6 plataformas que apresentam dados sobre(e para) a comunidade LGBT+
O último relatório do Observatório de Mortes Violentas de LGBTQIA+ no Brasil documentou 207 mortes violentas entre janeiro e agosto de 2021. A iniciativa foi tomada por coletivos, entre eles o Grupo Gay da Bahia, órgão que há mais de 40 anos apresenta um relatório anual de mortes de LGBTs no Brasil. Para ler o relatório completo, é só clicar aqui.
Nos últimos anos, outras plataformas começaram a reunir dados sobre e para a comunidade LGBTQIA+, seja sobre políticos aliados a essa causa ou um banco de empregos para pessoas trans, e mostrou que existem muitas expressões que precisam ser acolhidas pela sociedade e pelo Estado.
TODXS
‘TODXS’ é uma startup sem fins lucrativos que fomenta a inclusão da comunidade LGBT+ à sociedade graças a projetos de pesquisa, lideranças, educação e segurança. Há dois anos, foi lançado um aplicativo homônimo que se compromete a reunir dados sobre leis que aparam a comunidade em diferentes esferas e regiões, que podem ser filtradas por eixos (educação, inclusão social, família), anúncios de eventos, uma lista de órgãos pró-LGBT e um espaço para denúncias que são reunidas em um mapa de acesso público.
Clique aqui para baixar o aplicativo. Para conhecer melhor o trabalho da TODXS, acesse: https://www.todxs.org/
ACOLHE LGBT+
Outro projeto desenvolvido pela TODXS, e idealizado pela ong All Out, é uma plataforma chamada ‘Acolhe LGBT+’ que conecta pessoas LGBTs ao atendimento psicológico gratuito. O site ainda fornece um mapa de serviços, caso não exista um psicólogo disponível no momento, que revela informações sobre os espaços de atendimento distribuídos pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Em maio de 2021, o projeto disponibilizou uma série de quatro aulas sobre o papel da psicologia no cuidado de pessoas LGBT+. Se precisa de ajuda ou é um profissional interessado, clique aqui: https://www.acolhelgbt.org/
#VOTELGBT
Desde 2014, o coletivo #VoteLGBT busca visibilizar a representatividade na política brasileira. De lá para cá, ele realizou pesquisas durante as quatro eleições no país, promoveu candidaturas de pessoas LGBT+ e de candidatos aliados da comunidade. Em 2020, mais de 500 de pessoas LGBTs foram eleitas em todos os estados e o site reúne os dados sobre todos: nome, partido e município/estado. Para consultar a lista, clique aqui.
A plataforma também se preocupa com outras frentes e realiza pesquisas sobre o público das paradas no Brasil, em outro eventos, como o carnaval, e o impacto da pandemia da Covid-19 na saúde da comunidade LGBT+. Os dados podem ser acessados aqui: https://votelgbt.org/pesquisas
TRANSEMPREGOS
Com a cartunista Laerte integrando o time de idealizadoras do projeto, o TransEmpregos é um banco de vagas destinadas às pessoas trans de todos os estados do Brasil e diferentes níveis de escolaridade. Em seu relatório anual, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, foram abertas mais de 1.400 vagas para esse público. Para lê-lo na íntegra, clique aqui.
LGBTFLIX
Mais uma iniciativa do coletivo #VoteLGBT, o 'LGBTFLIX' se propõe a preencher o espaço deixado por grandes plataformas de streaming quando se busca produções que abordem vivências da comunidade. O acervo de curta-metragens reúne 250 produções que podem ser filtradas por cada letra da comunidade (L, G, B, T e +, está última se refere as pessoas trans, assexuais, interssexuais e queer).
O projeto feito de forma voluntária é alimentado por curtas já publicados no YouTube ou Vimeo. Ele também abre o espaço para indicações do público. Quem estiver interessado em maratonar curtas no fim de semana é só clicar nesse link aqui: https://votelgbt.org/flix. Caso conheça ou tenha uma produção que poderia participar da curadoria, é só preencher esse formulário.
MAPA LGBT
Há dois anos, o coletivo #VoteLGBT (olhe ele aqui de novo) começou a mapear espaços oferecidos a comunidade LGBT+ em São Paulo. O projeto foi além de lugares e também reúne dados sobre grupos de interesse, festas, equipamentos públicos, centros de referência, espaços de cultura, esporte, jogos de tabuleiro, grupos religiosos, serviços de saúde e muito mais. As informações podem ser filtradas no site por tags: Comunidade, Cultura, Serviço e Fervo.
Para acessar o mapa, basta clicar nesse link: https://votelgbt.org/mapa