Plataformas que tratam sobre a violência contra a mulher
Algumas plataformas de dados sobre a violência contra a mulher
Por: Amanda Oliveira e Ana Júlia Bastos
1-EVA
EVA é uma plataforma de visualização que inclui conteúdo relevante para informar políticas públicas voltadas para a prevenção, redução e eliminação da violência contra mulheres na América Latina. A ferramenta mapeia casos de diversos tipos inicialmente em três países: Brasil, Colômbia e México. Os dados, que chegam ao nível municipal, estão detalhados por idade, raça e tipo de instrumento utilizado. A plataforma mostra também a evolução dos direitos humanos das mulheres e da igualdade de gênero, e explora a implementação de iniciativas focadas na violência contra mulheres.
2-Instituto Patrícia Galvão
O Instituto Patrícia Galvão monitora e concentra as pesquisas mais recentes relacionadas às violências contra as mulheres no Brasil. A plataforma pretende estimular e subsidiar a divulgação de informações e o debate sobre questões críticas em relação à violência contra as mulheres no Brasil.
3-Gênero e Número
A Gênero e Número é uma empresa social que produz e distribui jornalismo orientado por dados e análises sobre questões urgentes de gênero e raça, visando qualificar debates rumo à equidade. A partir de linguagem gráfica, conteúdo audiovisual, pesquisas, relatórios e reportagens multimídia alcançam e informam uma audiência interessada no assunto.
4-Posso provar
A plataforma foi criada com o intuito de recolher provas digitais em defesa da mulher contra violência com validade jurídica.
5-Relógios da Violência
O Relógios da Violência traz mais acessibilidade e transmissão de informações principalmente para as mulheres brasileiras. O site informa sobre os principais assuntos e dados sobre violência contra as mulheres.
6-Direitos Humanos BR
O aplicativo do governo é uma ampliação do Disque 100 e do Ligue 180. No Direitos Humanos BR tem um passo a passo completo para que a denunciante registre a reclamação, também é preciso fazer um cadastro para registrar. Além de violência contra a mulher, lá são aceitos registros de violência contra crianças ou adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e outros grupos sociais.
App disponível na Play Store e Apple Store.
7 -Eu Sou a Gloria
Eu sou a Gloria é uma plataforma de inteligência artificial voltada para o combate à violência contra a mulher. O contato é feito através de canais de comunicação disponíveis na web. As mulheres são atendidas pela inteligência virtual. O projeto Gloria está no papel e depende da consolidação de parcerias para entrar em vigor.