Gabriela Enes Campos
GT Space
Published in
3 min readNov 29, 2019

--

Olá pessoal, me inspirei no Leonardo da Vinci Lispector (Leonardo Almeida) e estou aqui para escrever o meu primeiro post. O assunto abordado é sobre a importância de criar hábitos no processo de desenvolvimento de software. Mas primeiro uma breve contextualização sobre o assunto, assim como na nossa vida pessoal precisamos criar hábitos que ajudam a conservar os nossos bens, como por exemplo, para certificar a qualidade do carro, precisamos sempre estar fazendo revisões de check up completa. Em especial, os profissionais de TI fazem entregas de produtos/serviços constantemente e para assegurar que está tudo certo, antes de fazer qualquer tipo de entrega é bom revisar a qualidade do produto/serviço.

Mas como nem tudo é fácil nessa vida, muitos desenvolvedores não estão familiarizados com o hábitos de fazer revisões. E acredite não é pela autoconfiança na hora de codificar, pois para os desenvolvedores manterem um código legível e sem gambiarras, é sempre um desafio, devido ao curto prazo para entregar um produto. Mas será que mesmo na correria das entregas é possível ter um código de qualidade? Bom, uma boa prática para ter melhor qualidade nos códigos do projeto é utilizar a prática do Code Review. Mas o que é o Code Review?

Code Review é o processo em que um desenvolvedor realiza sugestões ou alterações no código implementado e, antes mesmo de prosseguir para a próxima etapa (neste caso, antes de fazer um merge), é feita uma revisão das alterações por um qualquer desenvolvedor do time.”

Então podemos dizer que é a forma mais rápida e prática de manter uma boa qualidade na codificação do projeto, além do ganho onde autonomia nas resoluções de problemas que venham a ocorrer dentro do projeto. Pois com estas revisões o time sempre ficará atualizado sobre as implementações que estão sendo desenvolvidas. E para facilitar a revisão dos nossos “revisores”, podemos utilizar várias ferramentas automáticas disponíveis gratuitamente, que verificam de forma automática os “lixos” existentes nos códigos, deixando apenas que os revisores analisem a lógica de negócio.

Vejamos dois exemplos dessas ferramentas:

Codacy — é uma ferramenta de revisão de código automatizada para Scala, Java, Ruby, JavaScript, PHP, Python, CoffeScript e CSS.

Sonarqube — é uma plataforma desenvolvida para inspeção contínua da qualidade do código, para detectar bugs, “lixos” e vulnerabilidades de segurança em mais de 20 linguagens de programação.

Estas são apenas algumas dentre várias que podemos utilizar para facilitar e também melhorar na hora codificação. Em um futuro não distante, podemos falar por aqui sobre cada uma dessas ferramentas. É importante assegurar na escolha das ferramentas, para que não crie processos desnecessários no projeto.

A equipe deve estar aberta a criar hábitos que melhorem o processo de desenvolvimento de software, e hoje aprendemos um hábito saudável que é o de fazer boas revisões na construção do projeto.

--

--