Veículos de mídia e produtores de conteúdo nerd e geek
A cultura nerd já existe há muito tempo, mais precisamente desde os anos 50, onde as primeiras pessoas que se identificavam com o gosto por ficção científica surgiam, conversavam sobre assuntos do gênero e teorizavam sobre eles. Ainda que os nerds sofressem uma certa opressão por serem vistos de forma pejorativa, o grupo continuou avançando e crescendo através do tempo, intensificado pela mídia e pela industria cinematográfica, e de acordo com uma pesquisa do grupo Mindminners e o site Omelete, em 2018, atualmente se tornou um grande nicho, com pessoas de todas as idades atingindo todas as classes socioeconômicas.
Com isso, vejo com bom olhos uma postagem onde se analisam os veículos de mídia e canais de criadores de conteúdo que se especializam a fazer conteúdo mais voltado ao público nerd.
Jovem Nerd
Um dos maiores e mais influentes sites de conteúdo nerd e cultura pop existentes, o Jovem Nerd, como muitas empresas, surgiu por acaso. Os amigos Alexandre Otoni, o Jovem Nerd e Deive Pazos, Azaghal se uniram e criaram um blog, em 2002, para falar sobre o até então vindouro Star Wars Episódio II: O ataque dos clones.
Desde então, o blog cresceu e se tornou um grande monstro do entretenimento, criando conteúdos em diferentes frentes, possuindo hoje, site de notícias, canal no youtube com conteúdo voltado a jogos e informações sobre o cinema nerd, e podcasts que tratam dos mais variados temas, desde assuntos sérios até os mais leves. Neste último, o Nerdcast, se situa no topo da lista de podcasts mais escutados no país
O site é constantemente atualizado e com certeza é uma fonte confiável para notícias do gênero.
Omelete
Criado em 2000 por Érico Borgo (crítico de cinema e designer gráfico), Marcelo Forlani (crítico de cinema e publicitário) e Marcelo Hessel (crítico de cinema e jornalista), Omelete cresceu como um site de entretenimento com foco voltado em quadrinhos, cinema, televisão, jogos, ou seja, cultura pop.
No entanto, o grupo Omelete cresceu muito de 20 anos para cá. Hoje em dia, pode se dizer que eles dominam a área como um grande monopólio, fazendo conteúdo diário e quase que simultâneo em todas as suas redes. Além disso, o Grupo Omelete é dono de diversas marcas que ajudam a difundir o que vemos como conteúdo nerd hoje, uma delas é a CCXP (Comic Con Experience), evento que acontece anualmente, trazendo diversos artistas nacionais e internacionais para falar de “nerdices”.
Também pode ser considerado uma fonte de notícias confiáveis do gênero, um dos diferenciais do site é a forma de se navegar, com um timeline praticamente infinita, que atualiza instantaneamente e te dá mais conteúdo para ver na medida em que você usa o scroll do mouse. no que diz respeito ao conteúdo, o site traz as notícias escritas de formas mais simples e diversas críticas de cinema com seu próprio sistema de notas.
Legião dos Heróis
Um portal assim como os outros focado em levar conteúdo sobre séries, quadrinhos, super-heróis e filmes de maneira mais aberta, feita por fãs das histórias, foi assim que nasceu a Legião dos Heróis. Vinicius Tavares em parceria com Felipe Lima criaram um Site que revolucionou as redes sociais de 2012 para cá!
O grande diferencial deles não são apenas as notícias postadas por diversos redatores competentes, mas as listas de curiosidades sobre heróis, com informações precisas, essas listas saem diariamente no site e fazem com que aqueles que se interessam pelos personagens dos quadrinhos se voltem a pesquisar mais e mais a cada tópico.
Outro diferencial, não menos importante que o anterior, são as interatividades presentes em páginas e site do veículo. Esses “jogos” participativos que fazem as pessoas descobrirem “qual o herói que mais se parecem com eles” praticamente deram um boom no site, que até hoje se empenha em criar novidades para seus leitores.
