Acessibilidade durante as Eleições do Rio de Janeiro 2022

BOCA ABERTA
2 min readOct 5, 2022

--

Dia 2 de outubro, domingo, 163 mil sessões eleitorais com associabilidade receberam eleitores com deficiência, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

As urnas tinham teclado em braille e os eleitores podiam votar com ajuda de acompanhante.

Na zona 7 votaram 111.138 eleitores. Na rua Antônio Basílio, Colégio Elza Campos havia 1 deficiente auditivo, 3 com dificuldade de locomoção, 1 deficiente visual e outros que precisaram de acompanhamento.

Imagem retirada do Google reprodução

David Salomão, 65 anos, morador da Tijuca, havia feito recentemente um transplante de fígado e precisou de acompanhante para votar.

Aparentemente o estabelecimento era acessível a deficientes, não havia escadas, era um local pequeno e tinha filha prioritária para os deficiente e idosos.

A acompanhante Jessica Salomão, sobrinha de David precisou ajudá-lo a se locomover pelo local. Ela falou que conhecia algumas pessoas da Zona que se sensibilizaram com a situação do tio porque ele estava com muita dificuldade de andar por conta da dor.

Na volta, passando pelo colégio Santa Tereza. de Jesus na Rua São Francisco Xavier 11, percebi que havia uma enorme quantidade de pessoas reclamando sobre a organização do estabelecimento. Uma fila absurda com mais de 200 pessoas para votar, eram 16:30h e muitos eleitores acabaram desistindo de votar e justificaram o motivo no e-Título.

--

--

BOCA ABERTA

Bem vindxs ao de Boca Aberta! Aqui você encontra entretenimento e informação de primeira 💗