Como elaborar um Roteiro de Testes

Anne Caroline Rocha
gtsw
Published in
3 min readJul 29, 2020

O Roteiro de Teste é uma maneira de realizar testes manuais em softwares, como por exemplo, em Testes Funcionais. Este roteiro é elaborado a partir dos documentos de especificação de um determinado caso de uso, como: especificação funcional, guia de interface e modelagem do banco de dados. O roteiro de teste também é conhecido como Projeto de Teste, Script de Teste ou Especificação de Teste. Ele é importante no momento da execução dos testes, pois o testador consegue realizar uma sequência de passos de forma prática, sem a necessidade de consultar todos os documentos de especificação no momento dos testes, podendo ficar focado apenas na execução dos testes.

Além do que é especificado pelo cliente, o roteiro de teste também possui procedimentos que testam a eficiência do sistema. Em geral um roteiro de teste é composto por um conjunto de Casos de Teste, mas além dos casos de teste há também as seções de Localização e de Objeto de Teste, descritas a seguir.

As seções de Localização do roteiro de teste servem para definir em qual tela do sistema será executado um sub conjunto de casos de teste, os quais fazem parte daquela localização. A Localização pode ser escrita da seguinte forma: Tela Consultar Funcionários > Tela Manter Funcionários.

Estrutura de um Roteiro de Teste (Fonte: GTSW)

Uma Localização pode conter 1 (um) ou mais Objetos de Teste, onde este pode ser definido como a ideia global de um conjunto de Casos de Teste. Por exemplo, na localização descrita anteriormente, Tela Manter Funcionários, um possível Objeto de Teste seria Cadastro de funcionários no sistema. Outro objeto de teste para esta mesma localização poderia ser Alteração de funcionários no sistema.

O Objeto de Teste pode conter 1 (um) ou mais Casos de Teste, pois são nos casos de teste onde estão inseridos os procedimentos necessários para a execução de um determinado teste no sistema.

Um Caso de Teste é composto por uma descrição, por uma pré-condição, pelo procedimento e pelo resultado esperado, que será definido a seguir.

  • Na descrição está descrita a ideia específica do caso de teste;
  • A pré-condição é um requisito para o comportamento do sistema antes da execução do caso de teste;
  • No procedimento estão os passos para a execução do caso de teste, este procedimento não deve fugir do foco descrito na descrição do caso de teste;
  • O resultado esperado descreve como o sistema deveria se comportar após a execução do procedimento do caso de teste.

Vídeo sobre o tema:

Vídeo sobre a criação de roteiro de teste ou plano de teste para testar um software.
Parte 2 — Criação da tabela do roteiro de teste ou plano de teste no Confluence do Jira.

Curso para iniciantes em teste de software

Se tiver interesse no curso, acesse o link: https://bit.ly/3xdEeTa

O curso está sendo elaborado de acordo com o perfil dos interessados. Se você também tem interesse acesse o link: https://bit.ly/3xdEeTa

Livro “Simplificando Teste de Software

Anne Caroline Rocha é autora do livro “Simplificando Teste de Software”, que aborda o tema de Teste de Software utilizando uma linguagem simples e didática, ideal para quem está começando na área. Em 2020, escreveu o ebook “Investir ou não em teste de software?”. Clique aqui para adquirir o livro!

Ela acredita que compartilhar conhecimentos é a chave para um mundo melhor.

--

--