Cobertura das eleições de 2022

Juliofk
2 min readOct 5, 2022

--

Domingo, 2 de outubro é chegado o dia de escolher os melhores candidatos possíveis para governar o nosso país durante o próximo mandato, é um dever de todos votarem, inclusive dos eleitores que possuem alguma deficiência, pensando nisso, as urnas possuem teclado em braile e os eleitores podem votar com o auxílio de um acompanhante.

Dona Mônica, 44 anos de idade, mãe de três filhos, moradora de Campo Grande é uma pessoa muito engajada nas situações políticas de seu país, desde que tirou seu título de eleitor, nunca deixou de exercer sua cidadania, entretanto devido a uma viagem a trabalho a Portugal, a mesma optará por justificar seu voto dessa vez.

Assim como Mônica, muitos brasileiros não votaram e a taxa de abstenção do Brasil e do estado do Rio de Janeiro, subiram quase 3% em relação ao ano passado.

Ela costuma votar em Campo Grande, zona oeste do RJ, no colégio eleitoral Dimitri Marques, na zona 245, onde aproximadamente 107 mil pessoas estão aptas a votar, seus relatos sobre a sua zona e a seção 210, são os melhores possíveis, sempre enfrentou poucas filas e recentemente o colégio recebeu algumas obras, tornando-o ainda mais acessível com a implementação de mais rampas em sua estrutura.

Imagens retiradas do Google Maps

Acompanhei um dos filhos de Mônica no dia da votação, Marcos Vinicius ele vota no mesmo local que sua mãe, observamos que o lugar era realmente acessível aos deficientes haviam rampas em todas as entradas e o prédio era bem cuidado, ao lado da sua zona eleitoral, havia outra e além disso era de fácil acesso aos transportes públicos.

Marcos Vinicius

Não havia boca de urna no entorno e muito menos fila, Marcos demorou menos de 3 minutos para registrar seu voto. Questionei alguns dos mesários sobre como tinha sido o fluxo de votantes ali e ele afirmou que foi bem tranquilo, que apenas na parte da manhã houve maior aglomeração e no restante do dia não houve sequer filas.

Marcos votou pela primeira vez com o auxílio e-titulo do aplicativo do TSE e rasgou elogios pela praticidade do mesmo, além de poder apresentar seu título virtual, você também consegue justificar seu voto em caso de uma possível ausência sua no dia das eleições.

--

--