Adorocinema
Contrariando a maioria dos sites aqui citados, o Adorocinema surgiu como um agregador de conteúdo informativo sobre cinema. Ele possui, notas dadas pela crítica especializada, fichas com os atores, os seus trabalhos, diretores, datas dos filmes, sinopses e etc. O site começou em 2000, mas depois se tornou também um veículo de notícias. Em 2011 foi comprado pelo grupo francês AlloCiné.
E como dito no parágrafo anterior, o Adorocinema tem como característica própria o seu banco de dados sobre o cinema, onde você encontra as informações sobre quase tudo o que precisa saber sobre um ator, filme ou diretor.
O site também possui um papel nas outras redes sociais, fazendo coberturas de eventos como o Oscar, e postando vídeos informativos sobre atores e filmes em suas redes sociais
Manual do Mundo
O manual do mundo não é bem um veículo, no entanto ele surge como uma opção de conteúdo para nerds pelo fato de seus criadores, Iberê Thenório e Mari Fulfaro, serem pessoas que põem a mão na massa para criar diversos experimentos, sejam eles científicos ou até mesmo voltados a repetições de coisas que existem em filmes, como por exemplo um sabre de luz.
Coisa de Nerd
Seguindo a linha de raciocínio do criador de conteúdo anterior, temos o Coisa de Nerd. É um canal protagonizado por um casal de produtores e influenciadores digitais, o bacharel em relações internacionais, Leon Martins e a jornalista, Nilce Moreto. O canal existe desde 2009 e possui outros subcanais com conteúdo diversificado.
O coisa de nerd, é um canal voltado para quem ama jogos e gosta de um tipo de resenha de componentes tecnológicos menos sisuda, falando sobre peças de computadores, celulares, e levando informação precisa para quem se interessa por isso. A interação do casal deixa a fluidez do conteúdo muito mais natural.
The Enemy
Um site secundário criado pelo grupo omelete que se foca em falar apenas sobre games e tecnologia, diferente do omelete que trata do assunto como uma das pautas, no The Enemy games são o assunto.
O site surgiu como uma forma de dar espaço as novas vozes que surgiram no mercado, falar com mais afinco sobre todas as plataformas de games e também sobre os campeonatos de E-sports, esses que cresceram muito no cenário nacional e internacional, movimentando milhões.
O site possui o conteúdo totalmente organizado em abas, o que é tecnologia tem a sua aba e o que é games vai na sua e assim como na legião dos heróis, possuem listas de curiosidades. A credibilidade do site não é posta em cheque, pois como é ligado ao Omelete, o veículo segue as mesmas diretrizes.
Ei Nerd
O Ei, Nerd é um veículo criado pelo youtuber Peter Jordan. Hoje, é um dos maiores canais criadores de conteúdo do Brasil, é um título muito importante para um tema que está em uma crescente durante bastante tempo no país. O seu conteúdo é voltado para falar sobre quadrinhos, séries, filmes, animes, games, entre outras coisas. Peter também é o criador do cite cifraclub.
no entanto, nem tudo são flores, o site e canal ei nerd, apesar de muito conhecido na boca do nicho, ele também é muito comentado por causa de polêmicas, e segundo alguns dos internautas, o conteúdo é quase sempre fomentado a base de clickbaits.
Recentemente, Peter Jordan participou do podcast “Flow Podcast”, e durante a conversa falou sobre o uso de teorias sobre o que pode ou não acontecer dentro do universo cinematográfico nerd. Com isso, ele tenta justificar que os nerds teorizavam de forma constante os seus temas no passado e atualmente, por isso aborda bastante isso em seus vídeos.
O site possui um diferencial, uma aba de criação de conteúdo para os fãs. Caso eles se interessem, eles podem escrever alguma coisa: uma teoria mirabolante entre outras coisas. Em contrapartida, o site é muito poluído por conta de anúncios o que faz a navegação ser um tanto “exaustiva”.