Personagem

Rodrigo Zattar
2 min readOct 5, 2022

--

Mesmo com seus 79 anos, dona Maria Lucia continua indo votar e exercendo seu papel como cidadã. Ela disse que desde mais nova vota e pretende votar ate suas forças deixarem, para estar sempre buscando o melhor para as gerações mais novas de sua família e o povo em geral. Ela vota na Universidade Veiga de Almeida e disse que não teve problemas para acessar seu local de voto, não ficou muito tempo esperando na fila e a prioridade para idosos estava sendo respeitada. Alem disso, contou que todos os mesários foram muito atenciosos com ela e a ajudaram explicando todo o processo dentro da sala de voto. Ela não foi sozinha votar, seu neto Igor de 12 anos estava acompanhando a mesma e confirmou que foi tudo organizado para sua avó votar.

Estatísticas:

No ano de 2022 o número de cidadãos que não votaram aumentou em relação a 2018 e chegou a marcar de 32 milhões de pessoas aptas que não foram votar. Na minha zona eleitoral, zona 229, na Universidade Veiga de Almeida, houveram 112 mil abstenções, totalizando 0,878% das mesmas, esse numero foi maior do que nas últimas votações no local.

Zona e. Seção Eleitoral

Em relação a zona eleitoral em questão, na Universidade Veiga de Almeida, localizada na tijuca, apuraremos seus aspectos de acesso e localização. Essa zona esta na tijuca, perto do maracanã, um local movimentado, de bastante moradia e uma estrutura boa nas ruas. A área em torno dessa zona é relativamente tranquila, não possui locais perigosos e recebe um policiamento. É um local de fácil acesso, fica perto de duas estações de metro, a de São Cristovão e a da Afonso Pena, além de diversos pontos de ônibus para seu acesso.

Por ser uma faculdade, possui estrutura para pessoas com algum tipo de deficiência, em suas entradas e no interior tem ladeiras e corrimãos, além de estrutura para cegos conseguirem se locomover.

Organização

Na seção eleitoral da Veiga de Almeida, foi bem tranquilo em relação a boca de urnas e protestos, não foi uma área tomada por papéis e bandeiras na porta e nem nada to tipo. No interior da faculdade, as filas estavam bem organizadas, as salas todas numeradas, com pessoas nas portas ajudando a todos. Os idosos que chegavam nas filas eram prioridade para o atendimento quase que de imediato. Na porta e no interior possuía segurança e acredito que todos tenham se sentido seguros e confortáveis de votarem nessa zona eleitoral.

. Zona eleitoral:

Personagem:

--

--