21 Casos de teste fundamentais

Anne Caroline Rocha
gtsw
Published in
4 min readJul 29, 2020

Existem diversos tipos de casos de teste fundamentais que não podem deixar de fazer parte do roteiro, são eles:

1. Layout: no início de cada roteiro de teste, é necessário que sejam feitos casos de teste específicos para o layout de cada tela do sistema.

2. Campos obrigatórios: casos de teste que verificam se os campos obrigatórios estão sendo corretamente tratados. Por exemplo: Verificar se ao deixar um campo obrigatório em branco se está aparecendo a mensagem.

3. Máscara: Verificar se os campos estão sendo preenchidos com suas respectivas máscaras. Por exemplo: O campo CPF deve ser preenchido com a máscara NNN.NNN.NNN-NN

4. Valores permitidos: Verificar se os campos estão sendo validados no caso de receberem valores não permitidos. Por exemplo: campos numéricos não devem aceitar caracteres especiais e/ou letras.

5. Valores nulos: Verificar se um campo que só pode aceitar valor maior que zero, se estão aceitando valor menor ou igual a zero.

6. Valores limite: Verificar qual o valor máximo e mínimo permitido para certo campo. Testar se ao inserir um valor fora do limite se está aparecendo a devida mensagem.

7. Verificação de caracteres especiais: Verificar se os campos de texto estão aceitando caracteres especiais.

8. Validação de campos (Data, CPF, CNPJ): Verificar se foi digitado uma data, CPF ou CNPJ válido.

9. Eventos do mouse: Realizar testes que copiam textos com o mouse e colam e verificar se estes campos estão sendo validados corretamente.

10. Espaços em branco: Num campo obrigatório, preencher com espaços em branco e verificar se o sistema detectou que o campo estava vazio.

“É melhor ter poucos casos de teste com maior probabilidade de achar erros.”

11. Ortografia: Verificar a ortografia de todo e qualquer texto do sistema, inclusive de mensagens de alerta.

12. Navegador: os sistemas web geralmente possuem comportamentos diferentes quando são visualizados em diferente navegadores. Com isso é importante criar um caso de teste para executar o sistema nos principais navegadores, por exemplo, IE7, IE8, Chrome, Firefox e Safari.

13. Resolução do monitor: os sistemas web também podem ter exibições diferentes dependendo da resolução do monitor do usuário. Neste caso, é importante que seja criado um caso de teste para verificar o comportamento do sistema nas principais resoluções. Ex: 800x600, 1027x768. Existe um site que simula o sistema a ser testado nas diferentes resoluções (http://www.webconfs.com/web-page-screen-resolution.php).

14. Perfil do usuário: Há sistemas que possuem diferentes perfis de usuários com diferentes privilégios. Neste caso, é importante criar diferentes casos de teste considerando na pré-condição o perfil do usuário. Inclusive deve haver casos de teste considerando que um usuário comum não pode acessar as funcionalidades de um administrador do sistema.

15. Autenticação: Quando o sistema possui autenticação do usuário, é importante criar casos de testes para não permitir que um usuário não autenticado acesse o sistema.

16. Caracteres especiais: É importante criar casos de teste que verifiquem o comportamento do sistema quando são inseridos em campos de texto um link ou uma imagem. Pois, se o sistema processar o código HTML inserido, o link pode ser direcionado para um vírus ou para imagem indevida.

17. Integridade dos dados: Verificar no banco de dados se os valores foram atualizados ou excluídos corretamente.

18. Clique duplo: Ao criar um roteiro de teste para uma tela de cadastro, incluir um caso de teste que verifique o comportamento do sistema quando o usuário clica duas vezes no botão Salvar. Neste caso, o sistema não deve incluir 2 registros.

19. Tempo de processamento: Verificar o tempo de processamento para carregar uma página ou um combo box não ultrapassa o tempo máximo esperado. No caso de listas, pode ser necessário incluir paginação para melhorar o tempo de processamento.

20. Dados em uma tabela: Verificar se o texto contido em uma tabela possui alguma ordenação, se o alinhamento dos campos estão de acordo com o padrão especificado.

21. Alerta de Confirmação: É importante que hajam alertas de confirmação em botões cuja ação é de excluir ou cancelar uma operação. Criar casos de teste que verifiquem se ao clicar em ‘Não’, o sistema realmente Não Exclui ou Não Cancela a operação.

Fonte: Grupo de Testadores de Software

Livro “Simplificando Teste de Software

Anne Caroline Rocha é autora do livro “Simplificando Teste de Software”, que aborda o tema de Teste de Software utilizando uma linguagem simples e didática, ideal para quem está começando na área. Em 2020, escreveu o ebook “Investir ou não em teste de software?”. Clique aqui para adquirir o livro!

Ela acredita que compartilhar conhecimentos é a chave para um mundo melhor.

--

--