Empresa tradicional ou uma startup? Entenda o qual é o modelo de negócios ideal

Nem toda empresa nasce igual. Isso porque tudo depende de quais são os planos que o empreendedor faz para ela. Você pode ter o desejo de abrir um negócio tradicional, como um restaurante, uma loja ou uma padaria. Mas se pretende um modelo de negócio escalável (que permita o crescimento sem influenciar no modelo de negócios), talvez abrir uma startup seja mais aconselhável.

Os caminhos e as rotinas de cada um desses tipos de empreendimentos são diferentes, e nesse artigo eu vou te explicar direitinho qual é a diferença entre uma e outra! Você é empreendedor ou pretende abrir um empreendimento? Então entenda qual é o modelo de negócios ideal para você!

Startup ou modelo de negócio escalável

Uma startup é uma empresa que desde o seu nascimento é projetada para crescer e ser uma grande empresa! Você deve estar pensando: mas não é o que todo empreendedor quer para a sua empresa? A resposta é não! Para ter um modelo de negócio escalável, também é necessário muito, mas muito trabalho e planejamento. E nem todo empresário visa isso para sua empresa. Alguns negócios são projetados para sobreviver e permanecerem pequenos e controláveis. Não há nada de errado nisso.

Mas se você quer iniciar uma startup, deve estar atento para os caminhos a serem percorridos. Em primeiro lugar, a startup normalmente surge por conta de uma oportunidade identificada, uma tendência, a descoberta da solução para um problema! Quanta responsabilidade, não é? Para cumprir com os objetivos, um modelo de negócio escalável precisa de muito trabalho e investimento para dar certo. E, ainda assim, o risco é bastante alto, por se tratar de um negócio inovador.

As pessoas que trabalham em uma startup também vivem em um clima de incertezas e precisam ser bastante pacientes e persistentes para continuar se esforçando em prol do sucesso. Com relação aos investimentos, uma empresa com potencial inovador normalmente precisa sair em busca de investidores que apostam em uma ideia, produto ou serviço inovadores. E o empreendimento também tem que ser planejado de modo a crescer em receita, mas continuar com baixos custos e sem que isso tenha influência no modelo de negócios. Entendeu como funciona uma startup? Então continue lendo o artigo para eu te explicar como funciona o modelo de negócios tradicional.

Modelo de negócios convencional

Enquanto uma startup normalmente nasce motivada por uma oportunidade, a empresa tradicional muitas vezes surge pela necessidade. Por isso, seu planejamento todo é feito visando, na maior parte, a sobrevivência e o retorno do valor investido. O empresário e a equipe que trabalham em uma startup precisam dedicar muito tempo e muito esforço simplesmente para inserir um determinado produto ou serviço no mercado.

Um negócio tradicional também precisa de muita dedicação, mas para fazer um planejamento financeiro rigoroso, gerenciamento de estoques, contratar funcionários que desempenham funções específicas e elaborar um plano de marketing direcionado para a clientela. É um planejamento mais rígido, que tem como resultado um crescimento menor. Isso não significa que o empreendimento não vá crescer! Mas como uma empresa tradicional encara bem menos riscos, a concorrência também é maior, então o crescimento muitas vezes é limitado.

Deu para entender qual a diferença entre os dois modelos de negócio? Então, se quiser saber como ser o dono de uma startup, sugiro que leia esse artigo sobre como abrir a sua!