Dados e reportagens sobre o trabalho escravo em áreas do Brasil

Cassiel Macêdo
Guia Livre
Published in
4 min readNov 23, 2020

A investigação sobre o trabalho escravo no Brasil agrupa um grande número de dados governamentais, organizacionais e jornalísticos durante anos. Veja abaixo a seleção de reportagens multimídias, aplicativo, mapas e banco de dados que abordam as inspeções do trabalho escravo nas diversas áreas do Brasil, com recortes de raça, gênero, geográfico e de classe, além dos casos de libertos.

1 — Repórter Brasil

O começo do guia é com os dados e infográficos da organização Repórter Brasil, com os números de 1995 até 2015 de processo de fiscalização realizado no Brasil. O banco de dados em imagens é um trabalho conjunto do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

O estudo aborda a quantidade de estabelecimentos inspecionados por ano, a progressão de fiscalizações e as operações de fiscalização realizadas por ano.
Ainda é utilizado para pesquisas históricas, mas não é mais atualizado.

2 — SmartLab Brasil

O mapa geográfico do SmartLab de um estudo sobre a erradicação do trabalho escravo e do tráfico de Pessoas. Trabalho de pesquisa do Laboratório com apoio do Conselho Nacional do Ministério Público e International Labour Organization (ILO).

A partir de mapas detalhado de cada estado do Brasil, os dados mostram o contexto histórico geográfico, perfil dos casos de trabalho escravo, operações em combate e mudanças migratórias nacionais.

A atualização não é mais realizada, mas tem uma vasta base para entender de onde há mais casos e onde é mais combatido entre 2003 e 2018.

3 — Moda Livre

O aplicativo Moda Livre desenvolvido pela Repórter Brasil detalha como as marcas combatem o trabalho escravo, com nome das empresas e com ranking em metodologias de pontos.

Com atualizações frequentes, o app é para quem curte moda e consume produtos de lojas de diversas de roupa. Traz informações sobre ações adotadas pelos principais varejistas do país para evitar este crime. É desenvolvido pela Agência Mobidick e atualizado conforme o uso do app e também do site.

4 — Pública

A reportagem multimídia do veículo Pública com apresentação de um mapa de estabelecimentos incluídos no cadastro do trabalho escravo e infográfico de setores dos empregadores na lista do trabalho escravo e número de empregadores na lista do trabalho escravo por estado.

A fonte do estudo é do Cadastro de empregadores do Ministério do Trabalho e foi atualizado até o ano de 2017.

5 — G1 — Globo

Mais uma reportagem multimídia do G1, com vídeo sobre o fim da escravidão e com quem foi afetado pela escravidão, além de um mapa (desativado) das dez cidades com mais trabalhadores aliciados de 2009 a 2014.

A matéria apresenta dados de cada setor que explora, as operações realizadas e libertados. As fontes são do Ministério do Trabalho e Emprego, Comissão Pastoral da Terra, Câmara e Senado.

6 — Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Este banco de dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o trabalho técnico do Trabalho Escravo no Brasil. O arquivo apresenta as operações e inspeções de 1997 a 2017, a separação de gênero e raça e principais atividades econômicas envolvidas

Tem relevância na questão de raça e gênero, mas não em mais atualizado. Os dados são do Ministério do Trabalho.

7 — Aos Fatos

A reportagem multimídia do Aos Fatos traz dados, por meio de ilustração e informações de veículos como FOLHA, UOL, BBC Brasil, EBC e organizações do Planalto, Senado, Secretaria de Inspeção do Trabalho, Secretaria do Trabalho e Repórter Brasil.

O Aos Fatos juntou leis, desenhos, dados e como denunciar os crimes de trabalho de escravo. A reportagem não traz atualizações para 2020, mas reúne diversas informações e dados importantes sobre o assunto.

8 —Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT)

O banco de dados do Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia, com informações de trabalho escravo encontrado na área rural e urbana e tráfico de pessoas do Brasil.

O Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil é atualizado regulamente e tem grande importância para dados do Brasil, usado em reportagens e estudos.

--

--