5 ferramentas úteis para jornalistas

Deysiane Roulian
Guia Livre
Published in
3 min readJun 19, 2020

Passou o tempo em que as únicas ferramentas disponíveis para os jornalistas eram papel e caneta. Hoje, com o avanço da tecnologia, há diversos softwares e ferramentas que facilitam o dia a dia desses profissionais. Essas plataformas estão presentes desde a preparação de uma pauta à veiculação das reportagens.

1 –Social Buzz

O monitoramento das redes sociais é um dos recursos para saber sobre o que o público está falando e quais são os assuntos que interessam no momento. Também é uma forma de encontrar fontes, fotos e vídeos.

Para utilizar a plataforma é preciso se registrar com um e-mail e senha para ter acesso a pesquisas que podem ser amplas ou restritas. É necessário selecionar palavras-cheve, as fontes, o tipo de arquivo, a língua e a ferramenta realiza a pesquisa.

Os resultados aparecem como postagens e também em gráficos, organizados por rede social, data e hora, hashtags, usuários, links, etc. Existe a possibilidade de categorizar por sentimento (que o programa separa entre positivo, negativo e neutro). Além disso, todos os resultados podem ser exportados como planilhas. O pacote gratuito permite até 100 buscas em tempo real por dia.

2 — Converter

É uma ferramenta que converte arquivos de áudio de forma gratuita em todos os formatos. São mais de 300 tipos de formatos diferentes. Também é possível extrair áudio de um vídeo.

É possível usar o aplicativo baixando no celular ou de forma online. Para utilizá-lo, é preciso carregar o arquivo na abra “abrir”, esperar a leitura e depois apertar em “converter”. Assim, em poucos minutos, é possível ter um áudio no formato desejado.

3- Google Trends

É uma ferramenta do Google, com a qual é possível analisar dados essenciais para compreender o cenário de buscas por palavras-chave relacionadas ao um determinado conteúdo, como sazonalidade de intenção de buscas, picos de volume, geolocalização e consultas relacionadas.

É preciso digitar uma ou mais palavras-chave no campo Explorar tópicos para ter acesso às informações relacionadas ao tema buscado. A plataforma é totalmente gratuita.

4- Hunter.io

Por meio dessa ferramenta é possível encontrar o e-mail das pessoas das quais tentamos encontrar. É uma plataforma gratuita, além disso, faz com que economizemos tempo na hora busca por essa informação.

5- Tweetdeck

Além de acompanhar o Twitter, o Tweedeck permite criar listas de interesse, monitorar vários assuntos de uma só vez eorganizar listas com jornalistas que cubram as mesmas pautas, ou pessoas com cargos importantes para determinada editoria. É possível também fazer o monitoramento por palavras-chave, ex: política, sustentabilidade, economia.

--

--