Filas e falta de acessibilidade dificultam votação em Copacabana

Corredores lotados e lances de escadas sem opção de elevadores prejudicam a votação na zona eleitoral 005 do bairro majoritariamente idoso.

maria.montanha
ACESSIBILIDADE — ELEIÇÕES 2022
3 min readOct 4, 2022

--

Durante o último domingo de eleição, muitas pessoas encontraram dificuldades em acessar suas seções eleitorais. O senhor Plinio Ramos se deparou com grandes lances de escada e filas na zona eleitoral 005 de Copacabana quando foi votar. Com o tornozelo operado e de muletas, votar foi doloroso para o morador. Ele vota nessa seção carioca desde pequeno, porém nunca encontrou nenhum projeto de acessibilidade nesse colégio eleitoral de Copacabana.

Esse problema se repetiu em diversos locais de votação no bairro. Combinado com o fato de quase 44 mil moradores de Copacabana serem idosos segundo o IBGE, muitos locais de votação são escolas que aparentam carência de investimento em infraestrutura de acessibilidade como tantos outros do estado. A zona 005 do bairro fica próxima ao metrô Cardeal Arcoverde e de pontos de ônibus para diversos locais o que facilita o acesso e aumenta q quantidade de pessoas presentes. Por conta desse fator e também da falta de organização na zona, o dia foi marcado por longas e demoradas filas ocupando até escadas.

No entanto, o primeiro turno da zona 005 também foi marcado pela quantidade de abstenções com cerca de 38.529 pessoas ausentes. Esse número não aparece fora da média nacional, uma vez que o ano de 2022 bateu recordes de abstenção marcando 20, 95% dos eleitores, quase 33 milhões, superando o ano de 2018 que teve 20,3% quase 30 milhões de eleitores no 1º turno.

A evolução da acessibilidade nas votações brasileiras

Para além de deficiências e dificuldades motoras, essa eleição foi marcada por uma grande mobilização de acessibilidade. Todas as urnas eletrônicas tiveram tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de Libras foi apresentado em todas as 577.125 urnas. Pelo vídeo, a tradutora indicou a eleitores o cargo em disputa na votação. Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados, também foram disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome do candidato.

De frente com esse altíssimo número de abstenções, é preciso relembrar a importância do voto. Só assim é possível mudar os rumos do país e fazer as mudanças necessárias. Caso precise justificar sua ausência, isso pode ser feito no aplicativo E-Título ou no portal do TSE. Fique atento à data do segundo turno, dia 30/10 e compareça no seu compromisso com a cidadania.

Fontes:

https://www.poder360.com.br/eleicoes/abstencao-em-2022-vai-a-209-e-supera-2018

TSE reforça ações de acessibilidade para as eleições — Jornal Correio (correio24horas.com.br)

Resultado da Votação — Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (tre-rj.jus.br)

IBGE: Copacabana é o bairro mais “idoso” do País — ISTOÉ Independente (istoe.com.br)

Falta 1 dia: se não puder comparecer à seção eleitoral, saiba como justificar a ausência — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br)

Por: Maria Clara Montanha

--

--