Eleições em Rio das Ostras, 2022

Isabela Braz
3 min readOct 5, 2022

--

Acessibilidade

Camila Braz, uma mulher de 43 anos de idade, tem boas condições de saúde. Entretanto, no dia 28 de setembro, foi surpreendida por uma crise de apendicite e precisou fazer uma cirurgia de emergência. Ela teve alta do hospital dois dias depois do procedimento e não quis deixar de exercer seu papel como cidadã brasileira e, mesmo recém-operada, foi votar.

Chegando à zona eleitoral 184, na cidade de Rio das Ostras, no interior fluminense, o pai dela, de 77 anos, precisou parar o carro cerca de 200 metros de distância para ir pedir informações sobre acessibilidade para a filha. Depois da autorização do guarda, ele pôde estacionar o veículo em uma vaga prioritária. O local tinha apenas um portão aberto onde havia pessoas entrando e saindo ao mesmo tempo, diferentes dos outros anos.

A entrevistada relatou que não disponibilizaram uma cadeira de rodas e havia degraus para acessar a sala de votação, mesmo estando no primeiro andar. Disse ter ficado com medo dos outros eleitores esbarrarem nela durante o percurso. Ela afirmou ter tido prioridade depois que seu pai avisou sobre suas condições e, por isso, não precisou aguardar horas na fila e pôde se sentar.

*Camila não quis ser identificada, mas autorizou a utilização da imagem para evidenciar o porquê da necessidade de acessibilidade ao local de votação.
*Imagem retirada da Internet — zona eleitoral 184 em Rio das Ostras (RJ). Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins

Camila não é a única que precisou de atendimento “especial”. De acordo com o site do TSE, 1.271.381 de eleitoras e eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, entre as mais de 156 milhões de pessoas aptas a votar nas Eleições 2022 e, assim como o total do eleitorado cresceu desde as Eleições Gerais de 2018, aumentou também a quantidade de pessoas, aptas a votar, que informaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida no período. Quatro anos atrás, eram 939.915, passando para mais de 1,2 milhão no pleito deste ano, o que representa um crescimento de 35,27% entre uma e outra eleição. Desse total, 30,47% declararam ter algum tipo de deficiência de locomoção,13,3% visual e 7,97% auditiva.

Segundo o Calendário Eleitoral, a eleitora e o eleitor nessas situações tinham o prazo até o dia 18 de agosto para solicitar a transferência para uma seção com maior acessibilidade. As seções especiais são espaços adaptados pela Justiça Eleitoral que oferecem fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto.

O requerimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral pela própria pessoa interessada, munida de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador. As urnas eletrônicas que foram utilizadas nas Eleições 2022 contaram com duas grandes novidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual, e outra para pessoas com deficiência auditiva.

O TSE divulgou os principais dados do pleito. O número de abstenções nesse ano chegou a mais de 31 milhões no país, o que representa mais de 20% do eleitorado. Foi a maior porcentagem desde 1998. Já especificamente Rio das Ostras (RJ), cidade da entrevistada, teve 20,94% de abstenção, segundo o Portal G1.

Isabela Braz

--

--