Larissa
Guia RJ 2018
Published in
4 min readJun 19, 2018

--

CÉSAR MAIA

Democratas

ATIVIDADE POLÍTICA

Cesar Maia foi eleito prefeito da cidade após vencer a candidata Benedita da Silva no segundo turno em 1991. O apoio popular foi grande a ponto de Cesar Maia conseguir eleger seu sucessor e ser eleito novamente prefeito em 2000, desta vez pelo PTB. Em 2016, foi o terceiro vereador mais votado do Rio de Janeiro.

POSICIONAMENTO e PLATAFORMA POLÍTICA

Com a justiça determinando a suspensão dos direitos políticos do ex prefeito por 8 anos, cabe analisar o posicionamento político de seu partido. Democratas (DEM) é um partido político brasileiro de centro-direita cuja ideologia política é o Liberalismo. É membro da Internacional Democrata Centrista (junto com diversos outros partidos de centro-direita como a CDU na Alemanha e Os Republicanos na França) e também da União Internacional Democrata (que reúne partidos de direita como os Republicanos dos Estados Unidos).

O DEM tem como pré candidato a presidência do Brasil o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil Rodrigo Maia, filho de César Maia. O partido compôs a oposição ao governo Lula e ao governo Dilma e faz parte da base aliada do governo Temer.

Contato, foi a favor da Reforma Trabalhista e Previdenciária e da Intervenção Federal no Rio de Janeiro.

NUVEM DE PALAVRAS

Extraído a partir do twitter do candidato, todos os posts de 1 janeiro a 5 de junho de 2018.

ESCÂNDALOS

Segundo o site da UOL, a Justiça do Rio de Janeiro determinou a perda da função pública e a suspensão por oito anos dos direitos políticos do ex-prefeito Cesar Maia (DEM) por improbidade administrativa devido a suspeita de irregularidades em pagamentos pagamentos feitos à construtora OAS durante sua gestão como prefeito.

A decisão foi proferida pela juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da quarta Vara de Fazenda Pública da Capital do Tribunal de Justiça do Rio. Como se trata da primeira instância, cabe recurso ao ex-prefeito, que não será afastado das atuais funções políticas, porém a decisão cabe recurso.

César Maia teve sucesso pelas realizações de seu primeiro mandato, 1993–1996, quando realizou grandes obras como a Linha Amarela e o Rio Cidade. Porém, nos outros dois mandatos, entre 2001 e 2008, sofreu criticismos crescentes.

Em 2007, o Ministério Público Estadual decidiu responsabilizar o município do Rio, e o prefeito Cesar Maia, por não ter barrado a favelização do Morro Dois Irmãos.

Nos Jogos Pan- Americanos em 2007, várias obras atrasaram, sendo inauguradas a poucos dias dos Jogos ou mesmo sendo adiadas para depois do evento. Houve acusações de que as obras teriam sido atrasadas de propósito para que fossem dispensadas as licitações, o que facilitaria desvio de dinheiro público.

Em 2008, com a decisão do STF de proibir o nepotismo no Brasil, Cesar Maia transformou uma subsecretaria em secretaria para manter sua irmã na prefeitura do Rio de Janeiro, de acordo com exceção para cargos de ministro e secretário à tal proibição.

No geral, as ruas da capital foram deixadas em péssimo estado de conservação por César Maia, o que obrigou a prefeitura posterior a realizar muitas obras de conservação. 98% das ruas do Rio de janeiro foram avaliadas como tendo asfalto regular, ruim, ou péssimo, em 2009.

Outra obra bastante polêmica da última gestão Cesar Maia foi a Cidade da Música. A obra foi considerada excessivamente cara, além de haver suspeitas de superfaturamento; embora tenha sido inaugurada em 2008 por César Maia, não foi concluída de verdade por ele, embora tenham sido gastos mais de R$ 473 milhões.

Na época, foi também considerada não-prioritária, visto que a cidade do Rio de Janeiro possuía diversos problemas graves que poderiam ter sido amenizados com o enorme volume de dinheiro aplicado na obra. A Cidade da Música é considerada por muitos a maior falha de César, que o fez perder muito de sua popularidade.

No entanto, para muitos de seus críticos, a pior falha de Maia foi na Educação. Ele implantou o sistema de progressão continuada que tinha consequência a aprovação automática de todos os alunos( O sistema foi anulado por Eduardo Paes) .

RELAÇÕES

Seu principal doador na última campnha foi o PSDB, partido que compôs sua coligação. Curiosamente o segundo maior doador é uma pessoa física, Antônio José Almeida Carneiro, que é um grande acionista de empresas de energia. Entre os principais doadores também está o banco BMG. O Banco é uma das maiores instituições financeiras do Brasil, sendo pioneiro e líder no mercado de empréstimos consignados para aposentados.

NETWORK

--

--

Larissa
Guia RJ 2018
0 Followers
Writer for

20. Estudante de Jornalismo - FACHA