10 ferramentas para acompanhar a política em números

Renata Caroli
Guia Livre
Published in
5 min readJun 19, 2020

Precisamos estarmos sempre atualizados com o que tem acontecido em nosso país e principalmente, como os políticos estão trabalhando nas funções designadas ou até mesmo para escolhermos em quem votar. Confira essas plataformas:

1)Mudamos é um aplicativo que nos possibilita a coleta assinaturas eletrônicas em projetos de lei de iniciativa popular, de uma maneira bem segura. No aplicativo é usado o mesmo sistema de segurança usado em apps de internet banking. Revolucionando a relação entre eleitores e seus representantes, a plataforma apresenta diversos projeto de lei de iniciativa popular para assinatura nos níveis municipal, estadual e nacional. Além de possibilitar a criação de um projeto de lei e compartilhar em suas redes sociais e engajar pessoas em causas!

2)O Monitora, Brasil é um aplicativo da acesso a qualquer pessoa pesquisar e monitorar o que os Deputados Federais estão fazendo na Câmara dos Deputados. Com a plataforma, é possível verificar os projetos propostos, rankings, Twitter e outras informações.

A plataforma pode ser uma ferramenta útil para que os eleitores brasileiros possam monitorar seus representantes e contribuir para a atividade política transparente.E o melhor de tudo é ter certeza da sua veracidade, pois todas as informações exibidas pelo programa são extraídas do site da Câmara dos Deputados.

3)Meios de comunicação com alta concentração de propriedade e audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiada por interesses econômicos de grandes grupos. Falta de transparência na propriedade e na distribuição da publicidade oficial, concentrada nos meios simpáticos às reformas do governo. Tudo isso possibilitado por um marco regulatório antigo, permissivo e ineficaz. Esses são alguns dos apontamentos deste especial, que traz resultados do Monitoramento da Propriedade da Mídia, realizado pelo Intervozes, em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras.

4)Para motivar a todos a fiscalizarem todos passos dos seus representantes políticos, foi criado o projeto Vote na Web . Que reúne em uma plataforma todos os projetos de lei que entram em votação na Câmara ou no Senado. E para os amantes da política, também é possível que o internauta tenha o gostinho de agir como político por alguns momentos, o Vote na Web cria uma página em que as pessoas podem ler o texto da lei e votar de acordo com suas convicções. A votação digital fica disponível enquanto o projeto estiver em tramitação no Congresso. Depois que ele é aprovado ou reprovado, a plataforma compara a escolha do público e a escolha feita pelos políticos. O site mostra os votos dos parlamentares, se foram contra ou a favor do projeto e de que região eles são. Tendo uma página exclusiva para cada deputado e senador, além de conter uma ficha técnica com suas origens e seu histórico na vida política.

http://www.votenaweb.com.br/

Obs: Atualmente, o site se encontra em manutenção para atualizar os dados dos parlamentares

5)O Basômetro é uma ferramenta muito usada no jornalismo de dados e tem como principal objetivo o auxílio das investigações, organizando milhares de dados que estão no site do Congresso Nacional, mas de maneira que é mais fácil e prática a sua visualização, além de ser de uso aberto, permitindo assim, que pessoas que não são assinantes do Estadão também analisem o comportamento em plenário dos parlamentares brasileiros.

É possível mensurar o apoio ou não que os parlamentares dão ao governo e de como eles se posicionaram nas votações legislativas. Cada político é representado por uma bolinha que possui a cor do seu partido.

6)O “Meios no Brasil” reúne informações coletadas e analisadas na investigação Estudo de Propriedade e Concentração de Mídia no Brasil, desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2009. Analisando as configurações de propriedade dos grupos de mídia e de telecomunicações no Brasil, o fluxo das fusões, aquisições e de investimento do capital estrangeiro e as políticas para o setor. A base de dados está ancorada nos relatórios de faturamento anual das empresas, em índices de audiência, média de circulação e no número de acessos em banda larga.

7)A plataforma “Transparência Brasil” oferece ferramentas de monitoramento de instituições públicas para a sociedade. Dando acesso a uma série de projetos que disponibilizam informações na Internet, como por exemplo: ferramentas que possibilitam a fiscalização e ajudam a pressionar a conclusão de obras de creche financiadas pelo Governo Federal, monitorar licitações, contratos e obras de escolas, conferir o financiamento eleitoral recebido pelos candidatos de 2002 a 2012, entre outras informações.

8)“O Globo” fornece infográficos que permite o acompanhamento de mapas de votação em cada município, assim, podemos identificar em quais municípios determinado candidato foi mais votado.

9)O Repositório de dados eleitorais do TSE, se baseia em uma compilação de informações brutas das eleições, desde as de 1945, tendo como seu principal público alvo pesquisadores, a imprensa e pessoas interessadas em analisar os dados de eleitorado, candidaturas, resultados e prestação de contas.

Os arquivos são disponibilizados em formato TXT, podendo ser importados para qualquer programa estatístico, base de dados ou planilha eletrônica. Infelizmente, os arquivos de 1994 a 2002 ainda estão incompletos, mas está sendo realizada uma revisão nas fontes de dados e, conforme forem avançando, os arquivos serão substituídos.

10) “Meu Congresso Nacional” foi o vencedor da I Maratona Hacker da Câmara dos Deputados, o site utiliza dados abertos do Congresso Nacional com foco na transparência (de leis, comissões e gastos) de todos os deputados e senadores, além dos gastos das campanhas parlamentares, incluindo as doações recebidas, permitindo que a população acompanhe e fiscalize os seus parlamentares.

--

--