Fachada do Instituto Gaylussac, no bairro de São Francisco, Niterói.

Eleições na cidade de Niterói

--

Neste primeiro dia de eleição, pudemos acompanhar a rotina da Dona Ilza Heizer, de 94 anos, uma das 269 eleitoras que passaram pela sua zona eleitoral. Dona Ilza já está acostumada a acordar cedo diariamente, e neste domingo não foi diferente. Já estava pronta para ir às urnas na primeira hora de votação. A eleitora votou no Instituto Gaylussac, localizado na 72ª zona eleitoral do município de Niterói. Ela optou por ir caminhando, já que mora há poucos quarteirões do local de votação, realidade de muitos outros eleitores. Para aqueles que não residem nas proximidades, existem dois pontos de ônibus que dão acesso ao local, sendo o mais próximo a dois quarteirões, na Avenida Presidente Roosevelt. Basta descer no ponto e seguir rua abaixo para localizar a escola.

Ao entrar na escola, que conta com uma pequena escada e uma rampa de acesso, os eleitores são recebidos por dois mesários, que ficam ao lado de um quadro com indicações de todas as sessões localizadas naquela zona. Basta se aproximar para identificar a sua e, em caso de dúvida, comunicar os dois instrutores.

O instituto conta com diversas sessões na quadra, que é espaçosa e fica no térreo. Foi lá mesmo que a Dona Ilza pôde deixar seu voto. É o local mais acessível dentro da escola, e mesmo tendo um degrau mínimo, existe um aviso ao lado para alertar a população. Por sorte, nossa eleitora não precisou aguardar em uma fila. Não era a mesma realidade para o restante das sessões da quadra, mas nenhuma fila era grande o suficiente para gerar desorganização no local.

No segundo andar, a equipe da organização se estendeu em aproximadamente 12 salas para realizar a votação. São dois lances de escada, que podem ser evitados pelo elevador. A questão é que, por ser uma escola grande, alguns corredores estavam com o acesso bloqueado, impedindo o acesso intuitivo ao elevador. Então, para chegar até o elevador, é necessário comunicar algum mesário da equipe, ultrapassar esse bloqueio e passar por um corredor de fila, já que uma das salas também é utilizada para votação.

Ao menos, nesta zona eleitoral não houve indícios de boca de urna, que na maioria das vezes deixam as ruas cheias de lixo. Não havia panfleteiros ou bandeiras expostas na entrada do local, mantendo a ordem geral das pessoas que passam por lá.

Sobre as estatísticas na zona eleitoral 072, apenas 16,71% se absteve das votações, totalizando 54 pessoas. Destes, 46 se abstiveram por conta da idade, segundo o site de resultados do TSE. Por incrível que pareça, tendo em vista que essa escola se localiza em uma área nobre de Niterói, o candidato Lula esteve à frente por 37 votos. 29 pessoas votaram nulo e 55 pessoas votaram em branco. Para presidência, 3 votos foram nulos e 2 foram em branco.

--

--