Network: aprenda a fazer e cresça nos negócios

Guia Empreendedor
Guia Empreendedor
Published in
2 min readJun 10, 2014

Tem uma coisa bem legal que um amigo meu jornalista me disse uma vez, que guardo para mim até hoje e aplico muito no dia a dia da minha empresa: você não precisa saber, precisa ter o telefone de quem sabe.

Saiba Mais

Dica valiosa para obter visões diferentes sobre o seu negócioHistórias de 4 empreendedoras brasileiras para você se inspirarComo empreender: 7 dicas para tirar a empresa do papel

Isso vale para muitas coisas da rotina: contratação de equipe, escolha de fornecedores e, principalmente, algo que prezo muito, o networking. Esta palavra chique não quer dizer nada além de relacionamento e rede de contatos. E isso pode parecer totalmente dispensável, mas não é.

Bons contatos ajudam na hora de fazer melhores negócios, indicar clientes, se forem concorrentes são ótimos para gerar benchmarking, e dão uma força em momentos de dificuldade, indicando caminhos e saídas que ainda não conhecemos.

Não importa se você atua vendendo produtos ou serviços, o ideal é se rodear de gente que conheça o mercado no qual você atua.

Veja, abaixo, algumas dicas:

  • Eventos: procure feiras, encontros, reuniões, etc, que sejam relacionadas com a sua atividade.
  • Pessoas-referência: busque também pessoas que você considera referência naquele mercado e, mesmo sem as conhecê-las, mande um e-mail se apresentando e dizendo que as admira. Construa um relacionamento com elas, chame-as para almoços (e pague a conta) e mostre total interesse em aprender com elas.
  • Redes sociais: veja se há grupos de discussões em redes sociais que sejam relacionados ao seu ramo de atividade e comece a participar ativamente, não somente fazendo perguntas, mas compartilhando suas experiências.
  • Instituições representativas: a área na qual você atua tem algum sindicato ou associação representativa? Vá atrás dele, se apresente, mostre sua ideia e fique por dentro dos circuitos de relacionamento e discussões que a entidade promove.
  • Compartilhe seu conhecimento: compartilhar o conhecimento é essencial para ser visto, assim como a pessoa que você buscou como referência no item 2. Faça um blog, publique artigos, dê palestras (mesmo que gratuitas no começo). Quanto mais pessoas perguntarem a você e lhe apresentarem suas situações, mais você aprende com a experiência do outro e mais se sente impelido a se desenvolver.

Estas são algumas dicas que pensei de bate-pronto. E o que você acha? Quais atividades faz para criar relacionamento?

E já sabe: se tiver uma dúvida, comente este post. Toda sexta-feira, o #ClicoResponde a uma questão.

[button link=”http://www.guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/" target=”blank” color=”8BC751" icon=”fa-check” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

--

--

Guia Empreendedor
Guia Empreendedor

Canal de conteúdo do Vouclicar.com, onde você encontra tudo aquilo que sempre quis saber sobre como se dar bem com a gestão da sua empresa.