7 Dicas para contratar um bom prestador de serviço em desenvolvimento de aplicativos móveis geo.

Ronan Mendes
GT Space
Published in
2 min readJun 5, 2019

Dado o crescimento de usuários de internet móvel no Brasil (mais que 90 milhões) e as projeções agressivas de crescimento para 2020 (144 milhões) temos identificado o crescimento de uso e demanda por aplicativos móveis. A média atual de aplicativos móveis instalados por aparelho é de 63.

Segundo os especialistas, dentre as funções mais utilizadas em aplicações móvel está a variável espacial (GEO). Desde 2009 as aplicações móveis têm adicionado informações de localização em suas funções, permitindo assim aos usuários terem senso de customização e exclusividade nas informações acessadas via aplicativo.

Com isso, as instituições que pretender ter suas aplicações móveis perguntam-se sobre como faze-lo e contrata-lo. Para o sucesso desse investimento é fundamental selecionar bem o parceiro do projeto que será responsável pelo desenvolvimento de Aplicativos Móveis considerando funções GEO. Seguem algumas dicas:

1 Verifique o histórico de projetos e clientes da empresa, portfólio da empresa, seu histórico de casos de sucesso, expertise em projetos com ambiente de alta performance e grande volume de dados e referências no cumprimento das datas de entregas estabelecidas no cronograma do projeto.

2 Pesquise sobre o processo de gestão utilizado pela empresa, pois esta deve fazer uso de um consistente e estruturado processo de gestão de projetos e desenvolvimento, permitindo assim que o escopo inicialmente contratado seja executado dentro da qualidade, prazo e custo predefinidos.

3 Conheça a capacidade da equipe, entenda a formação dos profissionais que compõem a equipe da empresa desenvolvedora, suas especialidades, experiências em projetos similares e verifique as certificações que o prestador e seus colaboradores possuem.

4 Expertise da empresa com GEO, pois as funções GEO dos aplicativos são atualmente as que permitem maior interação e monetização no uso dos mesmos, desta forma, seu fornecedor deve possui profundo conhecimento. É fundamental que este desenvolvedor tenha conhecimento em diversas tecnologias GEO (OpenSource, Google, ArcGIS), permitindo assim que sua aplicação tenha a melhor tecnologia e performance possível.

5 Verifique se as tecnologias utilizadas pelo prestador são as mais atuais, se são utilizadas pelo mercado e se tem como hábito estar sempre atualizando tecnologias e processos.

6 Entenda a expertise da empresa prestadora de serviço com multiplataformas móveis (iOS e Android), uma vez que seu aplicativo deverá atender aos diversos tipos de usuários.

7 Avalie a experiência do desenvolvedor com metodologias de entregas parciais rápidas, garantindo assim evolução incremental e monitoramento prévio do produto final.

--

--