Se você quer mudar o mundo, comece pensando em mudar paradigmas.

GuestAlt
GuestAlt
Published in
3 min readMay 24, 2017

Como uma abordagem holística pode ser decisiva na construção de um futuro sustentável?

Para encarar os desafios de despertar nas pessoas o ativismo e engajá-las num consumo mais consciente, foi preciso, antes de mais nada, definir nossa identidade ao olharmos para sustentabilidade entendida dos pontos de vista econômico, social e ambiental. Como em qualquer questão que precisa ser resolvida, tivemos também que nos aprofundar para chegar às suas raízes. Acho até que cavamos fundo demais…

Convenhamos, o termo sustentabilidade está manjado. Se não estivesse, não seria necessário justificarmos nossa visão. Nosso foco principal é causar um impacto positivo, tanto ambiental e social, como também cultural e financeiro. Fazemos isso promovendo iniciativas verdadeiras, que prezam vestir a camisa do desenvolvimento sustentável não por aparência, mas por manifestar na prática seus princípios. É assim que colocamos a mão na massa, ajudando aqueles que visam atender às necessidades de quem vive o futuro hoje, reivindicando a preservação da vida deste planeta e de todas as vidas nele habitadas. Digo viver e não apenas sobreviver porque coexistimos com um mundo abundante e merecemos apreciá-lo. Fazer isso é direito de todos e, a fim de que cada um de nós possa ter qualidade de vida hoje e amanhã, precisamos trabalhar firmemente para quebrar paradigmas.

É assim que cultivamos a filosofia holística em nosso DNA, de forma que sua mensagem esteja expressa em todas as nossas funções. O holismo (holos, do grego, quer dizer o todo, inteiro) designa um modo de pensar e perceber a realidade em que nada pode ser explicado pela mera ordenação ou disposição das partes, mas antes pelas relações que mantêm entre si e com o próprio todo. O pensamento holístico é necessário para uma nova consciência ecológica e uma nova postura ética.

Nós, da GuestAlt, nada mais somos do que um grupo de pessoas, isto é, seres humanos. E ser humano, demasiadamente humano reflete nas maneiras como agimos, em que sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram e se reforçam com liberdade plena em todas nossas interações. Diferente de um conjunto de departamentos que executam atividades isoladas a partir de uma visão mecanicista e de concepções analíticas, nós nos percebemos como uma série de processos e atividades interligadas. Nosso desenho organizacional, sem formas ou limites definidos, estabelece as relações entre as partes e o todo da nossa empresa, incluindo nossos clientes e parceiros. Isso tanto de um indivíduo com o outro, como também na harmonia com o nosso meio, em que nos conectamos e refletimos sobre a essência da nossa natureza. Integramos cabeças-corações-e-mãos multipotenciais e equipes interdisciplinares, adaptáveis às circunstâncias, exercendo sociocracia, liberdade de comunicação e, principalmente, valorizando características pessoais e subjetivas.

Baseados nessas ideias, acreditamos que esta intervenção é a melhor forma de desenvolver uma ação transformadora no mundo em prol do bem-estar sistêmico. Em suma, traçamos um modelo de negócio e de gestão fundamentados na completa sinergia entre todos os agentes envolvidos que, mesmo em diferentes ações, se juntam ao promover uma única causa: a sustentabilidade radical.

--

--