da língua, explicando como fazer o som, além de pronunciar palavras para que o aluno repita.

Eu diria que esse é um recurso mais avançado, pra quem já fala algum inglês e gostaria de aperfeiçoar a pronúncia de sons difíceis. Alguns dos vídeos da Rachel são recomendados dentro do app Elsa Speak, nas seções de skills.

Tem uma quantidade enorme de vídeos no canal, com diversos objetivos. Na minha experiência, os vídeos de sons específicos foram os de maior ajuda. Recomendo entrar lá no canal e dar uma explorada nos conteúdos disponíveis.

7. Tandem

https://www.tandem.net/pt-br

O Tandem é um app para conversar com pessoas que também estão aprendendo outras línguas. É possível tanto achar nativos em inglês quanto pessoas que também estão aprendendo. É um lugar interessante para encontrar alguém para conversar e treinar inglês ao mesmo tempo.

Por experiência própria não é fácil achar alguém que seja legal de conversar, mas quando acontece alguma conversa boa se aprende muita coisa nova. Conversar com um nativo é bastante diferente de conversar com um brasileiro aprendendo inglês, pois ajuda a entender como os nativos se comunicam em situações informais.

8. Language Sloth

https://thelanguagesloth.com/

O Language Sloth é um server no Discord com pessoas de todo o mundo aprendendo várias línguas diferentes. Acontece de tudo um pouco dentro do server: o pessoal assiste filmes juntos, algumas pessoas dão aulas voluntárias, sempre tem alguém online pra conversar seja nos chats de grupo, seja de maneira individual, etc. Além de aprender línguas novas, o server também tem como objetivo compartilhar cultura e debater assuntos diversos em conjunto.

Acho mais fácil achar alguém pra conversar no server do que no Tandem, por exemplo, pois sempre tem alguma conversa já acontecendo e sempre tem bastante gente online. Minha experiência dentro do server foi bem positiva.

E agora? Como me organizar?

Se organizar para aprender uma nova língua é algo muito pessoal. Depende do seu nível atual, do seu tempo disponível e também da urgência do aprendizado. Os pontos a seguir são sugestões gerais do que fazer dependendo do seu nível atual de inglês, mas que podem ser 100% adaptadas para o seu objetivo.

Se você tem um nível básico na língua, recomendo começar pelo Duolingo. Como expliquei lá em cima, ele vai te ajudar a adquirir um vocabulário básico e a dizer frases comuns. Em paralelo, começaria a consumir os conteúdos de gramática básica do BBC Learning English (em particular a série 6 Minute Grammar -Basic Grammar) e iria intercalando com conteúdos de vocabulário que você vai encontrar lá também.

Se você já tem um nível intermediário, focaria nos conteúdos de gramática intermediários do BBC Learning English e usaria o Elsa Speak para começar a desenvolver mais a pronúncia. O Toucan pode ser bem útil aqui também para ir aprendendo palavras novas.

Agora, se você se considera num nível avançado, focaria bastante em pronúncia e conversação, usando tanto o Elsa Speak quanto o canal Rachel’s English. Ainda é importante não esquecer da gramática (é ela que nos ajuda a formar frases de maneira mais fácil na hora de falar!) e aproveitaria os conteúdos avançados de gramática no site do BBC Learning English.

Para todos os níveis recomendo se expor bastante à língua. Mudar a língua do seu celular ou apps, ler notícias do seu interesse em inglês, assistir filmes e séries em inglês (e se usar legendas, tentar usá-las em inglês), etc. Quanto mais exposição melhor! Se expor também inclui conversar com outras pessoas que estão aprendendo inglês ou são nativos. Para isso recomendo o Tandem ou o Language Sloth. O Grammarly também pode ser útil para qualquer pessoa em qualquer nível que precise escrever em inglês.

Se você chegou até aqui, espero que esse artigo tenha te ajudado! Eu não sou nenhuma especialista em ensino do inglês, minha intenção foi apenas compartilhar ferramentas que eu já utilizei e como elas funcionaram pra mim.

Novamente, se você pode investir alguma quantia em aulas particulares recomendo fortemente. A opinião de um bom professor vale bem mais do que minha experiência!

É isto!

Se quiser entrar em contato comigo, estou no LinkedIn e no Twitter!

--

--

Jéssica Ramos
gsgcommunity

Statistician & Data Scientist interested in data visualization, machine learning, artificial intelligence, and computer vision.